Por Nayara Santos em 31.01.2020

Aprenda a melhorar a experiência do cliente na hora da compra!

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Em um cenário em que muitas empresas não se importam com a experiência do cliente ou customer experience, a maior parte dos usuários realmente se impressionam quando um bom serviço é prestado e o recomendam para outras pessoas.

Contudo, a experiência no momento da compra, que envolve diferentes fatores, como atendimento, ambiente, entre outros, é crucial para que o cliente retorne ou faça recomendações do estabelecimento. Contudo, a grande questão é: como fazer isso?

Se você deseja ter uma experiência recompensadora ao melhorar a experiência do cliente em sua empresa, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e descubra como aumentar as suas vendas fidelizando clientes e recebendo indicações!

Entenda as necessidades do cliente

O primeiro passo é, sem dúvidas, entender as necessidades do cliente, afinal, você precisa saber o que ele precisa e deseja para que seja possível atender às suas expectativas. Nesse sentido, lembre-se que escutar os próprios usuários é fundamental para melhorar a qualidade de um negócio.

Para descobrir o que o seu cliente deseja, o ideal é ouvir atentamente quais são as suas dúvidas e reclamações. Para tanto, o empresário pode contar com feedbacks a fim de melhorar itens que, até aquele momento, não tinham sido notados pela equipe.

Ao buscar ouvir os clientes e corrigir os problemas ou implementar as soluções, os consumidores devem perceber as mudanças e, consequentemente, devem ajudar na divulgação da marca em razão da boa experiência oferecida.

Utilize soluções tecnológicas

Hoje em dia, apesar de muitos empreendedores ainda não utilizarem esse recurso, as soluções tecnológicas são capazes de melhorar de maneira considerável a experiência do cliente.

Quando se tem um grande número de clientes sabemos que pode ser difícil dar a devida atenção a cada um deles, especialmente em momentos delicados depois da venda (como quando o produto adquirido apresenta algum defeito).

Contudo, até mesmo a etapa depois da venda ainda caracteriza a experiência do cliente e quando não é prestado um bom suporte, é comum que haja uma repercussão negativa sobre a empresa por parte do consumidor.

Para ajudá-lo nesse momento é possível utilizar ferramentas tecnológicas, como chatbots —robôs que conseguem tirar as dúvidas mais simples dos clientes em canais de comunicação como Whatsapp, Telegram e Messenger.

Os chatbots conseguem facilitar e melhorar a experiência do cliente, uma vez que conseguem esclarecer dúvidas relacionadas ao produto e responder sobre detalhes técnicos.


Dessa maneira, a equipe de colaboradores deve receber muito menos chamados, uma vez que as perguntas genéricas são respondidas pelo robô, e consequentemente conseguem oferecer um atendimento personalizado e com mais qualidade em dúvidas e problemas mais específicos.

Invista na melhora do ambiente

Um ambiente acolhedor é capaz de fidelizar o cliente e até mesmo faz com que o consumidor passe mais tempo na loja do que ele pretendia ficar inicialmente, uma vez que temos vontade de permanecer por mais tempo em um local acolhedor.

No entanto, a situação contrária também pode correr, afinal, um ambiente desagradável também é capaz de fazer com que o cliente vá embora sem consumir o que ele desejava, apenas porque queria sair daquele espaço desconfortável o mais rápido possível.

Além disso, quando você oferece um ambiente confortável e acolhedor o cliente passa a priorizar o seu estabelecimento em vez de frequentar o dos concorrentes, uma vez que a tendência é que o consumidor favoreça o estabelecimento que oferece um serviço diferenciado.

É justamente nesse momento, quando o cliente passa a consumir de forma contínua em um determinado empreendimento em detrimento de outros, que é possível dizer que ele é fiel.

Promova o treinamento dos vendedores

O primeiro contato do cliente com o seu empreendimento, em geral, ocorre por meio do vendedor — a pessoa que representa a sua marca no dia a dia. Um bom profissional deve fazer o máximo de esforço para que o cliente se sinta bem atendido e adquira o produto ou serviço.

Oferecer um bom atendimento e um contato íntimo e respeitoso é uma das melhores maneiras de deixar o cliente satisfeito com os produtos e serviços oferecidos e, ainda, de fidelizá-lo.

Contudo, para colher esses frutos é preciso que a equipe de colaboradores esteja capacitada e treinada para atender a todos os tipos de demanda (inclusive sugestões e reclamações) sempre de maneira educada, cordial e respeitosa.

Muitos vendedores não recebem o treinamento adequado e, por essa razão, não sabem representar a marca da maneira que o empresário deseja. Assim, promover o treinamento dos vendedores para que eles saibam como proceder é primordial para que a sua empresa adquira uma grande vantagem competitiva em razão do bom atendimento que oferece.

Faça pesquisas internas sobre o assunto

Fazer pesquisas internas para descobrir a respeito da experiência do cliente é sempre importante, tanto antes quanto depois de colocar em prática as dicas que apresentamos.

É importante fazer esse tipo de pesquisa para ter conhecimento a respeito do nível de satisfação do seu público a fim de descobrir quanto o cliente está propenso a consumir o seu produto ou serviço novamente e recomendá-lo a um conhecido, afinal, somente realizando esse tipo de pesquisa é possível obter informações verdadeiras e mais precisas a respeito da verdadeira experiência do cliente.

Além disso, é possível fazer uma métrica para comparar o nível de satisfação dos consumidores antes e depois de implementar as dicas que apresentamos para conferir como a experiência do cliente é importante.

Essa pesquisa pode ser feita, por exemplo, por meio de breves questionários em que visam classificar, em uma escala de 0 a 10, qual é o nível de satisfação do cliente com relação aos produtos e a empresa, em geral. Por fim, depois de receber as notas, as classifique e faça comparativos a fim de descobrir em quais pontos ainda é possível melhorar.

Agora que você já terminou a leitura do post, deve ter percebido a importância da experiência do cliente, uma vez que ela é capaz de fidelizar os consumidores e fazer com que eles divulguem a marca. Dessa maneira, lembre-se sempre que se trata de um investimento vantajoso que oferece mais visibilidade para a empresa e, consequentemente, aumenta os seus lucros!

Se você gostou do post, se inscreva na newsletter para receber os novos conteúdos!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Relacionamento com o consumidor: entenda a importância para seu negócio

A construção de um sólido relacionamento com o consumidor vem se tornando uma espécie de “fórmula mágica” para empresas de todos os tamanhos se destacarem nos mais variados segmentos. Inclusive naqueles que outrora eram considerados inalcançáveis para os pequenos negócios. O maior exemplo do Brasil certamente são as fintechs, startups focadas em serviços financeiros. Apostando…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como funciona o NPS no varejo? Saiba mais sobre o assunto!

Em muitos negócios, é bem difícil apontar exatamente qual é a qualidade do seu processo de atendimento. Por mais que você possa avaliar os resultados de vendas, há outras coisas que entram em jogo, as quais não são tão fáceis de medir. Por isso é cada vez mais importante fazer a aplicação do NPS no…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

12 ações para melhorar o atendimento ao cliente rapidamente

Em tempos de crise na economia, os consumidores tendem a adotar uma postura mais desconfiada, levando em consideração cada detalhe na hora de decidir pela compra. É em momentos como esse que as lojas de varejo se vêem obrigadas a desenvolver ações para melhorar o atendimento ao cliente. Essa até pode ser uma forma de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Dicas sobre atendimento ao cliente, confira!

Se você chegou aqui, isso significa que está atrás de dicas sobre atendimento ao cliente. Esse é um ponto extremamente importante no varejo, já que um bom atendimento tem o poder de fidelizar os clientes e até mesmo converter vendas que poderiam estar perdidas sem a devida atenção.  Mesmo com tamanha importância, é bastante comum…

Por Nayara Santos em 30.11.2021

Padronize a experiência dos seus clientes

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento. Diferentes ferramentas podem…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Aprenda a melhorar a experiência do cliente em 5 passos

Conseguir melhorar a experiência do cliente é importantíssimo para você ter clientes fiéis e satisfeitos com a sua loja. Ou seja, são clientes que além de voltar a comprar com você, eles ainda podem se tornar disseminadores voluntários da sua marca. Entretanto, por mais importante que seja esse assunto, muitos varejistas ainda o negligenciam. Portanto,…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Aromatização de ambientes: como pode melhorar a experiência do cliente?

Imagine a seguinte situação: você entra em um estabelecimento comercial e logo um aroma suave penetra por suas narinas, fazendo com que você feche os olhos por um momento para senti-lo melhor. A experiência é tão agradável que dá vontade de permanecer mais um pouco no local, não é? É essa sensação que a aromatização…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos