Por Nayara Santos em 24.01.2024

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

Por Nayara Santos em 24.01.2024

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa.

Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso, é preciso contar com uma seleção assertiva de músicas bem estudadas, de modo a transmitir sensações ou mensagens que aumentem o valor percebido da sua marca.

O que é music branding?

Antes de contarmos o que o music branding pode fazer pela sua marca, você precisa entender o que ele é. Essa é uma abordagem de marketing que utiliza a música para comunicar a personalidade, os valores e a mensagem de uma empresa. 

Da mesma forma que o design de logotipos, as cores e o estilo visual da marca, a música também irá criar uma identidade única que facilite o consumidor a se conectar com ela e a lembrar dela. Responda sinceramente: de quantas melodias você se lembra de comerciais e empresas? Entendeu a importância?

Vale a pena dizer que o music branding não se limita apenas à escolha de uma trilha sonora para comerciais ou eventos. Envolve a criação de uma experiência sonora em todos os pontos de contato entre a marca e o consumidor. 

Ou seja, o music branding inclui a seleção de músicas para lojas físicas, websites, vídeos promocionais, jingles, chamadas em espera telefônica, entre outros. A escolha de determinados estilos musicais, ritmos e letras pode influenciar a percepção do consumidor sobre a marca, criando associações positivas e promovendo a fidelidade do cliente.

Como o music branding influencia a sua loja

Agora que você já sabe o que ele é, vamos ao que interessa, te contar mais sobre como ele pode influenciar a sua loja.

Fortalecer e diferenciar a imagem da sua marca

Uma coisa não tem como negar, o varejo é competitivo e em tempos de crise é ainda mais importante conseguir se destacar da concorrência. Pensando nisso, a música pode ser a sua principal aliada.

Ela é tão eficaz para a construção da imagem de uma marca que, muitas vezes, ouvir as notas do lado de fora do estabelecimento já é o suficiente para perceber a personalidade do local e dos produtos. Ou seja, somente de escutar a música o cliente pode decidir entrar na loja.

Por exemplo, basta imaginar que você foi ao shopping para comprar um sapato social. Ao escutar estilos musicais como rap ou pop, provavelmente não vai entrar na loja. Por outro lado, se você estava procurando um novo par de tênis, provavelmente será atraído por lojas tocando pop.

Construir o ambiente de compras certo

O consumidor brasileiro valoriza muito a experiência de compras. Portanto, se você quiser se destacar no mercado em que atua, precisará encontrar formas de tornar o ambiente da loja convidativo e agradável.

Somado a isso, a concorrência dos e-commerces cresceu bastante nos últimos anos, o que tornou  a experiência de compra um dos principais diferenciais para as lojas físicas. A música desempenha um grande papel na forma como o consumidor percebe o ambiente da loja.


Para você ter ideia, quando a música é agradável 31% dos consumidores tendem a voltar à loja e 35% deles ficarão mais tempo no estabelecimento. Claro que a qualidade do som e o volume da música também são importantes, mas se a trilha sonora não for boa, não há infraestrutura que possa resolver o problema.

Confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio para acertar na trilha sonora e encantar os consumidores.

Criar um espaço privado

A música ajuda a mascarar os sons de vozes e movimentos das pessoas dentro da loja. Desta forma, ela ajuda a criar um espaço pessoal para os clientes, dando-lhes maior privacidade enquanto estão olhando os produtos.

Assim, o cliente se sente mais à vontade para fazer comentários para os amigos ou a familiares. Essa atmosfera criada contribui para o bem estar dos consumidores que visitam o estabelecimento, se sentindo mais à vontade para continuar olhando os produtos.

Definir o ritmo das compras

Você bem sabe que a música pode ditar o ritmo e o nível de energia em um ambiente. Não é à toa que geralmente os restaurantes possuem músicas mais calmas e bares preferem música mais alta e agitada.

A ideia desses dois estabelecimentos é completamente diferente. No restaurante, a intenção é oferecer aos clientes um ambiente mais tranquilo para os clientes fazerem as refeições sem pressa e conversarem. Já nos bares, a música dá mais energia para os clientes que estão ali para se divertir.

Nas lojas acontece a mesma coisa! Para você ter uma ideia, alguns estudos mostram que a velocidade, ritmo e volume da música na loja afetam o ritmo de compras dos clientes. Quando a música é calma e em um volume baixo, as pessoas tendem a passear pelos corredores lentamente, olhando cada produto com mais calma. 

Por outro lado, quando são usadas canções mais energéticas, as pessoas tendem a acelerar o seu ritmo pela loja. Portanto, essa é uma forma de você conseguir influenciar o ritmo de compras

Músicas mais agitadas podem ser utilizadas durante os horários de maior movimento, para evitar que a loja fique muito cheia e atrapalhe a experiência de compras. Trilhas sonoras mais calmas provavelmente são a melhor opção para os momentos de menor movimento, quando o cliente pode ficar mais tempo no estabelecimento e olhar cada item.

Encurtar os tempos de espera

Você sabia que a música pode afetar a percepção do tempo das pessoas? Uma longa fila vai parecer mais curta se houver boa música tocando ao fundo. Aliás, esse é o mesmo princípio por trás das melodias tocadas enquanto as pessoas são colocadas em esperas telefônicas, mas a música na sua loja precisa ser boa. 

Isso acontece porque quando as pessoas se divertem, elas estão menos propensas a ficarem entediadas ou irritadas, tendo a sensação de que o tempo está passando mais rapidamente.

Incentivar as pessoas a fazer compras

Um estudo de 2005 revelou que as pessoas tendem a gastar mais em compras por impulso quando a música é agradável e possuem um nível de energia um pouco maior. O efeito estava presente mesmo quando as pessoas não notavam a música tocando na loja, mostrando que a música afeta o subconsciente sobre os hábitos de compras.

Aliás, caso você venda produtos de diferentes países ou regiões do país, pode incluir algumas músicas dessas localidades ao longo da trilha sonora. Assim, você poderá influenciar o cliente a olhar os itens e, quem sabe, levar para casa.

Para tornar essa influência ainda maior, você pode incluir um anúncio sobre a disponibilidade desses produtos antes ou depois da música. Isso deixará o cliente mais propenso a querer conferir o que anunciado.

Como vimos, o uso de músicas adequadas pode influenciar significativamente os consumidores que estão na loja. Quer conferir de pertinho tudo o que o music branding pode fazer pela sua marca? Então veja a seguir como solicitar um teste gratuito.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

7 boas razões para ter música ambiente em sua loja!

A música ambiente na loja é uma forma interessante de proporcionar ao cliente um bom ambiente de compras. Entretanto, colocar qualquer coisa para tocar ou deixar os vendedores escolherem a música de acordo com o seu gosto musical pode ser um erro gravíssimo. Inclusive, a música deixou de ser usada apenas por algumas marcas ou…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Como Aumentar as Vendas com Músicas

Saber como aumentar as vendas da sua loja com música, pode ser uma reviravolta para a sua empresa. Isso porque, por mais que muitos estabelecimentos do varejo tenham som ambiente, seus gestores nem sequer desconfiam do poder que têm em mãos, e do potencial que podem não estar aproveitando. Afinal, a música, quando escolhida da…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente

Você sabe como conquistar clientes e fidelizá-los? Conhece as ferramentas para isso e os benefícios que investir em estratégias que tenham esse foco poderá trazer para a sua empresa? Se não sabe não tem problema, você está no lugar certo para descobrir mais sobre como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente. Uma ferramenta importantíssima…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Rádio para lojas: 7 razões para investir em uma

Você, gestor do varejo, já pensou em ter uma rádio para lojas no seu estabelecimento? Conhece todas as vantagens de ter uma rádio personalizada? Sabia que ela pode te ajudar a atrair e fidelizar clientes? Sem falar que ainda pode aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja e, consequentemente, as vendas? Bom, se…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

O impacto da música na experiência de compra no PDV

Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta. Como a música pode ter…

Por Nayara Santos em 21.06.2023

Músicas de Natal para lojas: 40 músicas para entrar no clima

A escolha da música de Natal para lojas pode auxiliar o cliente a entrar no clima da celebração e deixá-lo mais à vontade para fazer as compras. Como a música é capaz de influenciar a opinião que o cliente tem com relação a sua loja, fazendo com que ela seja lembrada, acertar nessa escolha é…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

Músicas Animadas para Loja: Descubra se é o ideal para o seu negócio

Saber que tipo de música funciona para sua loja pode ser difícil. Será que música ambiente animada funciona? Descubra neste artigo!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Gosto musical e personalidade: como estão diretamente relacionados?

Provavelmente você já deve ter reparado que existe uma relação entre gosto musical e personalidade, não é mesmo? Se você respondeu essa pergunta com um sim, você está certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no portal de divulgação científica Medical Xpress, demonstrou empiricamente que existem correspondências muito específicas entre…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos