Por Nayara Santos em 16.11.2023

Você sabe o poder da música para loja no comportamento do seu cliente?

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Já ouviu falar que a música pode influenciar a forma como o consumidor se comporta em um estabelecimento? Assim como acontece no nosso dia a dia, a música também pode mudar a atmosfera de uma loja, induzindo que o cliente compre mais. Mas, para que isso aconteça é preciso saber que nem toda música funciona no seu estabelecimento.

Pensando nisso, é importante refletir sobre diversos pontos: Qual é a trilha sonora reproduzida na sua loja? Você utiliza rádio convencionais para a sonorização ambiente? Ou prefere deixar a escolha das músicas sob responsabilidade dos seus funcionários?

Isso mostra o quão complexo pode ser implementar música ambiente na sua loja. Entretanto, essa é uma estratégia que pode te ajudar a se diferenciar e até mesmo mudar o rumo dos seus negócios, e para melhor!

Portanto, não perca essa oportunidade, confira a seguir como a música pode influenciar o comportamento dos clientes e aprenda a utilizá-la em seu  favor. Boa leitura!

Música para lojas e o marketing sensorial

O marketing sensorial é um dos braços do marketing que tem como foco oferecer uma experiência de compras diferenciada para os clientes e reforçar a identidade da sua marca através do estímulo dos cinco sentidos. Ou seja, você consegue criar toda uma atmosfera em torno da sua marca, tornando a sua loja um universo único que envolve o cliente utilizando todos os sentidos.

Assim, você poderá ter uma identidade musical, aromática e até mesmo gustativa que auxiliarão os seus clientes a se lembrarem da sua marca por associação a esses elementos. As ações ainda incluem caprichar na iluminação, na decoração e no layout da loja.

Quando todos esses elementos são somados, fica muito mais fácil conseguir se diferenciar da concorrência. Afinal, você terá diferentes elementos combinados de forma única no estabelecimento.

No caso da música especificamente, ela também é um canal de comunicação direta com os consumidores. Afinal, é possível transmitir mensagens através da música, reforçando a proposta da marca. Inclusive, o varejo está repleto de cases de sucesso de marketing sensorial que você pode conferir aqui. São excelentes histórias para você se inspirar.

Mas afinal, como a música influencia o comportamento do consumidor?

Como prometido, agora vamos falar um pouco mais sobre o poder que a música tem para influenciar o seu cliente.

Deixa o ambiente de compras mais agradável

Provavelmente você já deve ter percebido a influência da música no seu dia a dia. É natural que nos dias que estamos mais alegres darmos preferência a melodias mais animadas e em ritmos um pouco mais acelerados. 

Por outro lado, nos dias mais tristes, preferimos músicas mais lentas, ou mesmo nenhuma música. Já outras pessoas, preferem ouvir músicas mais alegres para tentar deixar o dia mais feliz. 


O que importa mesmo aqui é a capacidade da música de mudar o humor das pessoas. E o mundo do varejo percebeu isso e começou a usar a música a seu favor. Por isso é importante escolher bem qual será a música reproduzida na loja.

Afinal, se você quer torná-la agradável para os seus clientes, você precisa saber quais são os ritmos, artistas e estilos musicais que eles preferem. Isso permitirá que você escolha a trilha sonora que mais agrada a eles e se adequa à sua marca.

Aumenta o tempo de permanência na loja

Sabe quando você escuta aquela música que você gosta e quer ficar um pouquinho mais naquele local apenas para escutá-la até o final. Já parou para pensar que isso pode ajudar os consumidores a ficarem mais tempo na sua loja?

É fato que quando a trilha sonora é agradável, a tendência é que o cliente fique na loja por mais tempo, para sermos mais exatos, 35% dos consumidores terão esse comportamento. Desta forma, eles terão a oportunidade de conferir mais produtos, olhar com calma os itens mais interessantes e escolher se comprarão ou não.

Claro que a música preferida de cada pessoa não é a única forma de aumentar o tempo de permanência do cliente na loja. O ideal é que a trilha sonora escolhida tenha coerência e possa oferecer um ambiente agradável para todos os consumidores que optarem comprar na sua loja

Para isso, também é essencial que o volume esteja adequado em todos os ambientes onde a música é reproduzida, da mesma forma que a qualidade do som seja boa. Neste caso, é essencial utilizar equipamentos de som adequados para o tamanho do ambiente que será sonorizado.

Aumento das vendas

Agora que você já sabe que a música faz o cliente permanecer na loja por mais tempo, já deve estar imaginando qual é o resultado disso, não é mesmo? Se você respondeu: o aumento das vendas, então você acertou.

Como falamos anteriormente, se a música na loja é agradável, o cliente vai desacelerar e passar mais tempo olhando os produtos. Ao fazer isso ele consegue pensar melhor e analisar todos os prós e contras de adquirir aquele item. 

Sem falar que ele também consegue andar mais pela loja e talvez ter acesso a produtos que normalmente não procuraria. Com isso, 14% dos clientes irão comprar mais do que o planejado. Portanto, se você quiser aumentar as vendas, seja em volume, seja em valor, poderá contar com o poder da música para loja.

O consumidor lembrará da sua loja

Outro ponto no qual a música pode influenciar o comportamento do consumidor, é fazendo com que a sua marca fique na lembrança de quem a visita. Isso acontece quando o cliente se identifica com a trilha sonora. Segundo uma pesquisa internacional, 96% desses clientes se lembrarão da sua marca posteriormente. 

Outra grande vantagem é que 31% dos clientes irão visitar a sua loja novamente. Ou seja, você terá nas suas mãos uma ferramenta de fidelização de clientes, basta trabalhar ela da forma correta. Inclusive, é sempre importante lembrar que pode custar até cinco vezes mais atrair novos clientes para sua loja do que fidelizar aqueles que já a conhecem. 

Isso mostra como a música pode ser realmente efetiva, ajudando a tornar a sua empresa muito mais competitiva. Se quiser conhecer outras formas de atrair mais clientes para a sua loja, confira o nosso e-book Como atrair clientes para a sua loja de varejo.

Ditar o ritmo de compras

Você já sabe que o ritmo da música consegue influenciar o nosso humor e até mesmo a velocidade com que realizados as tarefas. No caso da música em lojas do varejo acontece exatamente a mesma coisa. Quando você tem uma trilha sonora mais agitada, o cliente vai fazer as compras mais rápido. Por outro lado, quando a música é mais tranquila, o ritmo das compras diminui. 

Por isso é importante observar como os seus clientes se comportam e qual é a energia ao longo dia para que você possa proporcionar o ambiente que eles procuram. Por exemplo, pode ser que os consumidores que frequentam a sua loja no dia estejam mais agitados, o que requer uma playlist em alto nível de energia. 

Por outro lado, nas primeiras horas do dia, os consumidores estão sem pressa, e uma playlist com um nível e energia mais baixo é o ideal. Mas, é preciso lembrar que isso pode mudar conforme o ramo do varejo em que você atua, entre diferentes unidades da sua loja ou mesmo ao longo do mês.

A influência da música além dos clientes

Até aqui você viu as diferentes formas que a música pode influenciar os seus clientes, mas será que ela é tão seletiva assim, alcançando apenas quem entra no estabelecimento para comprar algo? É claro que não!

A música irá influenciar todas as pessoas que estiverem na loja, sejam consumidores ou funcionários. A boa notícia é que, assim como a música pode trazer inúmeros benefícios quando falamos em vendas e fidelização, ela também pode ajudar a melhorar o desempenho da sua equipe de vendas.

Basta pensar que, se o ambiente fica agradável para quem compra, ele também ficará mais agradável para quem fica o dia todo nele. A trilha sonora ajuda a deixar os seus funcionários mais tranquilos e focados no que precisam fazer.

Assim, é possível aumentar a produtividade da sua equipe, diminuir os erros humanos, melhorar o atendimento oferecido na loja, e até mesmo o relacionamento entre os membros da sua equipe. Ou seja, todo mundo ganha quando há música ambiente na loja.

Mas, como falamos ao longo deste artigo, para isso é preciso que a trilha sonora certa seja utilizada. A seguir falaremos sobre os principais erros que você deve evitar se quiser que essa estratégia seja bem sucedida.

Mas, e se eu errar na música, o que vai acontecer?

Como falamos logo no início desse artigo, acertar na escolha da música para loja é importante para conseguir bons resultados. Entretanto, se você escolher errado, o prejuízo poderá ser grande.

Por exemplo, se a música for ruim a chance é que 44% dos clientes deixem a loja mais rápido, 38% não vão nem sequer voltar na loja e, dentre aqueles que ficaram, 36% vão comprar menos. Percebeu como a música pode arruinar uma empresa que poderia estar muito melhor? 

E isso sem falar que uma experiência ruim motiva as pessoas a falar mal da sua empresa e você ainda perde as indicações que clientes satisfeitos fariam aos amigos. Aqui vão algumas dicas rápidas para que você não erre mais na escolha da trilha sonora da sua loja:

  • Conheça o seu público-alvo e saiba qual é o seu gosto musical;
  • Tenha clara qual é a mensagem que a sua marca quer passar para o cliente;
  • Não deixe a escolha da música da loja sob responsabilidade dos funcionários, gerentes, ou você corre o risco de acabar com músicas que não refletem o gosto musical dos cliente e muito menos a sua empresa;
  • O mesmo é válido para o seu gosto musical, portanto não caia na tentação de tocar músicas que você gosta se elas não combinam com a sua marca;
  • Tome cuidado com o volume de reprodução, ao mesmo tempo que o cliente precisa ouvir a música, ele precisa conseguir conversar com os vendedores sem gritar;
  • Tenha um bom sistema de som para garantir uma distribuição igual pela loja e de qualidade;
  • Não utilize rádios convencionais, pois além de ter uma playlist que não combina com a sua loja ainda há o risco de ter propagandas da concorrência.

Música para a loja: garanta a trilha sonora certa

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que ter som ambiente pode ser mais complexo do que você imagina. Mas, não é preciso ficar preocupado com isso, muito pelo contrário, a Listenx, uma solução completa em música para negócios, está pronta para te ajudar.

Ela possui um time de especialistas responsável pela criação de mais de 100 playlists que podem ficar à sua disposição. Todas elas estão catalogadas por nível de energia e estilo musical. Assim, você poderá escolher a que melhor se adequa à sua marca e a cada momento do dia.

Além disso, com a Listenx você ainda conseguirá melhorar a comunicação com os seus clientes. Isso porque terá à sua disposição anúncios pré-gravados que podem ser incluídos na sua programação musical.

Precisa preparar um anúncio de alguma promoção de última hora? Não tem problema. Basta utilizar o nosso locutor virtual, e você terá o anúncio prontinho para ser utilizado em poucos minutos. 

Sensacional, né? Chega de errar com música, coloque sua loja em um outro patamar e coloque em seu negócio uma das mais poderosas estratégias de marketing: A Experiência. Por isso, oferecemos a possibilidade de fazer um teste gratuito por 10 dias e conferir todas essas vantagens de perto.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

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