Qual a importância da  programação musical?

A programação musical é a seleção um grupo de músicas que pertençam a um mesmo universo. Esta ferramenta do marketing sensorial, assim como o cheiro, identidade visual e outros visa conferir uma assinatura para cada marca.

Como a programação musical está focada em ambientes comerciais, a trilha sonora é muito importante para compor uma atmosfera e transmitir ao cliente o clima da marca. Esta seleção é resultado de uma cartela de músicas que foram escolhidas para passar essa sensação, nada tendo a ver com o que toca no rádio.

É resultado de um estudo baseado no tempo de permanência do cliente dentro da loja, e que impressão temos que causar sensorialmente (antenados, calmos, sofisticados e  etc), a música é um fator decisivo, pois a sonoridade tem de ser concordante com o ambiente, produtos e principalmente: Criar um conceito para quem entra nas unidades.

Ao atendermos determinado cliente, nosso discurso deve adaptar-se à ele. Como não conseguimos criar uma música para cada tipo de cliente, nos baseamos em uma seleção de gêneros musicais que possam agradar à grande maioria da clientela, criando uma atmosfera agradável a todos (equipe de venda e público) gerando mais lucro e comissões por venda, e ao mesmo tempo mantendo um ar dinâmico e bem conceitual, focando cada vez mais na marca.

Insights para entender a importância da programação musical

Para desenvolvermos este conceito de forma bem lúdica, imaginemos que a loja é um cenário, com iluminação cuidada, cor e objetos cenográficos, que as roupas sejam o figurino e que e os acontecimentos sejam um texto. Só fica faltando a trilha sonora, não é?

A programação musical é criada para uma marca, e é claro que toda marca é feita de pessoas. As personalidades das pessoas são tão diferentes, que seria quase impossível agradar a todas com a mesma música!

Por isso, nossa tarefa é selecionar gêneros musicais que sejam adequados à marca, à clientela e que ainda incentive a equipe de vendas.

Serviço especializado em programação musical no Brasil

Gostou das informações acima, mas não sabe como aplicar ao seu negócio? Fique tranquilo, conheça agora o ListenPlay, serviço de Rádio Indoor e Music Branding personalizado da ListenX para pequenas e grandes empresas. Você pode testar por dez dias gratuitamente:

ListenPlay Experimentar

CONTEÚDO VIP

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *