Por Nayara Santos em 30.11.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos. 

Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é possível tornar um ambiente mais agradável e influenciar o humor e o comportamento das pessoas neles. Portanto, essa é uma ferramenta poderosíssima para ter na sua loja.

Existem diferentes formas de se estimular cada sentido, e neste artigo trataremos exclusivamente sobre a audição. Por mais fácil que possa parecer, encontrar a playlist ideal nem sempre é fácil, já que diversos fatores devem ser levados em consideração para que essa estratégia funcione. 

Por isso, não é incomum que a música tocada na loja seja aquela que o dono ou os funcionários gostam. Esse é um erro gravíssimo que pode comprometer o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, criamos esse artigo para te dar todas as dicas necessárias para que você escolha a música ideal para o seu público e para a sua empresa. Você não vai querer perder a oportunidade para melhorar a experiência de compras dos seus clientes, não é mesmo? Então vem a com a gente!

Como a música pode influenciar a compra?

Quando entramos em um lugar agradável, nem sempre conseguimos identificar o que tem ali que faz com que a gente se sinta bem, não é mesmo? Geralmente esse é o resultado de uma combinação de diferentes elementos, tais como o som, o cheiro, o tato e o visual. 

Este pode ser o caso de uma loja que tenha uma música agradável em um volume adequado, uma leve aromatização ambiente, com boa iluminação, produtos disponíveis para que o cliente possa pegá-los e conferir as características de perto. Tudo isso contribui para deixar o ambiente agradável e fazer com que o cliente se sinta confortável e acolhido.

Como neste artigo estamos tratando da escolha da música ideal para o seu público, vamos explicar melhor como ela é capaz de influenciar o comportamento do consumidor. Mas, se você quiser conferir de perto como implementar essa estratégia na sua loja, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Aumentando o tempo de permanência na loja

Uma trilha sonora bem alinhada com o perfil da loja e as preferências do público não é muito mais do oferecer ao cliente uma experiência sensorial agradável. Ela também convida os clientes a explorarem mais, descobrindo produtos e detalhes que podem ter passado despercebidos em uma visita apressada.

Melhorando as vendas

 A música certa não apenas prolonga o tempo de permanência do cliente na loja, como também atua como um poderoso catalisador para impulsionar as vendas. Afinal, quando os clientes se sentem mais confortáveis e imersos no universo da marca, a probabilidade de explorarem mais produtos e, consequentemente, efetuarem compras, aumenta significativamente. 

Criando conexão com os clientes

Cada vez mais os consumidores querem se relacionar com marcas que possuem os mesmo gostos, posicionamento e valores que eles. Neste caso, a música desempenha um papel crucial, ajudando na construção de uma conexão autêntica entre a marca e o cliente. Com a playlist certa, você terá uma atmosfera que não apenas reflete os valores da marca, mas também evoca sentimentos que ficam gravados na memória do cliente.

Influenciando o ritmo de compras

A escolha estratégica da trilha sonora tem um impacto notável no ritmo de compras dos clientes nas lojas. Ritmos mais acelerados podem estimular compras impulsivas, enquanto melodias mais suaves podem desacelerar o processo, encorajando decisões mais ponderadas. 

Você também pode trabalhar o nível de energia da playlist para acelerar ou reduzir o ritmo das compras. Playlists mais energéticas podem ser ideias para os horários de maior movimento da loja, enquanto playlists mais tranquilas podem te ajudar a relaxar o cliente e aumentar o tempo de permanência na loja.

Como encontrar a música ideal para meu público?

Entretanto, não basta simplesmente reproduzir qualquer música para que o cliente se sinta bem. Muito pelo contrário, encontrar a música ideal para o seu público exige atenção e conhecimento. Veja a seguir o que você deve levar em consideração para essa escolha.

Encontre a identidade musical da sua marca

O primeiro passo para ter a música ideal na sua loja é entender qual é o tipo de atmosfera que você quer que os clientes sintam quando eles entram na sua loja. Por isso,vamos fazer um pequeno e rápido exercício. 


Feche os olhos e tente entender a atmosfera que sua loja transmite atualmente. Ele é descontraído, sério, aconchegante, frio, moderno, tradicional, clássico? Essa atmosfera combina com a proposta da sua marca?

Imagine que você possui uma loja de calças jeans que tem como principal objetivo levar a última moda aos clientes. Entretanto, as músicas tocadas na loja são eletrônicas dos anos 80. Modernidade e anos 80 provavelmente são duas características que não combinam. Ficou claro que a música não reflete a modernidade das roupas vendidas, certo?

Por isso, é preciso entender qual é a identidade da sua marca, que tipo de clima você quer oferecer aos consumidores e levar isso em consideração na hora de escolher qual é a música que será reproduzida na loja. Para saber mais sobre como encontrar a identidade sonora da sua loja, confira o nosso e-book gratuito Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

Verifique a opinião do seu cliente

Estamos falando sobre a música ideal para o seu público, portanto, a opinião dos clientes também deve ser levada em consideração na hora de criar a playlist. E, a melhor forma de saber o que os clientes gostam é perguntando diretamente para eles se a trilha sonora da loja é agradável.

Essa pode ser uma pesquisa rápida, realizada pelo vendedor durante o atendimento, ou mesmo no momento em que o cliente está efetuando o pagamento. Apenas lembre-se de tomar notas, afinal, essa informação pode ser utilizada para comparar se a mudança na trilha sonora agradou ou não.

Mas, voltando à realização da pesquisa, você também pode convidá-lo para participar e fazer outras perguntas mais elaboradas, diga que é rápido e que a intenção da loja é melhorar o atendimento. Geralmente os clientes não se importam de responder essas pesquisas, entretanto, é fundamental deixá-lo confortável para recusar a participação. 

Uma forma de incentivar os consumidores a responderem a essas pesquisas é oferecendo algo em troca. Pode ser um brinde ou um cupom de desconto para a próxima compra. O ideal é que seja algo que seja atrativo para o seu público.

Entenda o movimento da loja

O próximo passo para escolher a música ideal para o seu público é fazer uma análise detalhada da movimentação na loja ao longo do dia. Provavelmente existem alguns momentos em que o número de clientes é maior, enquanto em outros poucos clientes entram na loja.

Ainda, ao longo do dia o perfil dos clientes também pode variar. Pode ser que os clientes que vão à sua loja no final do dia que eles estão saindo do trabalho e a caminho de casa, e eles estejam mais cansados ou com mais pressa. Isso pode exigir uma trilha sonora mais agitada para dar uma melhorada no nível de energia deles.

Por outro lado, os clientes que frequentam a loja no meio da tarde, geralmente estão mais calmos e têm um pouco mais de paciência para olhar mais produtos disponíveis na loja. Neste caso, uma trilha sonora mais tranquila pode ser a melhor pedida.

Conhecer esses diferentes perfis de clientes que frequentam o estabelecimento permitirá que você escolha as melhores playlists para cada momento do dia. Assim, você conseguirá agradar a diferentes personas que frequentam o seu estabelecimento.

Vale a pena mencionar que a música é capaz de modificar o comportamento dos clientes. Portanto, se você quiser deixar o ambiente mais tranquilo para aquele cliente mais agitado, se acalme. Ainda, é possível acelerar o ritmo das compras nos horários de pico. Tudo dependerá de qual ambiente você quer criar para os clientes.

Analise a concorrência

Se você quiser ganhar uma vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes, então você precisa ficar de olho no que eles estão fazendo. Além disso, uma visita a uma loja da concorrência também pode servir de inspiração para as ações que você irá tomar.

Por isso, a nossa recomendação é que você vá até a loja do concorrente como um cliente. Ao entrar no ambiente preste atenção à música que está sendo reproduzida e qual tipo de sensação ela desperta em você. 

Inclusive, você pode ir além disso, e procurar descobrir quais são as outras estratégias de marketing que eles estão utilizando para deixar aquele ambiente mais convidativo para o consumidor. Assim, você saberá exatamente qual o tipo de desafio você estará enfrentando e, acredite, o seu concorrente provavelmente faz isso com a sua loja também.

Qual o volume ideal para a música na loja?

De nada adianta ter uma trilha sonora sob medida para os seus clientes, se o volume utilizado não for o correto. Mas, isso deverá ser determinado para cada espaço da loja e para cada unidade.

Lembre-se que algumas pessoas são mais tolerantes à música alta, do que outras. Por exemplo, se você atua em um comércio voltado para o público jovem, pode experimentar o som mais alto já que essa faixa de idade costuma estar acostumada a ir a festas e baladas, onde o som é bastante alto.

Por outro lado, o público mais adulto, costuma preferir ambientes mais calmos e tranquilos. Além disso, a música baixa combina mais com essa ideia e faixa etária. Mas isso também não é regra. O segredo é sempre entender o seu público, e adotar as suas preferências.

Vale lembrar que mesmo que a decisão seja pela música alta, não se esqueça de que é importante que os clientes possam ouvir os vendedores sem precisar gritar. Além disso, os vendedores também precisam ficar confortáveis no ambiente de trabalho deles e a música alta demais, o tempo todo, pode vir ser um incômodo.

A minha equipe de vendas também será influenciada pela música?

Sim, com certeza! Todas as pessoas que estão no ambiente podem ser influenciadas pela música. Provavelmente você já deve ter conversado com alguém que afirma conseguir se concentrar melhor quando está ouvindo um determinado estilo musical, enquanto outras afirmam que determinados estilos auxiliam na criatividade.

Assim, quando você for criar a playlist ideal para o seu negócio, inclua também a opinião dos vendedores. Claro que você precisa manter-se fiel à sua marca e à sensação que você quer transmitir para os clientes. Mas, se você não tiver funcionários produtivos e satisfeitos trabalhando para você, os resultados podem ficar comprometidos.

Além disso, é preciso lembrar que a sua equipe de vendas passa a maior parte do dia na loja, ou seja, a playlist precisa ajudá-los ao invés de atrapalhá-lo. Por exemplo, playlists curtas, com poucas músicas, correm o risco de ser repetitivas e acabar desmotivando a sua equipe.

Veja o nosso e-book 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho para melhorar a produtividade da sua equipe de vendas.

Que tal contratar uma empresa especializada para ter a música ideal na sua loja?

Como você deve ter percebido, a criação de um identidade sonora para a sua empresa pode ser bastante desafiadora. Entretanto, essa não é uma tarefa impossível. O que acontece é que alguns gestores do varejo optam por criar as playlists sozinhos e é aí que os problemas começam.

Afinal, o tempo é o nosso bem mais escasso e não podemos desperdiçá-lo. Entender como montar a playlist ideal pode demandar muito tempo, coisa que praticamente nenhum empreendedor tem de sobra.

Por isso, a melhor forma de acertar na escolha da playlist e já conquistar bons resultados é com a ajuda de quem entende de música para negócios: a Listenx.

Ela é uma ferramenta de marketing completa que ajuda oseu negócio a venderem mais e a impulsionar os resultados através da música e da comunicação. Com ela você terá mais de 100 playlists, todas prontas para serem reproduzidas a qualquer momento na sua loja.

Com autonomia, você poderá combinar a melhor playlist para cada público e para cada horário do dia. Além disso, as músicas podem ser reproduzidas offline, ou seja, não precisa se preocupar com os gastos de internet ou sobrecarga na rede.

A Listenx também permite que você crie anúncios personalizados que podem ser veiculados ao longo da programação musical. Assim você divulga ofertas, novidades da loja, promoções e sorteios para os clientes que estão na loja. 

Achou interessante? Não perca a oportunidade, veja a seguir como solicitar um teste gratuito e conferir os resultados que a música ideal poderá trazer para o seu negócio. Para mais artigos, acesse o nosso blog e confira outros artigos.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música para Consultório Dental: Descubra a Importância

Quer saber como escolher a melhor música para consultório dental? Confira este artigo e descubra os detalhes!

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Música para loja: melhore a experiência do cliente

 Já parou para pensar na importância que a música pode ter para a sua loja? Se respondeu não, então este texto é para você. A música é um elemento que pode mudar completamente o ambiente da sua loja, a experiência que os clientes terão e como eles enxergam a sua marca. Essa, inclusive, já…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Músicas para vender mais em loja de Surf: estimule o seu cliente

Descubra neste artigo como utilizar músicas para vender mais em sua loja de surf e alcance o sucesso que sempre desejou.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Gosto musical e personalidade: como estão diretamente relacionados?

Provavelmente você já deve ter reparado que existe uma relação entre gosto musical e personalidade, não é mesmo? Se você respondeu essa pergunta com um sim, você está certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no portal de divulgação científica Medical Xpress, demonstrou empiricamente que existem correspondências muito específicas entre…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Direito autoral na música: entenda agora mesmo como funciona o pagamento

Você provavelmente já ouviu falar sobre direito autoral na música. Mais provável ainda que tenha sido durante alguma disputa ou quando processos não acabam muito bem. Principalmente quando se trata de bandas ou cantores famosos. Mas, o que isso tem a ver com a sua loja do varejo, certo? A resposta é tudo, ainda mais…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Rádio para loja de roupas: entenda como funciona!

A chave para o sucesso de vendas e para a fidelização do público é a mesma em qualquer segmento: a experiência do cliente. Você já deve saber o quanto isso é essencial, mas será que conhece os melhores meios para chegar lá? Por exemplo, com o uso de uma rádio para loja de roupas? Esse…

Por Nayara Santos em 21.07.2020

Saiba como funcionam os aplicativos de música online

A música sempre teve um papel muito importante para os seres humanos. Ela é uma forma de expressão, parte de várias culturas e, claro, uma forma bem simples de entretenimento. Por isso que, graças às novas tecnologias, os aplicativos de música online têm ganhado destaque considerável em todo o mundo. Mas, além de serem uma…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!

 Você sabia que a música é capaz de influenciar a compra e o comportamento do cliente quando ele está na sua loja? Ou então que ao tocar a playlist certa você conseguirá fazer com que o cliente passe mais tempo no estabelecimento, se lembre da sua marca e compre mais? Sim, você pode fazer…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos