Por Nayara Santos em 31.05.2022

Marketing de Varejo: O Guia Completo de Estratégias

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Embora seja uma expressão a que não estamos muito habituados a ouvir, o marketing de varejo faz parte do cotidiano da sociedade e do qual os varejistas dependem e apostam para obter melhores resultados. Ele é composto por diversas estratégias e ações que servem para atrair a atenção do consumidor, aumentar as vendas e fazer com que os clientes comprem mais.

Portanto, todo varejista e empreendedor deve conhecer o marketing de varejo, saber como ele funciona e como ele pode ser utilizado a seu favor. Por isso, neste artigo vamos trazer todas as informações que você precisa para conseguir dominar esse tema e aplicar na sua empresa. Confira a seguir!

O que é marketing de varejo?

Primeiramente, é importante definir marketing de varejo, que consiste em um conjunto de ações que são voltadas para melhorar a comunicação com o público-alvo de uma empresa. Ele busca entender quais são as necessidades do cliente e traça a jornada de compras com base nisso.

Claro que uma empresa do varejo está focada em aumentar as vendas, afinal, o sucesso e o crescimento dela dependem disso. Entretanto, com as estratégias de marketing você consegue também fidelizar os clientes, fortalecer a marca, promover os produtos que vende (especialmente importante se você vender produtos exclusivos da sua marca), dentre outros.

Sem um bom marketing de varejo, conquistar todos esses objetivos será um processo muito mais difícil e lento.

Quais são os benefícios do marketing de varejo?

Agora que você já sabe sobre o que se trata o marketing de varejo e como ele funciona, mostraremos algumas das principais vantagens concretas que uma campanha bem estruturada pode proporcionar ao seu negócio.

1. Torna a sua marca mais conhecida

Para que o público chegue até sua empresa, é preciso que sejam adotadas algumas estratégias para divulgá-la. Essa divulgação pode acontecer em diferentes mídias, tais como redes sociais, panfletos, outdoors, rádio, televisão ou qualquer outra que faça sentido para a sua empresa. 

Para que essas mídias sejam bem escolhidas, é preciso levar em conta o público-alvo da campanha. Afinal, se você quer atrair novos clientes você vai precisar comunicar sobre a sua marca para pessoas que não te conhecem, ou que ainda não se sentiram atraídas por ela. Já se a intenção for falar com pessoas que já conhecem a sua marca e já compram com você, então a forma de se comunicar é outra.

Portanto, antes de tudo é preciso descobrir quem é sua audiência, que redes sociais ela usa, por onde transita, que programas e televisão ela assiste, entre outras informações. Tudo isso vai ajudar na hora de planejar as melhores ações de marketing.

2. Constrói a imagem de uma marca

Já se perguntou como o cliente vê a sua marca? Isso é algo que também pode ser trabalhado no marketing. Uma empresa de varejo que tenha uma imagem ruim perceberá um impacto negativo nas vendas.

Para reverter essa situação, além de investir em boas estratégias de marketing de varejo você também vai precisar entender como o cliente vê a sua marca e tentar resolver o problema. Por exemplo, se o atendimento na sua loja for ruim, não importa o quanto você trabalhe com o marketing, os clientes simplesmente vão desistir de comprar com você e vão optar pela concorrência.

Por isso, fazer pesquisas de satisfação e análises SWOT periodicamente é essencial para entender o que pode e precisa ser melhorado, sempre buscando oferecer o melhor atendimento aos clientes e melhorar a visibilidade da sua marca no mercado.

3. Fideliza clientes

Você sabia que é mais barato manter um cliente do que conquistar um novo? Por isso é tão importante adotar estratégias de fidelização, ou seja, tomar medidas para que o cliente queira retornar à sua empresa para uma nova compra.

Não precisam ser ações muito elaboradas. Fazer promoções em aniversários de clientes, investir num bom atendimento, realizar o contato após a venda, trabalhar na construção de um bom ambiente de compra e utilizar o marketing sensorial já são maneiras excelentes de investir em fidelização.

Aplicar o customer centricity é uma das melhores formas de conquistar os seus clientes de uma vez por todas. E, para te ajudar com isso, nós temos um guia completo sobre o assunto. Clique aqui e confira agora mesmo!

4. Aumenta as vendas

Como falamos no início deste artigo, todo varejista busca o aumento das vendas, e essa é, sem dúvida alguma, uma das principais vantagens que investir em marketing do varejo pode trazer para a sua empresa. 

Afinal, quanto mais conhecida a sua marca for, maior credibilidade ela terá no mercado e mais clientes fidelizados, melhor. Ou seja, o aumento das vendas será apenas uma consequência das estratégias bem implementadas.

Quais são os principais tipos de marketing de varejo?

O marketing sempre acompanha as mudanças no comportamento do consumidor e está sempre se adaptando, por esse motivo existem vários tipos de marketing. A seguir você verá uma lista com as principais modalidades que integram o marketing de varejo.

1. Marketing digital

Com o avanço da tecnologia, as pessoas passaram a consumir muitos conteúdos da internet, deixando de lado os veículos tradicionais. Sem falar que depois da pandemia muitas pessoas descobriram que comprar pela internet é mais fácil do que elas imaginavam, o que fez com que as vendas online crescessem muito.


Sem falar que muitos consumidores buscam marcas com as quais eles se identifiquem, e essa busca acontece principalmente pela internet.  Por esse motivo o marketing está cada vez mais focado no digital. Algumas estratégias do Marketing Digital são: Marketing de Conteúdo, de Redes Sociais e de Busca.

2. Marketing offline

Não é porque o mundo digital cresceu que você vai esquecer do marketing offline, ou seja, tudo o que acontece fora da internet. Por exemplo, anúncio em jornal, em outdoor e telemarketing. 

O ideal é que você desenvolva estratégias e ações cada vez mais integradas, sem essa barreira entre online e offline. Ou seja, você pode começar uma campanha online, mas fazer com que a presença do cliente na loja seja essencial para que ele receba um prêmio ou faça uma compra. E vice-versa.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em oferecer conteúdos relevantes e valiosos para o público, com o objetivo de engajá-la ao longo da sua jornada de compra e gerar uma percepção positiva da marca. 

Desta forma, o cliente não apenas vai buscar informações nas suas redes sociais e site, mas também passará a confiar mais na sua marca. Portanto, gera engajamento e aumenta a visibilidade da sua marca. Esses conteúdos podem ser oferecidos nos mais diversos formatos, tais como: em blogs, redes sociais, e-mails, e-books, infográficos e webinars.

4. Marketing de influência

Também conhecido pelo termo em inglês “influencer marketing”, o marketing de influência está associado a um conjunto de ações e estratégias que envolve produtores de conteúdo independentes que, como consta no próprio termo, têm opiniões que exercem grande influência sobre o público, apresentando uma elevada taxa de engajamento.

A maior vantagem do marketing de influência para uma marca, sem dúvida, é que ele cria uma relação entre um determinado público e a empresa. Muitas vezes, os influenciadores representam os valores, crenças, desejos e dores que esse público se identifica. Sendo assim, ações dessa modalidade de marketing garantem uma presença mais forte de sua organização no ambiente digital, além de otimizarem os resultados e potencializarem a divulgação.

5. Marketing sensorial

Pode-se dizer que marketing sensorial é uma subcategoria do marketing cujo principal objetivo é alcançar o consumidor impactando os seus sentidos de percepção por meio de estímulos sensoriais sutis que estão presentes no ambiente de compras.

As estratégias do marketing sensorial trabalham com a premissa de causar identificação com uma marca não apenas pelos aspectos visuais das campanhas e vitrines, mas também com elementos que despertem sensações variadas no cliente, como músicas (music branding) e fragrâncias no interior do estabelecimento comercial.

A ideia é proporcionar uma experiência de consumo diferenciada e muito mais positiva, causando sentimentos agradáveis no consumidor enquanto ele realiza compras no seu ponto de venda. Além de aumentar o tempo de permanência na loja, o marketing sensorial eleva a taxa de fidelização e impacta o ticket-médio.

Nós temos um Guia Completo sobre Marketing Sensorial para você conferir todas as ações e os benefícios desse tipo de marketing. Faça o download gratuito agora mesmo!

6 P’s do marketing de varejo

Se você ainda não ouviu falar sobre os 6 P’s do marketing de varejo, então nós vamos te contar tudo sobre isso agora. Com eles é possível obter parâmetros mais apurados de como, quando, onde e para quem direcionar a oferta de produtos e serviços.

Do mesmo modo, você pode descobrir qual a melhor maneira de precificar os seus bens comerciáveis. Isso fará com que sua empresa decole nas vendas, ajudando, ainda, a melhorar o panorama geral do empreendimento. Conheça agora os 6 P’s.

Produto

É aquilo que o seu negócio oferece para satisfazer determinadas necessidades ou desejos dos consumidores. Isso pode ser uma mercadoria física ou um serviço, ainda, dependendo de qual ramo do varejo você atue, é possível oferecer os dois.

Ponto

O ponto são todas as estratégias quanto à localização, distribuição de um produto, logística, ambiente interno e externo do estabelecimento. As pessoas, no geral, compram seus bens e serviços de três formas: conveniência, comparação e especialidade.

Preço

Em geral, o preço é estabelecido pelo mercado onde você instalou seu negócio, no entanto você pode estabelecer o seu valor de acordo com o valor percebido por seu cliente e seu público-alvo. Nessa hora saber quem é seu público-alvo conta muito.

Promoção

É tudo que envolve a sua comunicação com seu público de uma forma geral. Tanto internamente, quanto externamente. Nesse ponto entra a propaganda, publicidade, boca a boca etc.

Pessoas

Nada existe sem as pessoas, não é? Hoje temos uma visão muito mais ampla que nos permite perceber que dependemos das pessoas para obtermos o sucesso, e saber como tratá-las é primordial para que o boca a boca funcione bem. Estamos falando aqui de funcionários, clientes e fornecedores.

Percepção

Podemos entender este P, como tudo aquilo que com nossos sentidos nos impacta de alguma forma. É a experiência que seu cliente vai ter dentro do seu negócio. Qualidade, conforto, instalações, equipamentos, pintura, estrutura, decoração etc.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, o marketing de varejo é um conceito bastante abrangente. Diversas ferramentas, ideias e tendências inovadoras o compõe, já que ele é focado em alcançar diversos perfis de consumidores e está inserido entre um dos segmentos mais concorridos do mercado.

Além disso, mostramos quais são os principais benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio, quais ações podem ser implementadas para aumentar as vendas e as principais subcategorias que o integram.

Como funciona o marketing de relacionamento no varejo?

O marketing de relacionamento é um conjunto de ações que têm como objetivo ir muito mais além do que as vendas. Sua grande finalidade é conquistar e fidelizar clientes para que eles se tornem defensores da marca. Mas, para conseguir isso, você precisa criar um relacionamento para não ter apenas consumidores e sim fãs do seu negócio. A seguir mostraremos algumas ações que você pode colocar em prática para criar um relacionamento com seus clientes.

1. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para manter um relacionamento duradouro com as pessoas que já consumiram de sua marca e com clientes em potencial. Por meio de sistemas automatizados, é enviar e-mails informativos sobre lançamentos de produtos ou serviços, eventos promocionais e conteúdos interessantes para milhares de usuários de uma só vez.

2. Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são utilizados no varejo há muitas décadas por causa de suas vantagens tanto para o consumidor, quanto para o estabelecimento. De forma simplificada, um programa de fidelidade consiste em um sistema no qual, a cada compra, o cliente acumula pontos. Quando uma determinada pontuação é atingida, ele pode trocar esses pontos por benefícios exclusivos, como:

  • Descontos em produtos ou serviços;
  • Brindes;
  • Milhas aéreas;
  • Viagens.

A ideia é fazer com que o cliente entenda que se comprar sempre em sua loja, ele será o maior beneficiado. Ou seja, em uma única estratégia é possível fidelizar consumidores, aumentar o ticket-médio e garantir vendas futuras por muito mais tempo.

3. Engajamento nas redes sociais

Não é nenhuma novidade que as redes sociais são canais de comunicação indispensáveis para as empresas nos tempos em que vivemos. No entanto, muitas marcas ainda não exploram o potencial que essas mídias têm a oferecer e acabam sendo ultrapassadas por seus concorrentes.

No contexto do marketing de varejo, ter redes sociais ativas não consiste apenas em produzir conteúdo e compartilhá-lo com os seus seguidores, mas sim em gerar engajamento com os usuários. Isso significa que é fundamental interagir com as pessoas que comentam nas publicações, enviam mensagens e expressam suas opiniões nas plataformas em que sua marca está inserida.

Quanto mais engajados são os usuários nas redes sociais, mais relevância a marca ganha em seu nicho de atuação e, consequentemente, maior o alcance de suas campanhas para atrair consumidores.

4. Campanhas sazonais

Como falar sobre o marketing de varejo sem citar um de seus maiores e mais tradicionais trunfos? Estamos nos referindo às campanhas sazonais. Ou seja, as datas em que o consumo aumenta de acordo com um tema específico, como:

  • Dia das Mães;
  • Dia das Crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Durante esses períodos, é possível trabalhar uma série de estratégias de vendas segmentadas. Em uma loja de roupas, por exemplo, durante o Dia das Mães, é interessante oferecer descontos em combos de produtos, como conjuntos de peças.

Outro ponto que vale destacar, ainda, é que é muito comum decorar a loja de forma temática durante campanhas sazonais, pois uma série de elementos de marketing sensorial são trabalhados simultaneamente. Falaremos mais sobre isso adiante neste artigo.

5. Promoções e cupons de desconto

Quem é que não adora fazer um bom negócio, não é verdade? Não importa se o valor do desconto foi significativo, o fato é que a sensação de pagar menos do que o valor real de um produto ou serviço é inebriante e, no marketing de varejo, representa uma das estratégias mais antigas e eficientes.

Portanto, faça promoções periodicamente e ofereça cupons de desconto aos seus clientes. A vantagem está em aumentar o número de vendas e propagar o alcance para novos públicos, pois consumidores satisfeitos tendem a indicar a marca para amigos e familiares por meio do famoso “boca a boca”.

Gostou do tema que abordamos neste artigo, mas ainda não sabe como colocar as estratégias citadas em prática? Quer saber como podemos ajudar a desenvolver um som ambiente e fidelizar seu público por meio de marketing sensorial e music branding? Então entre em contato com a gente para conhecer o verdadeiro Music Branding.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como fidelizar clientes no varejo? Confira!

Se você chegou até aqui então está buscando formas de como fidelizar os clientes no varejo. Claro que isso é importante para qualquer estabelecimento, mas você consegue dizer exatamente o porquê? Ou mesmo como fazer isso de forma eficiente? Se respondeu não para alguma dessas perguntas, não precisa se preocupar, estamos aqui para te ajudar.…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Coquetel de inauguração de loja: 6 dicas de como organizar

Muitas lojas optam por oferecer um coquetel aos clientes na inauguração da loja. Esse coquetel pode ser oferecido para os clientes mais antigos e fiéis da loja, ser um evento com venda de ingressos ou mesmo para as pessoas mais próximas, como funcionários e potenciais fornecedores e parceiros.  Tudo vai depender do valor disponível para…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Processo de compra: conheça as etapas da jornada do consumidor

Muitos acreditam que o segredo do sucesso para uma empresa é investir massivamente em publicidade, enquanto outros dizem que é a equipe de vendas. Ainda tem quem afirma que o atendimento é o diferencial. No final das contas, todos tem uma parcela de razão, entretanto, o processo de compra é um pouco mais complexo. Há…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Veja como gestão de franquias é indispensável para o mercado

A gestão de franquias é realizada em duas camadas: a direção central, que detém os direitos sobre a marca e estabelece a padronização dos estabelecimentos, e a administração local, cuja responsabilidade é do franqueado. Ainda que diversos processos do negócio sejam definidos pela rede, existem várias outras tarefas administrativas que cada parceiro deve lidar individualmente,…

Por Nayara Santos em 26.12.2019

18 textos para propaganda de loja infantil, se inspire

Fazer as propagandas de loja infantil com os textos certo, sem dúvida alguma, te ajuda a conquistar o consumidor e levá-lo até a sua loja. Por isso, é essencial que você preste atenção às suas escolhas e utilize textos que sejam capazes de conversar com o seu público. Entretanto, quando falamos de loja infantil você…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Inteligência artificial no varejo: entenda como ela pode ser aplicada na área

A transformação digital no setor de varejo vem ocorrendo há anos. Aumentou a velocidade, a eficiência e a precisão em todos os ramos de negócio, graças, em grande parte, aos dados avançados e sistemas de análise preditiva que estão ajudando as empresas a tomar decisões orientadas por dados. Nenhuma dessas ideias seria possível sem a…

Por Nayara Santos em 22.06.2020

Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo!

Se você ainda não tinha pensado em desenvolver estratégias de vendas online provavelmente mudou de ideia durante a pandemia. Afinal, diante da impossibilidade de receber os clientes na loja, muitos varejistas migraram para o mercado online e não se arrependeram. Ainda não acredita no poder que a internet pode ter sobre o seu negócio? Então…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

18 textos para locutor de loja, confira os mais chamativos

Veja a seguir as nossas sugestões de textos para locutor de loja, se inspire, crie os seus e obtenha melhores resultados. Boa leitura! Atenção, cliente! Tem oferta relâmpago passando na (nome da loja). Essa será a oportunidade para você trocar de notebook agora mesmo! Só nos próximos 30 minutos o notebook (descrição do produto) estará…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

21 textos para propaganda de lojas de bebidas, confira

Parte do sucesso de uma loja é conseguir atrair clientes e, para isso, é preciso saber quais textos de propaganda utilizar. Com a loja de bebidas funciona da mesma forma, sendo essencial destacar porque a sua loja é diferente da concorrência, de modo que convença o consumidor a comprar com você. Ser capaz de se…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos