Por Nayara Santos em 30.03.2020

Design no varejo: entenda sua importância!

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Vários elementos entram em jogo na hora de criar uma experiência positiva para os clientes, o customer experience, e um ambiente agradável, em que se sintam confortáveis. Uma delas, da qual falaremos mais especificamente neste post, é o design no varejo.

Veja a seguir a importância do bom uso do design no varejo, tanto nos produtos quanto na loja em si, e descubra como isso influencia na compra:

Contar com um bom design no varejo ajuda a atrair os clientes

Ter um ambiente convidativo ajuda a chamar os clientes e despertar a atenção para conhecer a loja. O design do local, das vitrines, a decoração, os móveis e as instalações — inclusive as da área do caixa, com boas sinalizações e separações corretas para não formar tumultos — influenciam muito em um primeiro momento ou experiência de compra.

Isso pode, inclusive, reforçar o conceito de credibilidade, pois passa uma impressão de loja organizada e bem desenvolvida, na qual houve investimentos e que se preocupa com a qualidade.

Ou seja, o design no varejo ou em qualquer segmento é importante para causar boa impressão e evitar que os clientes desistam de uma compra. Desorganização e caixas muito lotados ou com filas confusas são alguns dos fatores que podem levar um potencial cliente a abandonar um produto, e que podem ser evitados com um bom design.

Um bom design influencia na decisão de compra e gera valor para a marca

Um design criativo influencia positivamente a percepção do consumidor, instigando-o a explorar mais a loja. Você provavelmente já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”, pois um bom design vai te garantir uma boa primeira impressão.

Além disto, vitrines bem montadas, limpas e organizadas, com boa iluminação, ajudam a criar um ambiente de charme que valoriza o design e a apresentação visual da loja, utilize todas as técnicas do visual merchandising. Renovar os produtos em exposição pode ajudar a chamar mais a atenção e a sua loja a se destacar das demais. Uma boa maneira de fazer isso é investindo em manequins com desenhos ou cores diferentes ou faixas que usem cores impactantes como o vermelho para anunciar promoções.

O design mexe com estímulos sensoriais e contribui para aumento das vendas

Assim como a música, o design no varejo exerce um papel importante de influência nos aspectos sensoriais dos clientes. Isto acontece porque, quando bem conduzido, ele mexe com aspectos intangíveis no ambiente, como a sensação de bem-estar e leveza.

Com isso, o cliente acaba passando mais tempo em sua loja, porque se sente bem ali, o que aumenta as chances de ele ver e provar produtos que queira levar. Além disso, também se pode  iniciar um processo de identificação com a marca, o que definitivamente é uma das principais coisas que tornam um cliente adepto e simpatizante a ela.

E aí, gostou dessas dicas sobre a importância de utilizar elementos como o design no varejo para enriquecer a experiência de compra de seus clientes? Então que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais?

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

8 dicas para vender mais no Dia das Crianças!

Vender mais no Dia das Crianças é algo que começa muito antes da data chegar, afinal, é preciso preparar o estoque, elaborar campanhas publicitárias, decidir qual estratégia utilizar e qual será a melhor forma de se comunicar com os clientes. Com tanta coisa a ser feita, é sempre bom ficar de olho em algumas dicas…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Conheça 6 tipos de merchandising existentes e saiba suas aplicabilidades

Você conhece diferentes tipos de merchandising? Sabe como eles podem ser aplicados na sua loja para trazer melhores resultados? Conhece as vantagens e desvantagens de cada um? Se a sua resposta foi não para qualquer uma dessas perguntas então fica tranquilo que a gente te ajuda. O varejo é um ambiente extremamente competitivo em qualquer…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Qual a importância do pós-venda no salão de beleza? Saiba aqui!

Sabia que o pós-venda no salão de beleza ajuda a fidelizar a clientela? Em todas as etapas do atendimento, desde o contato inicial até o relacionamento — por e-mail, redes sociais, SAC etc. — a experiência do cliente é essencial para ganhar confiança e construir uma imagem positiva. Mais do que uma forma de resolver…

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Millennials: entenda como é o consumo dos jovens atualmente

Jovens, descolados, curiosos, hiperconectados… Os millennials ou geração Y têm despertado cada vez mais a atenção de empresas devido à fatia que eles representam da população. Só para se ter uma ideia, cerca de um quarto da população nos Estados Unidos já é representada por essa geração. Além do alto número de pessoas que compõe…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Como promover meu negócio de varejo em 4 Passos

Você, varejista, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor forma de promover seu negócio de varejo, certo? Essa dúvida é muito comum, ainda mais em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que está em constante evolução.  Para conseguir se destacar é fundamental encontrar formas para atrair a atenção…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como divulgar um produto: aprenda em 5 passos

Parte do trabalho dos gestores do varejo é encontrar formas de como divulgar um produto para os seus clientes, seja ele lançamento ou algo que já é vendido na loja. Afinal, sem que os clientes conheçam quais produtos eles encontrarão na sua loja, é praticamente impossível atrair a atenção e aumentar as vendas. Como nem…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

31 textos prontos para vender mais no Dia dos Pais, se inspire!

É papel do gestor do varejo conseguir aproveitar cada oportunidade para vender mais, e o Dia dos Pais é uma delas. E, o primeiro passo para conseguir é encontrar formas atrativas para fazer o cliente ir até a sua loja, como utilizando textos persuasivos e criativos. Assim, com as campanhas e os textos certos, você…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Varejo 4.0: entenda a influência do mundo digital nesse conceito!

O mundo digital é o oxigênio do Varejo 4.0. Entretanto, ainda que a tecnologia seja o grande destaque nos eventos e lojas modelo, é a experiência do cliente, ou seja o customer experience, o verdadeiro foco dessa revolução no atendimento ao consumidor. O varejo nunca mudou tanto quanto nas últimas décadas. Produtos e serviços que…

Por Nayara Santos em 30.03.2020

Confira 9 dicas de como aumentar as vendas online e se destacar

É importante que os proprietários ou gestores de estabelecimentos comerciais saibam como aumentar as vendas online no negócio. Isso se justifica pelo fato de esse tipo de comercialização ser cada vez mais popular e ter demanda no mercado. A recente pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, é um exemplo disso. Para evitar a proliferação…

Por Nayara Santos em 22.04.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos