Por Nayara Santos em 16.11.2023

Músicas para lojas: 8 erros que você não pode cometer

Por Nayara Santos em 16.11.2023

O som ambiente e as músicas para lojas são uma ótima estratégia para as empresas do varejo, que querem atrair mais clientes, melhorar a fidelização e estimular as vendas. A escolha acertada das músicas para sua loja faz com que os consumidores permaneçam mais tempo no estabelecimento e retornem com mais frequência.

Essa estratégia faz parte do que chamamos de marketing sensorial. Empresas que a utilizam implementam elementos sutis no ambiente para estimular os cinco sentidos dos consumidores. Desta forma, é possível criar um ambiente de compras mais agradável e único.

Isso faz com que o cliente se sinta mais à vontade na loja, passe mais tempo olhando os produtos e consequentemente comprar mais. Além disso, também fica mais fácil criar empatia com a marca e até mesmo lembrar dela no futuro.

Mas, não basta colocar qualquer música, essa é uma estratégia que precisa ser bem planejada e pensada. Caso contrário, você estará espantando os clientes da sua loja. Por isso, preparamos esse texto. Nele você vai conhecer os principais erros que você não pode cometer ao implementar a música na sua loja. Boa leitura!

Fuja desses erros na hora de implementar música na sua loja

Ter música na loja é, sem dúvida alguma, fundamental para se conectar com o consumidor, reforçar a identidade da sua marca e aumentar as vendas. Mas, para garantir que ela funcione de verdade, você precisa ficar atento para não cometer alguns erros. Confira quais são eles.

1. Não pesquisar as preferências de seu público-alvo

A sua empresa foi feita pensando em um público-alvo específico, não é mesmo? O tom de voz foi ajustado para conseguir se comunicar com eles, as campanhas são feitas e veiculadas em mídias capazes de alcançar esses clientes, e assim por diante.

Portanto, com a escolha das músicas da trilha sonora do estabelecimento, não pode ser diferente. Afinal, a música é apenas mais uma forma de comunicação, portanto, precisa utilizar o mesmo tom de voz da sua marca e conseguir conversar com os clientes.

Está com dificuldades para se comunicar com os seus clientes? Então confira o nosso guia Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

A HeartBeats International realizou uma pesquisa sobre a importância e influência da música no varejo, um dos resultados foi que 96% dos clientes que se identificavam com a trilha sonora de uma loja, lembravam dela depois. Ou seja, ter a música certa pode fazer com que a sua marca fique na lembrança dos seus clientes.


Lembre-se, a música é mais um elemento para representar a sua marca, e ajudar a oferecer para os clientes um ambiente agradável. E, se os consumidores gostam de fazer compras com você, mesmo que os preços não sejam os mais baixos, eles vão pensar duas vezes antes de comprar na concorrência.

2. Não levar em conta a identidade da sua marca

Outro ponto fundamental na hora de montar a playlist para a sua loja é não levar em conta a identidade da sua marca. Assim como os consumidores possuem uma preferência musical, de acordo com a sua personalidade, a sua marca também deve ter uma.

Como falamos, a música é uma ferramenta de comunicação poderosa que você terá em suas mãos. É através dela que você conseguirá se comunicar com o cliente sem precisar dizer muito (ou mesmo nada), por isso, é preciso escolhê-la cuidadosamente.

Por exemplo, em uma loja de produtos geek você espera que esteja tocando trilha sonora de filmes de heróis ao invés de samba. Afinal, você quer deixar os seus clientes à vontade e oferecer um ambiente que eles se sentem bem. Se utilizar a playlist errada, você poderá deixar o cliente confuso e sem entender ao certo qual é o propósito da marca.

Vale a pena dizer que a música é uma forma de reforçar a identidade da sua marca e de criar um ambiente único para os seus clientes fazerem compras. Isso cria uma identidade musical para a sua empresa. Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa. O download é gratuito!

3. Deixar os funcionários responsáveis pela escolha da músicas

Como falamos anteriormente, a escolha das músicas para loja deve ser bem pensada e feita com muito critério. Isso significa escolher com base na identidade da marca e nas preferências dos consumidores.

Por isso, o próximo erro que você não pode cometer é deixar que funcionários fiquem responsáveis pela escolha da trilha sonora. Até mesmo o gerente ou o dono da loja deve ficar de fora dessa tarefa. Prática essa, bastante comum em muitos estabelecimentos.

Estamos falando isso porque, por maior que seja o cuidado, eventualmente as músicas refletirão os gostos musicais dessas pessoas, e não a marca ou o gosto musical dos clientes. Se isso acontecer, você terá um grande problema nas mãos, afinal, se o consumidor não gostar das músicas, ele pode simplesmente não voltar para a sua loja. 

Por isso, o ideal é que você tenha uma trilha sonora que seja pré-definida e que não haja a possibilidade de alterações. Além disso, com a reprodução automática a sua equipe de vendas pode focar nos consumidores e em manter a loja organizada, sem precisar se preocupar com essa tarefa extra.

4. Utilizar rádios convencionais

Outro erro muito comum é utilizar rádios convencionais em estabelecimentos comerciais. Claro que elas possuem uma programação musical diversa e você não teria trabalho nenhum em escolher músicas, mas essa passa longe de ser uma boa solução para quem procura implementar música ambiente na empresa.

Primeiramente porque existem diversas propagandas nas rádios, inclusive propagandas da concorrência, e você não vai querer divulgá-las para os seus clientes, certo? Sem falar que muitos desses anúncios são longos e podem acabar irritando o consumidor.

Segundo porque o nível de energia da playlist pode não ter nada a ver com o ritmo dos consumidores que estão na loja. Imagine que o seu cliente entra calmamente na loja e se depara com uma música super agitada, provavelmente ele vai se sentir um pouco desconfortável. 

Ou seja, a chance de causar uma boa primeira impressão foi embora. A solução para isso, seria ter uma rádio indoor, em que você controle a programação musical e os anúncios. Assim, você divulgará aquilo que estimule o cliente a fazer compras e ainda poderá influenciá-lo com a playlist escolhida.

5. Não se preocupar com o volume da música

Da mesma forma que a música é capaz de proporcionar um ambiente agradável aos consumidores, também pode ser a responsável por afastar muitos clientes quando é explorada de maneira errada. Não é apenas o gênero musical que deve estar de acordo com o público-alvo atendido, mas o volume também.

Por exemplo, em uma loja de produtos fitness ou da última moda, espera-se uma música ligeiramente mais alta. Mas, se você for em uma loja de produtos para bebês provavelmente encontrará um ambiente mais calmo, com músicas ligeiramente mais baixas e tranquilas.

Neste caso, é importante encontrar um balanço, já que ao mesmo tempo que o cliente precisa ouvir a música, ele também precisa conseguir conversar com os vendedores sem precisar gritar. Lembre-se que esse volume pode variar em diferentes pontos do estabelecimento.

Na porta, provavelmente faz mais sentido ele ser mais alto, te ajudando a atrair consumidores e a cobrir o som externo. Já no fundo da loja, ele pode ser um pouco mais baixo, já que não terá tanta interferência dos sons de fora da loja.

Por isso, é fundamental que a escolha do equipamento de som seja feita pensando na sua loja e no ambiente a ser sonorizado. Se necessário, consulte uma equipe especializada em sonorização ambiente.

6. Repetir músicas e anúncios

Você já parou para pensar quantas músicas uma playlist precisa ter para evitar repetições? Será que 50 músicas é o suficiente? Hum, provavelmente 100 músicas serão mais adequadas? Pensando bem, acho que 200 músicas seriam suficientes para o dia todo de funcionamento da loja, certo?

Pensar que bastam apenas algumas músicas para ter uma boa programação musical na loja é outro erro do qual você deve fugir. Playlists curtas demais resultarão em repetições indesejadas que podem não apenas cansar o cliente, mas desmotivar a sua equipe de vendas.

O mesmo é válido para os anúncios. Acredite, ninguém quer ficar escutando o mesmo anúncio a cada duas músicas. Muito pelo contrário, isso pode deixar o ambiente bastante desagradável e comprometer a qualidade no atendimento e a satisfação do cliente.

7. Utilizar playlists com o mesmo nível de energia o tempo todo

Em alguns dias queremos escutar músicas mais agitadas logo pela manhã, enquanto em outros uma trilha sonora mais tranquila faz mais sentido, não é mesmo? Essa mesma lógica deve ser aplicada na hora de montar a trilha sonora da sua loja.

Provavelmente os consumidores que entram no estabelecimento em cada período do dia possuem preferências diferentes. Pode ser que eles respondam melhor a músicas mais tranquilas no período da manhã, e mais agitadas no final do dia, ou vice-versa.

Dito isso, é evidente que você não pode tocar músicas sempre com o mesmo nível de energia. Inclusive, a dica aqui para não errar é ter diferentes playlists para diferentes momentos do dia.

Essa prática te ajudará a oferecer um melhor ambiente para os seus clientes, e influenciá-los durante as compras. Isso acontece porque músicas mais agitadas tendem a acelerar o ritmo das compras, por outro lado, quando as músicas são mais tranquilas, os consumidores gastam mais tempo no interior da loja.

8. Não incluir playlists temáticas durante celebrações

Algumas datas comemorativas são importantíssimas para o varejo. Basta pensar nas vendas durante o Natal, Dia das Mães ou Dia das Crianças, dependendo de qual o seu ramo de atuação. Por falar em Natal, não deixe de conferir as músicas natalinas que não podem faltar na sua loja.

Durante esses períodos é natural que todas as lojas estejam querendo atrair a atenção dos consumidores. Isso faz com que eles preparem decorações diferenciadas, promoções e lançamentos para esses momentos.

Agora, já pensou em fazer tudo isso e estragar as suas vendas com as músicas erradas? Imagine passar por uma loja que tem uma decoração de Natal incrível que te faz ter vontade de conferir de perto os produtos. Entretanto, quando você entra no estabelecimento percebe que a música que está tocando é de Carnaval.

Não faz o menor sentido, não é mesmo? Você pode até ficar pensando que tem algo errado, mesmo que não entenda o porquê. Por outro lado, se estiver tocando uma trilha sonora natalina, o clima da loja será completamente diferente.

Por isso, se você quiser complementar outras ações planejadas para cada um desses períodos, não se esqueça de incluir uma trilha sonora temática. Ela fará toda a diferença!

Listenx, a ferramenta de música e comunicação para negócio que você precisa

Como você deve ter reparado, escolher a música certa para a loja exige uma série de análises que podem levar muito tempo. Sem falar que, sem o devido conhecimento, você ainda corre o risco de acabar com uma playlist que não é adequada para a sua marca e que desagrade aos clientes.

Por isso, a forma mais fácil e rápida de ter a playlist certa para a sua empresa é contratar uma empresa especializada em música para negócios, como a Listenx. Pioneira no Brasil, ela conta com uma equipe de especialistas responsáveis por preparar playlists com diferentes estilos musicais, níveis de energia e ritmos.

Basta escolher qual é a mesma adequada para a sua loja e começar a reproduzi-la. Sem precisar se preocupar com repetições ou se alguém vai trocar a playlist sem autorização.

Ainda, você tem a vantagem de conseguir fazer anúncios personalizados para serem veiculados ao longo da programação musical. Ou seja, terá mais um canal de comunicação direta com quem mais importa, os seus clientes.

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Se quiser mais dicas de gestão no varejo para conseguir se destacar da concorrência, fique de olho no nosso blog. Sempre com novas dicas e muita informação para encantar os seus clientes.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

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