Por Nayara Santos em 02.01.2024

Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Você sabia que as pessoas tendem a gastar mais em compras por impulso quando estão gostando da música que está tocando? Para o cliente, a rádio para loja pode até parecer algo simples, despretensioso e ocasional, entretanto, para o gestor do varejo, ela é uma excelente ferramenta de marketing e vendas.

Já falamos por aqui que o music branding pode fazer muito pela imagem da sua loja, agregando valor e fortalecendo cada vez mais a sua marca. Mas, para isso, é essencial que a trilha sonora escolhida possa fazer com que o cliente se sinta acolhido e se identifique com a música que está tocando. 

Isso sem falar que o som também precisa ser adequado ao tipo de produto que está sendo vendido. Por isso, ter a curadoria musical certa é essencial. E aí surge uma dúvida, será que o volume pode influenciar no comportamento do consumidor e na forma como ele percebe a sua marca?

Sim, esse é um daqueles detalhes que podem fazer toda a diferença. Pensando nisso, preparamos esse artigo focado apenas na importância do volume para o sucesso dessa estratégia. Confira!

Importância da música na loja

Ter música na loja te ajuda a criar uma atmosfera agradável e confortável para os clientes fazerem as compras. Ter a trilha sonora certa pode impactar diretamente na experiência do cliente, facilitando a conexão com a sua marca e na impressão que ele terá dela.

Um estudo realizado pela HeartBeats International mostrou que quando estão em uma loja com música agradável, 35% dos consumidores aumentarão o tempo de permanência e 14% comprarão mais. Isso sem falar que 21% dos consumidores indicarão a loja a amigos e parentes, enquanto que 31% retornarão para novas compras.

Mas isso não é tudo, até mesmo os funcionários podem se beneficiar de uma boa trilha sonora (e consequente a sua empresa). Isso porque a música também ajuda a aumentar a concentração, melhorar o ambiente de trabalho e as relações interpessoais e, claro, a produtividades. Confira todos os detalhes dessa pesquisa aqui.

Outro ponto que precisa ser mencionado é a capacidade que a música tem em influenciar o ritmo de compras dos consumidores. Com músicas animadas, as compras tendem a ser mais rápidas, enquanto que músicas mais tranquilas fazem com que eles reduzam o ritmo.

Será que só uma boa playlist é o suficiente?

Agora vamos pensar o seguinte: você fez toda a análise do perfil do cliente e de qual mensagem a sua marca quer passar, escolheu cuidadosamente as suas playlists, mas mesmo assim ainda não conseguiu ter os resultados que gostaria? Sim, isso pode acontecer e o motivo pode ser mais simples do que você imagina: o volume!

Não sabe como escolher a playlist certa? Então confira o nosso guia completo Trilha Sonora para Negócios: Aprenda como escolher a música ideal.

Lembre-se, oferecer uma boa experiência de compras para os consumidores pode mudar completamente a forma como ele vê o seu negócio. E, para garantir que isso aconteça é preciso analisar se as músicas estão sendo reproduzidas no volume certo, e com a qualidade certa.

Isso porque, se o volume estiver muito alto, a comunicação entre o cliente e a sua equipe de vendas ficará comprometida. Sem falar que muitas pessoas não gostam de música alta, ou seja, eles podem deixar a sua loja em poucos segundos se sentirem incomodadas.

Por outro lado, de nada adianta ter a melhor playlist se o volume for muito baixo e os consumidores não conseguirem escutar o que está sendo reproduzido. Se isso acontecer, todo o trabalho para tentar influenciar o consumidor com a música será em vão.

Mas, como saber qual é o volume ideal? Faça um teste de comunicação entre você e sua equipe. Se alguém precisar levantar o tom de voz ou se concentrar excessivamente para entender o diálogo, o som está muito alto.

Por falar na sua equipe, outro ponto a se considerar é que os vendedores da loja estarão expostos durante o dia inteiro ao som ambiente. Portanto, verifique se o volume não está irritando ou até mesmo prejudicando a audição da equipe.

Como garantir o volume adequado na minha loja?

Você fez o teste que sugerimos e percebeu que próximo à entrada da loja você precisa falar mais alto para ser compreendido, enquanto no interior do estabelecimento isso não é necessário? Esse é um problema bastante comum no varejo. 

Próximo à entrada há interferência de sons externos e se você quiser atrair a atenção do consumidor precisará de um volume um pouco mais alto neste local. Entretanto, no fundo da loja o volume pode ser menor, já que esses sons externos não interferem tanto assim ou nem sequer podem ser escutados. 

A melhor forma de garantir que cada ambiente tenha a sonorização ambiente adequada é optando pelos equipamentos de som certo, que consiste basicamente em:

  • Amplificadores: esse é, provavelmente, o mais importante dos equipamentos, já que ele é o responsável por controlar o som no ambiente e ajudando a distribuí-lo corretamente;
  • Caixas de som: não importa se elas serão embutidas ou não, as caixas de som são as responsáveis pela transmissão do som na loja. Posicioná-las corretamente ajudará a levar o som nas direções certas;
  • Subwoofer: apesar de não ser essencial, o subwoofer ajuda a destacar os sons graves e pode deixar a sonorização mais imersiva.

Claro que você ainda poderá ter microfones, cabos de energia e mesa de som, já que esses itens podem garantir uma melhor comunicação com os clientes. Mas tudo vai depender de qual estratégia você vai querer retornar no seu estabelecimento.

Música e comunicação para negócios com qualidade, é só a Listenx!

Em um mundo onde a experiência do cliente é essencial, a música desempenha um papel fundamental na criação da atmosfera de compras certa. Mas, você não precisa ficar quebrando a cabeça para escolher as playlists da sua loja, conte com a ajuda de quem entende de músicas e comunicação para negócios: a Listenx.

Com a nossa exclusiva rádio indoor fica muito mais fácil escolher as playlists. O nosso time de especialistas te ajuda a preparar uma programação incrível que vai encantar os consumidores e fazer com que eles voltem à sua loja. Assim, você estará entregando muito mais do que uma experiência auditiva, mas um ambiente de compras único!

Aproveite também para preparar anúncios personalizados e incluí-los na programação da rádio no momento que desejar e em apenas alguns poucos cliques. Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar um teste gratuito e confira todos os benefícios de ter uma rádio indoor Listenx.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual o melhor estilo musical para minha loja?

 É natural que os varejistas que possuem som ambiente na loja se perguntem qual é o melhor estilo musical para o seu estabelecimento, certo? Afinal, a música é uma poderosa ferramenta para melhorar as vendas e conquistar clientes. Não apenas a audição é um dos primeiros sentidos que desenvolvemos, mesmo antes de nascer, ela…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Saiba como funcionam os aplicativos de música online

A música sempre teve um papel muito importante para os seres humanos. Ela é uma forma de expressão, parte de várias culturas e, claro, uma forma bem simples de entretenimento. Por isso que, graças às novas tecnologias, os aplicativos de música online têm ganhado destaque considerável em todo o mundo. Mas, além de serem uma…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música para Consultório Dental: Descubra a Importância

Quer saber como escolher a melhor música para consultório dental? Confira este artigo e descubra os detalhes!

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos.  Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

A influência que a música tem na sua loja

Você já parou para pensar na influência que a música pode ter na sua loja? Se a resposta para essa pergunta foi não, então chegou o momento de mudar isso e aqui nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Afinal, provavelmente você já deve ter percebido que a música…

Por Nayara Santos em 24.07.2023

Como usar a música em datas sazonais

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar! Grande parte das…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos