Por Nayara Santos em 16.11.2023

Por que contratar um software para rádio indoor?

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Você já parou para pensar nas vantagens de contratar um software para rádio indoor na sua loja? Ou mesmo em ter uma rádio para chamar de sua e ter todo o controle da programação musical? Se você acha que a rádio indoor é um investimento desnecessário, então é melhor você continuar com a gente.

Ter esse serviço na sua loja te ajuda a implementar uma estratégia que possibilitará oferecer uma melhor experiência de compra para os seus clientes, aumentando as suas vendas e fidelizando clientes. Inclusive, essa é uma estratégia que pode funcionar nos mais diferentes tipos de estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes, salões de beleza, supermercados, farmácia, academias, dentre muitos outros.

Parece promissor, certo? Então venha com a gente neste texto e descubra os diferenciais que a rádio indoor poderá trazer para a loja e como você poderá encantar os clientes e se diferenciar da concorrência. Boa leitura!

Mas afinal, o que é um software para rádio indoor?

O primeiro ponto que precisa ficar claro é o conceito de software para rádio indoor. Ele consiste em um sistema que permite que playlists selecionadas por você sejam reproduzidas no estabelecimento. 

Além disso, você também pode aproveitar a rádio e reproduzir anúncios entre as músicas. Desta forma, é possível se comunicar com o cliente, mantendo-o informado sobre as novidades da loja, promoções, ou qualquer outro comunicado que você julgue interessante.

Portanto, ao optar por ter um software para rádio indoor, é como se você criasse uma verdadeira emissora de rádio exclusiva para o seu negócio.

Por que eu preciso de uma rádio indoor?

Provavelmente essa pergunta esteja passando pela sua mente neste momento. Muito simples, ter uma rádio indoor, na qual é você que controla o que é reproduzido, te permite adequar a programação para refletir a identidade da sua marca, oferecendo aos clientes um ambiente de compras único.

Por exemplo, uma loja que comercializa produtos country pode escolher playlists apenas com músicas sertanejas. Porém, o mesmo estilo musical não se encaixa em uma boutique de luxo. Ou seja, você conseguirá criar o universo da sua marca, e a música ajuda o cliente a ficar imerso nele assim que entra na loja.

Vale a pena ressaltar que por mais que você esteja pensando que a rádio indoor é a coisa que escolher uma playlist qualquer em uma das diversas plataformas de streaming, gravar os CDs com as músicas ou mesmo sintonizar em uma rádio convencional qualquer, esse é um erro gravíssimo.


Primeiro porque a playlist que será reproduzida deve ser bem pensada em termos de estilo musical, nível de energia e quantidade de músicas. Caso contrário você estará reproduzindo músicas que acalmam, quando o ideal seria ter melodias com mais energia. 

Além disso, ninguém quer ficar escutando as mesmas músicas o dia todo. Claro que esse não será o caso dos clientes, mas já parou para pensar em como os seus vendedores se sentirão? Provavelmente isso os deixará bastante desmotivados.

Mas, os benefícios de ter um software para rádio indoor vão muito além disso. Falaremos sobre cada um deles a seguir.

7 benefícios do software para rádio indoor

Agora que você já sabe o que é o software para rádio indoor, veja os principais benefícios que envolvem ter esse sistema integrado à empresa.

1. Fidelização de clientes

A rádio indoor faz parte de uma estratégia chamada marketing sensorial podendo ser extremamente benéfica para a sua loja. Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo “The Importance of music for business”, quando a música reproduzida no estabelecimento é a adequada, o varejista perceberá que:

Como um bom varejista, você já sabe que fidelizar os clientes é importantíssimo e até mesmo te ajuda a economizar em outras estratégias de captação de novos clientes. Mas, você sabia de tudo isso que te falamos?

Conseguir vender mais, aproveitando que o cliente já está na loja é sempre benéfico, sem falar que, a propaganda boca-a-boca costuma ser extremamente efetiva. Basta lembrar de todos os estabelecimentos comerciais que você já foi por recomendação de algum conhecido.

Mas, é preciso deixar claro que isso acontece somente quando as músicas reproduzidas são apropriadas para o seu público-alvo, além de combinar com a imagem e a personalidade da sua marca. Desta forma, é possível fazer com que os momentos que o cliente passa na loja sejam agradáveis. Com isso, a fidelização dos clientes acontece naturalmente.

2. Fortalecimento da sua marca

Conseguir transmitir a mensagem da sua marca para os clientes nem sempre é uma tarefa fácil. Sendo que, às vezes, o cliente pode até receber a mensagem, mas ela acaba chegando distorcida, ou mesmo sendo entendida de outra forma, que não a planejada. 

Se essa é uma das dificuldades que você vem enfrentando na sua loja, então o software para rádio indoor poderá te ajudar. Como falamos anteriormente, a música não apenas agrada aos clientes, mas também ajuda a reforçar a identidade da sua marca.

Isso sem falar na possibilidade de criar uma identidade musical para ela. Assim, os clientes podem reconhecer a sua marca não apenas pelo logo ou pelos produtos, mas também pela música. Ou seja, esse será mais um elemento para te diferenciar da concorrência e que ajudará o consumidor a se lembrar da marca assim que ouvir alguma playlist com as músicas ou o mesmo nível de energia que ele encontra na sua loja.

O resultado de tudo isso que falamos é que a sua marca é fortalecida, ajudando a torná-la referência no mercado. Se quiser saber mais como ter uma marca forte, confira o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável. O download é gratuito!

3. Melhora a experiência do cliente

Você bem sabe que a música pode modificar a atmosfera de um local. Ao ter uma rádio indoor é você que está no controle de que tipo de atmosfera a sua loja terá. Assim, você poderá oferecer um ambiente muito mais agradável para o cliente, melhorando a experiência de compras dele.

Isso acontece porque quando a música certa está sendo reproduzida as pessoas se sentem mais confortáveis e à vontade para olhar produtos, experimentar peças e adquirir aquelas que mais se interessarem. Mas, é preciso alguns cuidados para que essa estratégia funcione.

O primeiro deles é saber qual é o estilo musical que mais combina com a sua marca e a proposta da sua loja. Afinal, não é porque você gosta de ouvir um rock pesado, que esse estilo combina com a sua loja. Essa é uma estratégia que funciona para uma loja que vende camisetas de bandas, por exemplo. Entretanto, utilizá-la em uma loja de lingerie pode ser um verdadeiro fracasso.

A música também pode ser utilizada para deixar os clientes mais tranquilos, como em um salão de beleza ou spa que pode se beneficiar de melodia mais leve e com volume mais baixo. Inclusive, esse é um ponto bastante importante na hora de implementar uma rádio indoor na sua loja.

O volume deve ser alto o suficiente para que o cliente escute a música, mas de modo que não comprometa a comunicação entre as pessoas que estão no estabelecimento. Música muito alta pode fazer com que o cliente deixe a loja rapidinho. Ainda mais se a playlist não for bem escolhida.

Para saber mais sobre como escolher a playlist adequada para a sua loja, confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio. Aproveite, o download é gratuito!

4. Influencia o ritmo de compras

Sabe aqueles momentos de maior movimento, que a loja fica cheia de clientes e até mesmo você fica meio perdido? Ou então aqueles momentos com menos clientes, possibilitando até mesmo que você faça alguma atividade administrativa? 

Pois, com a música ambiente você pode influenciar a velocidade com que os clientes fazem as compras e aumentar as suas vendas sem prejudicar a experiência do cliente. Por exemplo, em momentos com mais movimento você pode reproduzir uma playlist que tenha um nível de energia maior. Desta forma, você acelera o ritmo de compras dos clientes, já que a tendência vai ser eles seguirem o mesmo ritmo das músicas. 

Por outro lado, naquelas horas mais tranquilas, aproveite para reduzir o nível de energia da playlist. Assim, os clientes ficam mais calmos e a tendência é que eles passem mais tempo na loja, olhando os produtos com calma.

Dito isso, fica fácil de entender o porquê ter um software para rádio indoor, já que o perfil dos clientes e a quantidade de pessoas na loja muda ao longo do dia, o que também requer ajustes na música ambiente. Por exemplo, pela manhã você pode utilizar melodias mais suaves e à tarde ritmos mais excitantes.

Mas, isso não é necessariamente uma regra. O ideal é conversar com os seus clientes e observar a reação deles para diferentes playlists. Assim, você conseguirá não apenas saber que músicas tocar, mas também conhecerá melhor os seus clientes.

5. Evita anúncios da concorrência

Muitas empresas que optam pelas rádios convencionais podem se arrepender da sua escolha rapidamente, exatamente quando o primeiro anúncio do concorrente for veiculado na sua loja. Afinal, você não vai querer que o cliente escute o preço de um determinado item está melhor na loja ao lado, não é mesmo?

Como isso pode fazer com que você perca vendas, o ideal é que você esteja no controle de quais anúncios serão reproduzidos no estabelecimento. E a rádio indoor na qual você é o responsável pela programação, é possível selecionar os melhores anúncios para cada horário.

Por exemplo, ao final do dia talvez seja interessante para o supermercado anunciar promoções no açougue ou na peixaria. Lojas de roupas podem fazer anúncios dos produtos em promoção nos momentos de maior movimento. Falaremos mais sobre isso a seguir.

6. Melhora a comunicação com os consumidores

Continuando o raciocínio do item anterior, com um software para rádio indoor você não precisará reproduzir apenas playlists na sua loja. Também será possível ter os mais diversos anúncios sendo reproduzidos ao longo da programação musical.

Eles podem falar de promoções, divulgar serviços da loja, lembrar os clientes das vantagens de se fazer comprar com você, dentre outros. Assim, você terá um excelente canal de comunicação com os seus consumidores. Confira o nosso e-book Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa, e não erre mais na hora de se comunicar.

Além disso, você também pode utilizar a rádio indoor para dar notícias ou divulgar curiosidades sobre assuntos relacionados com o seu ramo de atuação. Neste caso, uma loja de instrumentos musicais pode reproduzir notícias sobre o mundo da música, novidades do meio artístico, dentre outros.

7. Melhora na produtividade dos funcionários

Falamos muito a respeito de como a música consegue influenciar os clientes, mas todas as pessoas que estiverem na loja estarão sujeitas aos efeitos que a música ambiente terá. Assim como um clima agradável deixa os clientes mais tranquilos e mais abertos às compras, a sua equipe de vendas também poderá se beneficiar da rádio.

Com a música certa a concentração dos funcionários aumenta, diminuindo os erros humanos. Além disso, o clima organizacional também melhora, afinal com um humor melhor as relações interpessoais entre os membros da sua equipe também ficará melhor. O resultado é que a produtividade poderá aumentar.

Em suma, ter um software para rádio indoor transforma o seu ambiente em uma verdadeira vivência positiva para os clientes, além de alavancar as vendas e o lucro do negócio. Por isso, considere fazer esse investimento para o seu comércio! É bem provável que você terá muitos resultados positivos.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça a Listenx, a solução em música para negócios que você procurava. Atuando há mais de 20 anos no mercado nacional, ela já ajudou mais de 11 mil clientes a terem um rádio indoor, melhorar a experiência dos clientes e fidelizá-los.

Com ela você não apenas terá acesso a mais de 100 playlists criadas pelo nosso time de especialistas e com diferentes estilos, ritmos e níveis de energia, mas também poderá gravar os anúncios que serão reproduzidos na sua loja. Basta preparar o spot, gravar com o locutor virtual e ele estará imediatamente pronto para ser utilizado.

Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito e começar a aproveitar os benefícios de ter um software para rádio indoor.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Importância de ter um sistema de som para lojas, confira

Já parou para pensar na importância de ter um bom sistema de som na sua loja? Negligenciar esse ponto ao preparar a sua estratégia de comunicação interna na loja pode trazer muitos prejuízos para o seu negócio. Aliás, quando falamos em comunicação interna é normal pensar nas etiquetas de preços, cartazes de ofertas, ou como…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Música para Consultório: Fidelize seus pacientes através da audição

Existem diferentes formas de conseguir fidelizar pacientes no consultório. Claro que oferecer um bom atendimento e ter uma equipe pronta a ajudar é essencial, mas existem outros elementos que podem te auxiliar nessa tarefa. Vale a pena dizer que não porque é um profissional da saúde que não deve se preocupar com a parte prática…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Como manter playlists para loja atualizadas? Descubra agora e atraia mais clientes!

A música exerce grande influência no comportamento do consumidor, sendo uma das corresponsáveis pela decisão de compras, sobretudo, quando o cliente está inspirado por um som agradável e acolhedor. Por isso, manter as playlists para loja atualizadas pode causar grande impacto positivo e oferecer uma experiência bastante enriquecedora dentro da loja, além de fortalecer o…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Você sabe como funciona uma Rádio Indoor?

Se você é gestor ou proprietário de uma loja, restaurante, mercado dentre outros negócios do varejo, já deve ter ouvido falar na rádio indoor, estou certa? Ou até mesmo já tenha música ambiente no seu estabelecimento. Mas aí vem uma pergunta importante: você está conseguindo obter todos os benefícios que a rádio indoor pode oferecer?…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Influências da música na sua loja

Você já ouviu falar sobre a influência da música em uma loja? Se não ouviu então precisa conhecer mais a respeito. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar formas de se destacar da concorrência e vender mais é fundamental. E, a música pode ser esse diferencial que você estava procurando. Apenas para se…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Música Ambiente para Restaurante: Melhore o clima em 7 passos

Você já parou para pensar no poder que a música ambiente poderá exercer no seu restaurante? Muitos gestores desse ramo passam a utilizar a música ambiente sem saber ao certo quais os benefícios que ela poderá trazer ao estabelecimento. Se você é uma dessas pessoas, então esse artigo será muito útil. Chegou o momento de…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

A música errada pode arruinar suas vendas

Você sabia que escolher a música errada para tocar na sua loja pode arruinar as suas vendas? Provavelmente você já deve ter percebido que muitos estabelecimentos, dos mais diversos segmentos do varejo, desde grandes redes internacionais de moda, passando por restaurantes e até pequenas lojas utilizam música ambiente. Entretanto, poucos gestores sabem da importância de…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Músicas para vender mais em loja de Surf: estimule o seu cliente

Descubra neste artigo como utilizar músicas para vender mais em sua loja de surf e alcance o sucesso que sempre desejou.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos