Por Nayara Santos em 30.06.2023

Porque ter uma playlist na loja melhora a experiência dos clientes?

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Entender porque fazer uma playlist para lojas pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso porque, uma loja de varejo precisa possuir estratégias bem definidas para deixar os consumidores à vontade em seu ambiente e fazer com que eles se lembrem da sua marca. E, vale a pena dizer, a música tem um papel importantíssimo nisso.

Portanto, acertar na escolha da música pode trazer muitos frutos para o seu negócio. Não apenas porque torna o ambiente agradável, ajudando a mantê-los por mais tempo na sua loja. Mas também porque isso pode resultar em um aumento nas compras e na fidelização desses clientes.

Para ser consistente, uma boa estratégia é definir uma playlist para loja que será usada durante o seu período de funcionamento. Afinal, essa é uma importante forma de se comunicar com o cliente, reforçando a identidade da sua marca. 

Assim, se você ainda não entende a importância de ter uma playlist na sua loja, chegou o momento de mudar isso. Neste artigo, listamos alguns motivos para que você tenha a trilha sonora ideal para sua loja! Confira!

Melhorando a experiência do cliente com a playlist para lojas

Uma coisa é certa, a música pode transformar ambientes e o humor das pessoas. Basta lembrar das festas em que você já foi, da música que estava tocando e da atmosfera que isso trouxe. 

Provavelmente durante a reunião de amigos, ou em um jantar de negócios, a trilha sonora era mais tranquila. Por outro lado, em grandes festas, mais animadas, a música geralmente possui uma energia maior e ritmos mais acelerados.

Trazendo essa experiência para o mundo dos negócios, fica fácil de entender como a música pode influenciar o humor e o comportamento dos clientes na sua loja. Sem falar que, você ainda pode utilizar a música a seu favor, conforme o ambiente que você quer oferecer aos clientes, ou até mesmo com o ritmo de compras que você quer que eles tenham.

Música ambiente incrementa as vendas

Se você quiser oferecer aos seus clientes uma boa experiência de compras através de uma playlist, então a primeira coisa a ser feita é entender qual é o gosto musical do seu público-alvo. Lembre-se de que a escolha da playlist da sua loja deve ser baseada naquilo que os seus clientes costumam ouvir, e não no seu gosto pessoal.

Inclusive, preparar a playlist da loja com base no gosto pessoal, seja o seu ou o dos vendedores, é um erro gravíssimo, que pode custar caro para a sua loja. Já que cerca de 44% dos clientes deixam a loja sem comprar nada quando a música é ruim.


Portanto, saber o estilo de música que agrada mais às pessoas que frequentam sua loja permite que você explore uma infinidade de combinações musicais, se mantenha fiel ao ideal da playlist. Para você ter uma ideia, em 1982, o pesquisador Ronald E. Milliman conduziu um estudo no qual comprovou que a presença de música ambiente aumentou em 34% a permanência dos clientes de um supermercado. Isso levou, consequentemente, a um aumento das vendas.

Portanto, todo cuidado é pouco na hora de escolher a trilha sonora da sua loja. Se você quiser como fazer isso e evitar os principais erros, confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio. Lá a gente te conta tudo o que você precisa saber para criar uma playlist sob medida para a sua marca.

Música influencia no comportamento

De volta ao nosso exemplo da festa, provavelmente, quando você estava em um ambiente com uma música mais tranquila, a sensação que dominava era de calma, fazendo com que você conversasse com as pessoas em tons de voz mais baixos. Da mesma forma, quando a música era mais agitada, você provavelmente se sentia mais energético, e isso, sem dúvida alguma, era transmitido na forma como você interagia com as pessoas ao redor. 

Diante disso, é possível perceber o quanto a música consegue influenciar no comportamento das pessoas. Essa pode até ser uma percepção sua, mas ela já foi comprovada. Segundo divulgado em alguns estudos, a utilização de música ambiente tem o poder de influenciar no comportamento das pessoas. Por isso, escolher músicas que combinem com o perfil da sua loja e do seu público é essencial para uma estratégia de sucesso.

A depender do estilo da sua loja, é possível criar uma playlist que busque ter um efeito, previamente planejado, nas ações dos seus clientes. Como falamos anteriormente, um bom exemplo são as músicas clássicas em lojas que possuem esse perfil.

Portanto, é essencial saber como o público reagirá perante sua escolha de músicas. Cada loja possui um perfil próprio e um estilo único do seu público-alvo. Por isso é preciso aliar a escolha das músicas às características do público, sempre buscando fazer com que a resposta a sua playlist esteja de acordo com o que foi planejado anteriormente.

Por exemplo, se você possui uma adega com vinhos de diferentes países, quando quiser aumentar as vendas de vinhos franceses, pode tocar músicas francesas. Outro bom exemplo é com relação ao ritmo de compras dos clientes.

É muito comum que algumas lojas optem por utilizar playlists com um nível maior de energia nos horários de maior movimento. Assim, você estimula o cliente a comprar mais rápido. Por outro lado, se a intenção for fazer com que o cliente relaxe, então a playlist deve ter músicas com um ritmo mais calmo.

Uma playlist para loja gera identidade

Uma das tarefas mais difíceis dos gestores do varejo é encontrar formas para se diferenciar da concorrência. Afinal, não basta ter produtos de qualidade ou um bom atendimento, muitas vezes, são os detalhes que vão fazer com que o cliente prefira comprar na sua loja. E, sim, a playlist certa é um desses detalhes que fazem toda a diferença.

Isso porque, com as músicas certas, você consegue transformar o ambiente da sua loja, permitindo não apenas que o cliente se identifique com a sua marca, mas também reforçar a identidade da sua marca e a mensagem que ela tem para passar.

Portanto, definir o estilo da música que você utilizará em sua loja pode ser difícil. Porém, após pesquisar o gosto do seu público-alvo ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, você terá uma playlist extremamente personalizada. Ser consistente na montagem das músicas é a chave para que, ao ouvir um estilo parecido em outras ocasiões, o consumidor faça uma associação imediata com o seu espaço.

Além disso, você atrairá para a loja clientes que se conectam com a sua identidade musical, aumentando a permanência deles na loja e, consequentemente, o consumo. Desta forma, você estará proporcionando um customer experience muito mais incrível e até mesmo personalizado.

Visite e procure saber quais estratégias de música são utilizadas tanto pelos seus concorrentes, quanto pelas lojas de outros setores. Observe como cada estilo de música te faz sentir: você perceberá a grande influência da música para suas vendas!

Ter uma equipe de vendas mais produtiva

Quando falamos em varejo, não importa o ramo de atuação, produtividade é algo essencial. Afinal, quanto mais você consegue produzir em um período mais curto de tempo, maior será o seu lucro, não é mesmo?

Por isso, conhecer diferentes hacks de produtividade (temos um e-book apenas sobre isso, faça o download agora mesmo) é essencial. E, ter uma playlist na loja pode ser uma das formas para aumentar a produtividade da sua equipe.

Assim como a música consegue influenciar os clientes, ela também vai influenciar os vendedores e todos os funcionários que a estiverem ouvindo. Ou seja, músicas mais tranquilas deixarão os funcionários mais tranquilos, e músicas mais agitadas, pode fazer com que eles exerçam as suas atividades com maior rapidez.

Entretanto, uma coisa é certa, a música ajuda a aumentar a concentração, diminuir os erros e até mesmo a deixar o ambiente de trabalho mais agradável, com menos conflitos entre as pessoas. 

Resumindo, a sua equipe ficará mais feliz trabalhando em um ambiente melhor e isso vai refletir diretamente na forma como o atendimento é realizado. Lembre-se que, um bom atendimento faz parte da experiência de compras do cliente e, se o seu cliente for bem atendido, ele voltará.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como escolher a empresa de música certa para seu negócio.

A escolha da empresa de música certa é um dos principais passos em direção ao sucesso. A trilha sonora do seu estabelecimento não é apenas um som de fundo, mas sim uma peça vital na composição da experiência do cliente.  Seja um restaurante acolhedor, uma boutique elegante ou um espaço de coworking moderno, a música…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Confira as melhores músicas para cada época do ano

É importante considerar as músicas para cada época do ano, afinal, até mesmo o nosso estado de espírito muda de acordo com o clima e com os acontecimentos de cada período, não é mesmo? No mesmo sentido, é comum que o nosso gosto musical também se altere e que a gente tenha vontade de escutar…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Como montar uma rádio indoor? Descubra agora!

Saber como montar uma rádio indoor é importante e necessário se você quiser ter sucesso com essa estratégia. Afinal, não basta ter qualquer música tocando no estabelecimento, a playlist deve ser escolhida de modo intencional, pensando no tipo de ambiente e mensagem que quer passar para o cliente. O problema é que muitos varejistas optam…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

10 erros de music branding que sua marca não deve cometer

A música tem um poder incrível sobre o cérebro e o humor das pessoas. Ela pode relaxar, alegrar, entristecer e até mesmo irritar! Por isso, se você tem ou está pensando em implementar música ambiente na sua loja, é preciso ficar atento. Usá-la no marketing é uma técnica conhecida como music branding. E é um…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Músicas em streaming: por que contratar um serviço especializado?

Tornar o seu ambiente mais rico e aconchegante a partir do som é um ótimo caminho para aprimorar a experiência de quem visita o seu estabelecimento. Ter músicas em streaming parece ser a melhor solução para isso, mas você já pensou em contar com uma solução profissional? Quando pensamos em músicas em streaming, geralmente imaginamos…

Por Nayara Santos em 29.01.2020

Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes

A música tem um poder surpreendente de nos fazer lembrar de acontecimentos, tornar o ambiente mais agradável e até mesmo mudar o nosso humor. Com o varejo acontece a mesma coisa, por isso, ter a playlist perfeita pode te ajudar a atrair clientes e a aumentar as vendas. Entretanto, escolher as músicas certas para a…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Rádio indoor Listenplay, a melhor escolha para o seu negócio

Se você está procurando uma rádio para seu negócio é porque já entendeu todos os benefícios que fazer a sonorização ambiente pode te trazer e como a escolha da empresa certa pode influenciar no resultado.  O Listenplay é o primeiro serviço de marketing sensorial por assinatura do Brasil. Ele entrega playlists criadas por especialistas em…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música para Consultório: Fidelize seus pacientes através da audição

Existem diferentes formas de conseguir fidelizar pacientes no consultório. Claro que oferecer um bom atendimento e ter uma equipe pronta a ajudar é essencial, mas existem outros elementos que podem te auxiliar nessa tarefa. Vale a pena dizer que não porque é um profissional da saúde que não deve se preocupar com a parte prática…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos