Por Nayara Santos em 18.11.2021

Percepção de marca: Como gerar valor para o consumidor

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Saber como gerar valor para o consumidor é uma das principais tarefas de muitos empresários e gestores do varejo. Afinal de contas, ter uma marca forte e investir em marketing é importante para uma empresa crescer, mesmo assim a percepção de marca ainda é algo frequentemente ignorado. 

Como a percepção de marca tem um impacto muito grande nas receitas das empresas, ele merece uma atenção especial. Mas, e você? Já se perguntou como sua marca é percebida pelos seus clientes? Que ações você adota para gerar valor para sua marca? E como gerar valor para o consumidor? 

Se você nunca pensou sobre esse tema, não se preocupe, esse texto vai te ajudar bastante! Vamos esclarecer alguns pontos sobre a percepção de marca e como ela influencia os clientes na hora da compra. Continue lendo!

O que é percepção de marca?

A percepção de marca é a forma como o consumidor percebe uma marca. Isso inclui todos os estímulos a que ele é exposto quando está na sua loja, vendo as suas publicações nas redes sociais ou comprando através do site. O consumidor irá observar cores, formas, cheiros, textos, sons, preços, qualidade dos produtos e do atendimento que recebe, além de muitos outros fatores. 

Todos esses elementos irão compor a opinião do consumidor com relação à empresa. Além disso, eles também influenciarão diretamente na decisão de compra dos clientes. Por isso, ao planejar como será a divulgação da sua marca e a comunicação com o cliente é preciso saber exatamente quais sensações e emoções você quer que ele sinta.

Uma comunicação de sucesso precisa considerar tudo isso, além de ser simples e clara, sendo capaz de se conectar com sua audiência. Isso significa passar a imagem que os gestores da empresa querem para o público-alvo certo.

Como a percepção de marca pode impactar nas receitas de uma empresa?

Atualmente os consumidores estão interessados não apenas em comprar produtos, mas em adquirir experiências. As empresas que conseguem proporcionar isso aos seus clientes, têm mais chances de terem sucesso. Ou seja, oferecer uma experiência de qualidade para o cliente terá um impacto direto na forma como ele escolhe gastar seu dinheiro. 

Por exemplo, quando uma empresa consegue prestar um serviço de qualidade e promover a criação de uma conexão emocional com o cliente, isso fará com que ele fique disposto a gastar mais. Por outro lado, quando o ambiente de compras e a experiência são ruins, o cliente desenvolve conceitos negativos relacionados à marca, criando uma percepção negativa que poderá espantar as pessoas.


Ter um consumidor satisfeito é ter um consumidor que acredita na sua marca. Além de ser potencialmente um cliente que comprará mais e com maior frequência, ele muitas vezes falará espontaneamente da marca para seus familiares e amigos Assim, ele ainda te auxilia na divulgação e na atração de novos consumidores.

O que deve ser feito para gerar valor de marca?

Para conseguir gerar valor de marca é importante oferecer ao cliente muito mais do que bons preços e produtos de qualidade. Na interação entre o cliente e a empresa, ou seja, durante a jornada de compras, tudo conta: o atendimento deve ser atencioso; os vendedores devem estar bem informados e serem capazes de esclarecer suas dúvidas; um ambiente agradável para fazer compras; e a loja deve estar bem organizada.

Existem também outras formas de se diferenciar e gerar valor para a marca. Por exemplo, pode se destacar pelo seu histórico de inovação, ou então pela facilidade de uso de seus produtos. Outras marcas constroem seu valor através do envolvimento em causas sociais e ambientais. Muitas investem no design de marca e produtos, nas formas de atendimento, na experiência do cliente na hora da compra, em propagandas, além de diversos outros artifícios, para passar a imagem que querem.

Dicas práticas para gerar valor para o consumidor

Veja agora algumas dicas práticas de como gerar valor para o consumidor e aumentar as suas vendas.

Não venda produtos, resolva problemas

Gerar valor para o consumidor deve começar com a análise do conceito da sua empresa. Isso porque, você pode ter produtos da melhor qualidade, com bom custo benefício, ter lojas nas melhores localizações e mesmo assim o seu negócio não deslanchar. Isso se deve, muito provavelmente, porque você não está conseguindo resolver nenhum problema para os seus clientes e está apenas vendendo produtos.

Vamos fazer uma análise. Imagine que você tenha um restaurante e comida vegetariana. Você vai querer vender sobremesas lacto vegetarianas e veganas? A diversidade do cardápio é grande para que o cliente não enjoe e coma sempre a mesma coisa? Você possui uma seleção especial de massas? Responder a essas perguntas pode te ajudar que tipo de problema você vai querer resolver.

Por outro lado, você pode ter um problema em mente já quando cria a sua empresa. Por exemplo, você quer resolver o problema do dono de pet que sempre esquece de comprar a ração, por isso cria um programa de assinatura que manda a ração escolhida a um intervalo escolhido pelo dono.

Invista na experiência do cliente

Como falamos anteriormente, a experiência do cliente é uma parte importantíssima na busca de como gerar valor para o consumidor. Por isso, desenvolver estratégias para oferecer ao cliente um ambiente diferenciado e agradável é essencial. Isso pode ser feito das seguintes formas: 

  • Rádio interna personalizada: capaz de reproduzir uma trilha sonora que converse com o seu cliente ao mesmo tempo em que reforça a imagem da sua marca. Isso fará com que o cliente associe os momentos que ele passa na sua loja com coisas boas e fará com que ele volte a fazer negócio com você;
  • Bom atendimento: isso significa ter vendedores e atendentes bem treinados, que sejam educados, atenciosos e estejam prontos para ajudar o cliente, mas sem ficar insistindo para eles comprarem algo. Investir em treinamentos para esses profissionais poderá melhorar, e muito, a forma como os clientes percebem a sua marca;
  • Loja organizada: ou seja, os produtos devem estar expostos nas prateleiras, permitindo que os clientes consigam vê-los sem problemas. A loja não deve ter caixas grandes, cartazes ou itens de decoração atrapalhando a circulação de pessoas;
  • Decoração em datas especiais: algumas datas especiais exigem uma decoração própria, como é o caso da Páscoa, do Natal ou de qualquer outra que seja importante para a sua empresa. Por isso, invista na decoração para atrair a atenção dos clientes. Combine a decoração com a trilha sonora e você conseguirá encantar os clientes.

Quer melhorar ainda mais a experiência do cliente na loja? Acesse o nosso e-book gratuito Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Mostre os pontos fortes do seu negócio

Outra forma de conseguir melhorar a percepção da sua marca e gerar valor para o consumidor é mostrando quais são os pontos fortes do seu negócio. O ideal é que você invista na divulgação desses pontos, assim, todas as vezes que o cliente precisar de algo relacionado a ele a sua marca será lembrada.

Por exemplo, você pode ter uma loja de presentes que faça entrega rápida. Assim, se as pessoas esquecerem de comprar o presente com antecedência, elas ainda podem surpreender os amigos e parentes com um presente.

Invista em tecnologia 

Os investimentos em tecnologia podem te ajudar a gerar valor para o consumidor, tanto direta quanto indiretamente. Por exemplo, se você comprou um software para gerenciamento do estoque da loja, isso se refletirá na experiência do cliente e na percepção da marca. 

Isso ocorre porque com o controle de estoque automatizado as chances de faltarem itens no estoque são muito menores. Já que é possível definir limites de estoque e programar avisos para quando esse limite for atingido. Ou seja, você não vai ficar sem produtos importantes para a sua loja e não vai decepcionar o seu cliente.

Já diretamente, você poderá implementar tecnologias que influenciam a experiência do cliente no momento da compra na loja. Isso pode ser feito através de acessos virtuais de compras, disponibilizando a leitura por QR code nas etiquetas, para que o cliente consulte mais informações sobre o produto de interesse, oferecendo PIX para efetuar o pagamento.

Ofereça serviços personalizados

Se o seu negócio permite que você ofereça produtos e serviços personalizados, então você deverá apostar nessa ideia. Afinal de contas, uma das melhores formas de conseguir gerar valor para o consumidor é quando ele sente que tem uma atenção especial da loja.

Por exemplo, em uma loja de roupas, você poderá oferecer o serviço de agendamento de atendimento. Assim, o cliente vai chegar na loja e ter um funcionário à disposição para atendê-lo. Você também pode oferecer a personalização dos itens vendidos, colocando estampas, nomes, frases, ou qualquer outra ideia que o cliente tenha.

Para saber o que a sua empresa poderá oferecer como personalização, faça uma pesquisa de mercado e analise os concorrentes. Sem dúvida alguma você encontrará uma forma de fazer isso que seja única e atraente para os seus clientes.

E então, viu como a percepção de marca pode influenciar as vendas de uma empresa e muitas vezes determinar seu sucesso? Então comece agora mesmo a pensar em formas de gerar valor junto ao seu cliente! E não deixe de comentar aqui em nosso blog o que achou desse tema!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Expansão de franquias: 12 passos para fazer da melhor forma!

O franchising é uma opção de empreendimento popular em diversos segmentos. Quando funciona, costuma funcionar muito bem. Isso porque, com o conhecimento certo, é possível investir na expansão de franquias ao longo do tempo, elevando sua rentabilidade e reconhecimento no mercado. O sucesso desse modelo não é segredo para ninguém. Ter o próprio negócio é…

Por Nayara Santos em 28.05.2020

Vitrine de verão: 7 dicas para montar a ideal

Se você está aqui, provavelmente busca novas formas de conseguir montar a vitrine de verão ideal para sua loja, certo? Afinal, o bom varejista está sempre em busca de novidades e tendências para fazer com que a sua loja se destaque em meio aos concorrentes, atraia mais consumidores e consiga vender mais. Montar a vitrine…

Por Nayara Santos em 17.01.2023

Gestão de salão de beleza: confira um guia completo!

Você sabe como fazer a gestão de salão de beleza? Se você é cabeleireiro, esteticista ou dono de qualquer estabelecimento estético, ter conhecimentos em administração, marketing, relações-públicas e outras áreas é muito importante. Somente assim será possível traçar as melhores estratégias sobre como atrair clientes, otimizar as atividades e ter mais resultados positivos no estabelecimento.…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Entenda o conceito de clima organizacional e a sua importância!

Em seu livro Gestão do Clima Organizacional, o professor e consultor especialista em Gestão de Pessoas, Ricardo Luz, descreve o conceito de clima organizacional como a “atmosfera psicológica que envolve, em um dado momento, a relação entre uma empresa e seus funcionários”. Esse “clima” é um reflexo das ações que uma empresa realiza em prol…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

O que são mídias interativas e como podem auxiliar na minha loja de varejo?

Você já analisou o que são e como funcionam as mídias interativas no varejo? Tratam-se de serviços ou produtos digitais que respondem ao usuário de acordo com as ações tomadas por ele ali dentro. É sobre interação e personalização, usuário e máquina. E tem sido cada vez mais utilizado em diversos segmentos! Na verdade, atualmente,…

Por Nayara Santos em 29.05.2020

Confira 14 estratégias de vendas no Natal

 O Natal é uma das datas mais importantes do varejo, com um grande potencial de gerar muitas vendas, principalmente quando bem aproveitada. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas tem a cultura de presentear amigos e familiares nesse período do ano.  Além disso, as empresas fazem o pagamento do 13º salário aos seus…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Saiba mais sobre as tendências de marketing do mercado da moda!

Quem trabalha com marketing sabe que cada segmento tem as suas particularidades e que uma estratégia que dá certo em uma loja de eletrodomésticos pode ser um tiro no pé para uma loja de roupas, por exemplo. Não existe uma receita de bolo que possa ser seguida como uma cartilha por todas as marcas e…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

20 textos prontos para vender mais na Páscoa, se inspire!

Chega de ficar se desdobrando para vender mais nessa Páscoa, com as nossas dicas de textos prontos você vai conseguir atrair mais clientes para a sua loja, fidelizá-los e ainda vender mais. Lembre-se que, datas comemorativas são fundamentais para a sobrevivência de qualquer loja e você deve aproveitá-las ao máximo. Isso porque, os consumidores estão…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Como a Lei Geral de Proteção de Dados influencia o mercado varejista?

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou apenas LGPD, é a iniciativa brasileira que visa regulamentar a captação, o uso e a segurança dos dados pessoais. As normas são inspiradas na GDPR (General Data Protection Regulation) que já está em vigor na União Europeia. Essa regulamentação surge de maneira relativamente tardia, levando-se em conta…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos