Por Nayara Santos em 31.10.2023

Qual o melhor estilo musical para minha loja?

Por Nayara Santos em 31.10.2023

É natural que os varejistas que possuem som ambiente na loja se perguntem qual é o melhor estilo musical para o seu estabelecimento, certo? Afinal, a música é uma poderosa ferramenta para melhorar as vendas e conquistar clientes.

Não apenas a audição é um dos primeiros sentidos que desenvolvemos, mesmo antes de nascer, ela também está presente em muitos momentos da vida de qualquer pessoa, sejam eles tristes ou felizes. E se ela pode despertar sentimentos e nos fazer reviver momentos da nossa vida.

Isso mostra que a música pode ser uma poderosa aliada da sua loja, ajudando a se conectar com os clientes, a oferecer uma experiência de compras melhor e a fidelizar os seus consumidores. Entretanto, para que essa estratégia funcione você precisa escolher as músicas certas. 

Mas, não basta apenas reproduzir qualquer melodia no seu estabelecimento. A escolha da trilha sonora deve ser feita de modo planejado, de acordo com o ambiente de compras que você quer oferecer aos seus consumidores e com o gosto musical deles.

Neste artigo vamos te ajudar a responder à pergunta sobre qual é o melhor estilo musical para a minha loja. Venha com a gente e encontre o estilo musical para o seu estabelecimento. Boa leitura!

Benefícios da música para loja

Disponibilizar música em uma loja faz parte da sua estratégia de marketing, mais precisamente do marketing sensorial. Ou seja, através do estímulo da audição, você oferece um ambiente de compras mais agradável para os clientes. 

Em linhas gerais, o som ambiente pode te auxiliar em diferentes pontos, tais como:

  • Aumentar o tempo de permanência na loja;
  • A percepção dos consumidores com relação à marca;
  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar o movimento no estabelecimento;
  • Melhorar a produtividade da sua equipe;
  • Aumentar o número de indicações;
  • Fidelizar os consumidores, dentre outros.

Neste infográfico você encontra mais informações sobre como a música pode influenciar os resultados da sua loja. Faça o download agora mesmo, é gratuito!

Além disso, a música ainda te ajuda a se diferenciar da concorrência, criar um ambiente de compras único e que encante e conquiste o consumidor. Ao ser utilizada com outras estratégias de marketing, como a decoração e o lançamento de novos produtos, você poderá oferecer uma experiência de compras única para os seus clientes.

Estilo musical ideal para a minha loja

A primeira coisa que precisamos falar é que o estímulo musical ideal para a sua loja não é necessariamente o mesmo que o seu, dos seus sócios ou o de seus funcionários. Lembre-se, estamos falando de uma marca, que possui a sua própria identidade e tem como objetivo atrair um determinado público-alvo.


Portanto, a música precisa conseguir se conectar com o cliente e passar a mensagem certa para eles. Desta forma fica claro que não há uma receita de qual é a música ideal para cada estabelecimento, para escolher a trilha sonora é preciso fazer uma análise de diferentes fatores e é isso que vamos te ensinar a seguir.

Analise o seu segmento do mercado

Uma das formas de acertar no estilo musical para a sua loja é analisando em detalhes o seu ramo de atuação. O que significa olhar para os seus concorrentes e ver o que eles estão fazendo. 

A análise do seu segmento também serve para que você saiba o que a concorrência vem fazendo. Afinal, um dos intuitos de ter a música na loja é oferecer um ambiente de compras único aos clientes e, se a sua loja fizer o mesmo que a concorrência, você corre o risco de ser confundido.

Para entender o que o seu concorrente faz, o ideal é que você faça uma visita a algumas lojas. Ao entrar no ambiente fique atento ao estilo musical e ao ritmo das músicas reproduzidas. Mas, preste atenção também na iluminação, no cheiro que há no local, na forma como os vendedores se vestem, na decoração e no layout da loja. 

Todos esses detalhes compõem o ambiente e contribuem para reforçar a imagem da sua marca e para criar a atmosfera perfeita para os clientes. Avaliando o seu segmento, será mais fácil adaptar e criar uma playlist adequada

Essa, na verdade, é uma etapa essencial para se ter êxito não apenas com o uso da música, mas para qualquer outra ação de marketing que você vá realizar. Isso não é cópia, é inspiração!

Saiba qual a mensagem que a sua marca quer passar

O estilo musical reproduzido na sua loja ajuda a reforçar a mensagem que a sua marca quer passar, e a criar uma identidade sonora para ela. Ou seja, os clientes podem passar a reconhecer a sua marca apenas pelas músicas, mesmo que ele esteja em outro ambiente.

Assim, ao ouvir uma música que tenha o mesmo nível de energia ou as mesmas músicas, ele será transportado automaticamente para o momento de compra. Por isso é fundamental garantir que ele tenha uma boa experiência e deixe a loja com uma boa impressão.

Basta imaginar que uma loja de roupas esportivas, então o ideal é reproduzir uma playlist com um alto nível de energia, que deixe as pessoas mais dispostas a fazerem exercícios. Músicas eletrônicas são a melhor opção nesse caso, e você também pode incluir os hits do momento.

Por outro lado, se a sua loja de roupas sociais, então o ideal é utilizar músicas mais calmas, por exemplo, jazz. Afinal, esse é um ambiente mais sóbrio e a música deve combinar com ele.

Nestes dois exemplos a música ajudou a reforçar a mensagem que a marca quer transmitir. Fazendo com que o cliente se conecte com aquela atmosfera e fique mais disposto a comprar os produtos. 

Conheça o seu público-alvo

Você já deve estar cansado de saber que o seu público-alvo deve ser bem definido, seja na hora de preparar o seu plano de negócio ou ao longo da vida da sua empresa. Afinal, tudo precisa estar em acordo com o estilo do seu público, para poder gerar vendas e conquistar novos clientes.

Em um primeiro momento, você irá definir o sexo, idade e região onde os clientes residem. Ao longo do tempo, e com a empresa já em operação, é essencial retomar essa análise e coletar mais informações das pessoas que frequentam o estabelecimento.

Isso significa que é importante conhecer quais são os seus hobbies, se eles têm família, filhos, tipo de trabalho e, claro, o gosto musical deles. Mas, falaremos sobre esses pontos a seguir.

A personalidade

Cada pessoa traz uma personalidade única, mesmo assim é possível encontrar algumas semelhanças entre o grupo de pessoas que frequentam a sua loja. Inclusive, esse pode caracterizar um determinado nicho a ser trabalhado.

Analise a personalidade dos integrantes de seu público-alvo, verifique se são pessoas mais propensas a agir por impulso ou se pensam muito antes de decidir algo. Isso será fundamental para trabalhar a música ambiente de seu estabelecimento, além de outras estratégias de marketing.

O modo de pensar e de agir

A forma como o seu público pensa e age interferirá na escolha das músicas. Por exemplo, se a sua loja possui um público mais tradicional e familiar, certamente não gostará de comprar seus produtos em uma loja com músicas mais populares e com determinados tipos de apelo.

Já nas lojas em que há um público mais liberal, algumas letras de músicas certamente não serão motivo de incômodo para seus clientes. Ainda, em uma loja de produtos infantis é preciso criar uma playlist que agrade tanto aos pequenos consumidores, como aos adultos, que são os tomadores de decisão no momento das compras.

O gosto musical

E para definir de vez qual o melhor estilo musical para sua loja, investigue o gosto de seus clientes. É possível realizar uma pesquisa de mercado para aprofundar essa questão. Com uma análise minuciosa, você terá em mãos todos os pontos importantes para criar uma playlist matadora e adequada para seu público-alvo.

Neste caso, é possível conversar tanto com os clientes fiéis da sua loja, e entender qual é o tipo de música que mais agrada, como com aqueles que já frequentaram a sua loja e que não compram a algum tempo. Assim, você pode entender se há algo que pode ser feito para conquistar esse cliente, e para manter os clientes fiéis encantados.

Nível de energia da playlist

Outro ponto importante que deve ser avaliado na hora de escolher o estilo musical é o nível de energia que ele vai trazer para a sua loja. Esse é um fator importante, já que, ao longo do dia, os clientes podem precisar de um ambiente mais tranquilo, ou então de um local com um nível de energia mais alto.

Por exemplo, nas primeiras horas da manhã é natural que as pessoas que não queiram ouvir músicas muito agitadas, já que isso pode deixá-las ansiosas para o restante do dia. Por outro lado, no final do dia, as músicas com maior nível de energia podem ser uma boa pedida. Entretanto, em alguns casos os clientes podem estar cansados e preferirem uma música mais calma no final do dia.

Neste caso, o mais importante é entender qual é o nível de energia da playlist da sua loja, sempre pensando no ambiente que você quer oferecer e no que os seus clientes gostam de ouvir. Assim, você não vai errar e ainda vai conquistar muitos resultados positivos para a sua loja.

Teste a sua playlist regularmente

Após a definição do estilo musical da sua loja, é importante que você mantenha o controle de qualidade da sua playlist. De tempos em tempos, pergunte aos seus clientes o que eles acham das músicas tocadas na sua loja. Isso te dará uma noção de quais aspectos você está acertando e de quais você precisa melhorar.

Inclusive, analisar as estratégias de marketing implementadas devem ser uma das suas prioridades como gestor. Afinal, é desta forma que você vai aprendendo o que funciona para a sua loja e com os seus clientes. Sem falar que, quando essa análise é feita de modo planejado, você consegue avaliar as primeiras reações e, até mesmo, mudar de estratégia se for necessário.

O mais importante neste caso é não ter medo de errar. É natural que algumas abordagens funcionem melhor do que outras e conhecer quais são elas é essencial.

Inclua playlists sazonais

O varejo possui inúmeras datas comemorativas e incluir playlists pensadas exclusivamente para cada uma delas pode ser um grande diferencial. Afinal, você planejou a decoração do ambiente, as ofertas para o período, então por que não incluir uma playlist temática?

Neste caso ela irá atuar como uma ferramenta de integração entre as demais ações realizadas na loja. Duvida? Então pense numa loja toda decorada para o Natal, mas quando você entra no estabelecimento escuta os hits mais tocados durante o Carnaval daquele ano.

Não há nenhum problema com as músicas de Carnaval, mas esse talvez não seja o melhor momento para utilizá-la. Por outro lado, se as músicas forem de Natal, você conseguirá criar uma atmosfera diferenciada para os clientes fazerem compras.

Não perca tempo, conte com quem entende de música para negócios

Determinar qual é o estilo musical ideal para a sua loja pode parecer bastante complicado, afinal, são muitas análises e talvez você nem tenha tempo suficiente para se dedicar a esse tema. Justamente por isso, você pode contar com a ajuda da Listenx, uma ferramenta de marketing completa para a sua loja.

Ela é pioneira no ramo de música para negócios no Brasil. Você terá à sua disposição mais de 100 playlist criadas pelo nosso time de especialistas em música com os mais diferentes ritmos e níveis de energia. Além disso, caso você queira, ainda podemos criar uma playlist exclusiva para a sua marca.

Outra grande vantagem é que você terá acesso a diversos anúncios pré-gravados, podendo ainda criar os seus próprios anúncios, gravá-los com o auxílio do locutor virtual e reproduzir imediatamente na loja. 

Chega de ficar quebrando a cabeça e venha conhecer o nosso time! Estilo musical certo e clientes satisfeitos é só com a Listenx. E aí, achou as nossas dicas úteis para escolher o melhor estilo musical para sua loja? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Guia Completo sobre Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa

A música tem um papel fundamental em muitas culturas pelo mundo, bem como é um dos elementos mais importantes em muitas celebrações. Então, porque não torná-la também uma peça essencial na sua loja e para a sua marca? Esse é justamente o papel do audio branding. Ainda não conhece em detalhes o audio branding, não…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Música ambiente para cafeteria: saiba como escolher certo

Veja as dicas sobre ter uma música ambiente para cafeteria e entenda mais sobre o assunto!

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

 Você provavelmente já ouviu falar em Sound Branding e Music Branding, não é mesmo? Mas será que você entende a diferença entre eles e como podem ser aplicados no seu negócio? Ou ainda, conhece a importância que ter um sound branding e um music branding pode fazer para a sua empresa? Se você respondeu…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Playlist para loja: 9 dicas para montar a melhor playlist

 Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e causar sensações. A melodia presente em um comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e beber guaraná; o badalar dos sinos que tocam ao passar de um…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

7 estratégias de marketing inspiradas pelo mundo da música!

Inspirar e motivar pessoas são alguns dos principais fundamentos e estratégias de marketing existentes. Interligar aquele que tem uma necessidade ao produto ideal é muito mais eficiente quando isso acontece de forma fluida e a partir de ambos os lados.  A boa notícia é que existem ferramentas que as estratégias de marketing podem utilizar para…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Qual a importância da programação musical?

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada. Mas, para isso, não…

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Trilha Sonora para Lojas: Descubra como montar uma!

 Há uma série de fatores subjetivos que influenciam o ambiente de compras e os resultados obtidos. Mesmo porque, um estabelecimento de sucesso não é aquele que simplesmente tem os preços mais acessíveis ou uma vitrine mais arrumada. A trilha sonora da loja é um desses fatores, entretanto, muitas vezes ele ainda passa despercebido pelos…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Como Aumentar as Vendas com Músicas

Saber como aumentar as vendas da sua loja com música, pode ser uma reviravolta para a sua empresa. Isso porque, por mais que muitos estabelecimentos do varejo tenham som ambiente, seus gestores nem sequer desconfiam do poder que têm em mãos, e do potencial que podem não estar aproveitando. Afinal, a música, quando escolhida da…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos