Por Nayara Santos em 25.07.2022

Qual a Importância da Fidelização de Clientes no Varejo?

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Você sabe qual é a importância da fidelização de clientes no varejo? Conhece as consequências de negligenciar esse aspecto? Possui alguma estratégia específica para tornar os seus clientes fiéis? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então o seu estabelecimento pode estar em perigo.

Mas, você não precisa se preocupar, afinal de contas, está aqui lendo este artigo que nós preparamos justamente para te ajudar. O cliente é o bem mais precioso de uma empresa, e um cliente fidelizado, por sua vez, é preciosíssimo! 

Já que, não apenas esses clientes tendem a voltar para novas compras, mas também ajudam a divulgar a sua empresa de forma espontânea. Portanto, fica fácil de notar a importância da fidelização de clientes no varejo pelo lucro recorrente proporcionado por eles. Sem falar ainda que um consumidor fiel, é um cliente ativo, que torna seu negócio competitivo frente à concorrência.

Diante disso, preparamos esse artigo para te contar mais sobre a importância de ter clientes fiéis no seu estabelecimento. Além disso, também daremos dicas de como encantá-los de uma vez por todas. Confira!

Qual a importância da fidelização de clientes no varejo?

A fidelização de clientes é fator essencial para manter sua empresa em atividade, de forma que seus lucros aumentem e seus negócios se expandam. Confira mais alguns benefícios que a fidelização pode trazer ao seu empreendimento.

Fidelizar é mais barato do atrair novos leads

De acordo com diversos especialistas em marketing, os custos para atrair novos clientes são maiores que o investimento necessário para reter os alvos já captados. Pesquisas apontam que novos clientes podem custar até cinco vezes mais do que aqueles que já conhecem a sua loja.

Isso acontece devido aos gastos envolvendo publicidade, além dos esforços para que o consumidor tenha uma boa experiência, que o convença a comprar. E isso sem garantia nenhuma que a sua empresa terá algum retorno.

Compra frequente

O cliente fidelizado realiza compras com maior frequência, ajudando a renovar o estoque e fazendo com que os produtos fiquem menos tempo nas prateleiras. Além disso, após cativado, o consumidor tende a gastar mais com a mesma marca, pois atribui a ela um valor maior.


Para isso, você precisará manter uma boa comunicação com ele e mantê-lo sempre atualizado sobre o que acontece na sua loja. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Recomendações recorrentes

Uma das formas mais eficientes de marketing ainda é o “boca a boca”. Clientes satisfeitos não hesitam em recomendar uma marca para amigos, família e conhecidos. Muitas vezes, a marca ainda consegue atingir nichos que não atingiria com facilidade, somente pela recomendação espontânea. E quanto maior a quantidade de recomendações, maior o seu número de vendas.

Consolidação da marca

A maior parte das vendas realizadas são através de clientes fiéis. Este perfil demanda um esforço da organização para que os laços sejam estreitos, e com isso reforce a reputação da marca, consolidando seu nome no mercado. Se estabelecer com forte estrutura no meio, passa pela fidelização, pois a experiência do consumidor irá garantir que a marca seja a primeira a ser lembrada, caso seja solicitada uma indicação.

É importante ressaltar, também, que as mídias sociais têm grande poder nos dias atuais, portanto, um cliente satisfeito acaba por ser a extensão da sua marca nestes, e em qualquer outro meio.

Dicas práticas para fidelizar o seu cliente

Agora que você já entendeu qual é a importância da fidelização de clientes no varejo, chegou o momento de darmos algumas dicas práticas de como você pode fazer isso de forma eficaz.

Dê atenção especial às redes sociais

Durante a pandemia uma coisa ficou clara, empresas que conseguiam marcar presença nas redes sociais saíram na frente da concorrência. Se isso não foi motivo suficiente para trazer a sua marca para uma das redes, então esperamos que a fidelização dos clientes seja.

Isso porque, cada vez mais os consumidores estão buscando empresas que possuam os mesmo valores e posicionamentos que eles para se relacionar e as redes sociais são o local ideal para isso. Afinal, você consegue manter uma conversa direta com o cliente, interagindo com ele em postagens e pedindo a opinião dele sobre diversos assuntos.

Inclusive, essa é uma forma de conseguir muitas informações sobre quem são os seus clientes e o que eles esperam da sua loja. Ou seja, terá material para utilizar em muitas campanhas publicitárias.

Invista em ações de marketing sensorial

Outra forma de conseguir fidelizar os clientes no varejo é oferecendo um ambiente de compras agradável, no qual o cliente queira passar mais tempo e até mesmo voltar. Isso pode ser facilmente conseguido através das ações de marketing sensorial.

Com essas ações você estimula sutilmente os sentidos dos visitantes da loja, criando um ambiente totalmente único, mesmo que esse cliente não seja capaz de dizer o porquê disso. Por exemplo, a música ambiente é capaz de aumentar a permanência do cliente na loja, aumentar o volume e valor das vendas, e ainda possibilita a identificação do cliente com a marca.

Mas, outros elementos também fazem parte dessa vertente do marketing, tal como a aromatização da loja, a organização e o layout do ponto de vendas, o uniforme dos funcionários, a iluminação ambiente, dentre outros.

Se você quiser saber mais como deixar a sua loja mais agradável para os seus clientes, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Ofereça um atendimento de qualidade

Uma coisa é certa, não tem como ter clientes fidelizados se o atendimento for ruim. Inclusive, basta você pensar em lojas nas quais teve experiências boas e em outras com experiência de atendimento ruim. É muito provável que não esteja nos seus planos voltar às lojas em que a experiência foi ruim, mesmo que os produtos sejam mais baratos.

Por isso, é essencial ter uma equipe de vendas bem treinada, que saiba entender o cliente, seja cordial e atenciosa, e se preocupe em solucionar os problemas que o cliente tenha. O cliente precisa se sentir especial quando entrar na sua loja, e o atendimento é uma das melhores formas de conseguir isso.

Vale a pena dizer que, também é preciso prestar atenção na qualidade do atendimento pós-venda. Lembre-se que, na maioria das vezes o cliente entra em contato com a loja novamente porque teve algum problema com o produto, portanto, todo cuidado é pouco.

Esse é, mais do que em qualquer outra etapa, o momento de ouvir o que o cliente tem a dizer e encontrar a melhor forma de resolver o seu problema. A facilidade e agilidade com que as demandas do cliente são sanadas vai influenciar (e muito) na fidelização do cliente.

Ofereça vantagens sempre que o cliente comprar com você

O consumidor gosta mesmo de ter algum tipo de benefício quando ele faz compras. Sejam descontos exclusivos, brindes, pontuações que possam ser trocadas por descontos, frete gratuito, ou até mesmo parte do dinheiro de volta (o chamado cashback).

Para conseguir fazer isso de forma efetiva, o ideal é que você estabeleça um programa de fidelidade. Assim, você conseguirá saber quem são os seus clientes que mais compram, quais os produtos mais procurados por cada um, e fazer ofertas exclusivas para eles.

Desta forma, a tendência é que o cliente volte a comprar com você justamente porque ele receberá algo em troca. Inclusive, a nova tendência do mercado é oferecer algum tipo de brinde para o cliente em compras acima de um determinado valor. Isso sai mais barato para a empresa e o cliente fica feliz do mesmo jeito. Sem falar que ele pode experimentar um produto novo e comprá-lo no futuro. 

 Agora que você já aprendeu qual é a importância da fidelização de clientes no varejo e como fazer isso, chegou o momento de conferir outras dicas sobre gestão. Acesse o nosso blog e confira os nossos artigos.

Compartilhe

Você também pode gostar

Pesquisa de clima organizacional: quais são os benefícios?

A competência de uma equipe faz toda a diferença em sua produtividade, mas há muitos outros fatores que entram em jogo aqui. A forma como todos se sentem em relação às próprias funções e ao ambiente de trabalho como um todo, por exemplo, afeta a produtividade de cada indivíduo. E se você quer identificar isso…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Como vender mais e melhor no varejo

 Como vender mais e melhor no varejo? Essa é a pergunta mais frequente em qualquer loja e nos mais diferentes ramos do varejo. Entretanto, a resposta para ela pode ser não tão simples assim como parece. Não há uma receita de bolo ou algo que funcione para todas as empresas O ideal é ter…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

18 textos para propaganda de loja infantil, se inspire

Fazer as propagandas de loja infantil com os textos certo, sem dúvida alguma, te ajuda a conquistar o consumidor e levá-lo até a sua loja. Por isso, é essencial que você preste atenção às suas escolhas e utilize textos que sejam capazes de conversar com o seu público. Entretanto, quando falamos de loja infantil você…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa

 Você possui um plano de marketing para a sua loja de roupas? Se você respondeu não para essa pergunta então possui um problema grave. Isso porque, o marketing é essencial para todo tipo de negócio, já que é ele que é o responsável por te ajudar a dar visibilidade à marca, atrair e fidelizar…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Modelos de venda: saiba como escolher o ideal para seu negócio

Conhecer sobre os diferentes modelos de venda é um boa prática para quem gerencia o setor de marketing de lojas do comércio varejista. Afinal, a forma como os clientes são abordados pode influenciar muito em eles finalizarem as compras ou não. É por isso que, antes de escolher qual modelo de venda adotar na loja,…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

23 textos prontos para vender mais no Dia das Crianças, se inspire!

Se preparando para divulgar a sua loja e vender mais no Dia das Crianças? Já adiantamos, você está certo, quanto anos o planejamento iniciar, menores as chances de dar algo errado. E, para conseguir atrair os clientes para sua loja, é importante usar os textos certos nas suas campanhas. Por isso, preparamos esse artigo com…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

12 ideias criativas para chamar a atenção dos seus clientes

 Não está conseguindo chamar a atenção dos seus clientes como você gostaria? Sim, esse é provavelmente um dos maiores desafios que os varejistas encontram. Afinal de contas, em um mercado com tanta concorrência, nem sempre é fácil se destacar e mostrar para o cliente que a sua marca é a melhor escolha. Sem falar…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Por que você precisa usar a Análise SWOT em sua empresa?

Não é à toa que a análise SWOT é um dos modelos analíticos mais conhecidos no mundo empresarial. Sua aplicação ajuda a gestão a compreender tudo o que envolve o negócio, desde seus pontos fortes até as ameaças externas. Com tais informações, fica mais fácil tomar decisões eficientes. A gestão de um empreendimento envolve diversas…

Por Nayara Santos em 03.03.2020

ListenX no A grande Ideia do SBT

Quer ficar por dentro de como a gente funciona? Então você não pode perder essa entrevista do nosso CEO, Alexandre Casanova para o programa ” A grande Ideia ” do SBT. Aqui você vai conhecer um pouco da trajetória da ListenX . Basta clicar aqui para assistir a reportagem completa. Espero que goste. A ListenX é…

Por Nayara Santos em 04.02.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos