Por Nayara Santos em 12.01.2022

Descubra Como Manter a Loja Cheia de Clientes

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Qualquer um que trabalhe com lojas de varejo sabe que manter a loja cheia de clientes é uma grande vitória. Isso se torna ainda mais importante  no momento de instabilidade econômica que estamos vivendo no Brasil e no mundo pós-pandemia. 

Para conseguir alcançar essa grande conquista é preciso desenvolver uma série de estratégias voltadas para seu público-alvo. Ou seja, capazes de atrair a atenção deles e mantê-los interessados na sua loja.

Fazer com que o cliente se sinta valorizado, estimular com que ele permaneça na loja e oferecer um ambiente convidativo são apenas alguns passos para manter a loja cheia. Não sabe por onde começar a desenvolver a sua estratégia para alcançar esse objetivo? Fique tranquilo que nós vamos te dar todas as informações necessárias nesse artigo. Confira!

Benefícios de manter a loja cheia de clientes

Todos nós sabemos que quanto mais tempo um cliente passa dentro da sua loja, maiores são as chances dele realizar uma compra e maior será o seu ticket médio. Muitas vezes, quando abrimos um negócio no varejo, pode acontecer de suas vendas alcançarem um pico e em seguida despencar, o que pode ser bastante preocupante para qualquer empreendedor.

Isso acontece porque é normal que muitos empreendedores foquem em estratégias para atrair clientes para a loja, mas deixem de lado as estratégias de fidelização do cliente. É fundamental que ao planejar as estratégias de marketing para serem implementadas na sua loja você foque nas duas frentes. 


Primeiramente porque isso será sinônimo de economia, já que custa até cinco vezes mais atrair clientes que nunca ouviram falar na sua empresa. Segundo, porque uma vez que o cliente se sinta valorizado, sabe que ali ele será bem atendido, vai encontrar produtos de qualidade e um ambiente de compras agradável, o preço passa a ser um fator secundário na hora de escolher onde fazer as compras.

Quais ações implementar para manter a loja cheia

Confira a seguir quais ações você poderá implementar para manter a loja sempre cheia, você não irá se arrepender!

Ofereça um bom atendimento

O primeiro passo para manter a loja cheia de clientes é oferecer um bom atendimento. Para isso é preciso ter funcionários bem treinados, motivados e alinhados com os objetivos da empresa.

Isso significa que você precisará definir qual o perfil de funcionário será contratado, de quais treinamentos os funcionários precisarão fazer inicialmente e quais serão necessários para reciclagem. Lembre-se que quanto mais conhecimento sobre como atender o cliente e entender quais as necessidades deles, mais preparados estarão os vendedores.

Além disso, desenvolver e praticar uma boa comunicação interna, deixando claro quais são os objetivos da empresa e a importância que cada funcionário tem para que esse objetivo seja alcançado será essencial. Desta forma, todos podem remar o barco para a mesma direção e os funcionários sentirão que fazem parte de algo maior, o que, sem dúvida alguma, os deixará mais motivados.

Crie um ambiente agradável

Oferecer um bom ambiente de compras é outra peça importantíssima na busca por ter a loja sempre cheia de clientes. Afinal, de nada adianta ter um bom atendimento se a loja está suja, cheia de caixas, os produtos bagunçados, uma iluminação ruim, ou até mesmo tiver um cheiro desagradável.

Provavelmente você não ia querer comprar na loja que descrevemos anteriormente, não é mesmo? Por isso é preciso desenvolver estratégias para melhorar a experiência de compras do cliente e oferecer um ambiente único e diferenciado. Dentre as ações que podem ser feitas, podemos destacar:

  • Música ambiente com uma playlist feita exclusivamente para a sua marca;
  • Aromatização da loja;
  • Iluminação adequada para destacar os produtos certos;
  • Produtos organizados nas prateleiras;
  • Vendedores uniformizados;
  • Etiquetas de preços, com destaque para os produtos em promoção;
  • Identificação dos setores;
  • Degustação de produtos para as empresas que trabalham com alimentos.

Fazendo o download gratuito do e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio você vai conhecer todos os detalhes dessa estratégia.

Ouça o que o seu cliente tem a dizer

Conseguir manter a loja cheia de clientes tem muito a ver com oferecer o que o seu cliente busca. Para conseguir fazer isso e desenvolver estratégias sob medida para a sua empresa, você precisa saber como o consumidor vê a sua marca, o que ele considera como pontos fortes e quais os pontos fracos.

Com essas informações em mãos você saberá se está conseguindo transmitir a mensagem correta e, se não estiver, buscar formas de fazer isso. Por exemplo, se você quer que a sua marca tenha uma imagem mais moderna, você precisa investir em formas de comunicação que mostram isso, como utilizar as redes sociais do momento.

Conhecendo os pontos fortes da sua marca, reforce eles durante a comunicação e nas ações de marketing. A sua loja de roupas oferece o ajuste de peças para os clientes? Mostre isso como um diferencial, e que o cliente terá a roupa feita sob medida para ele. Sem dúvida isso atrai muitos consumidores.

Já com relação aos pontos fracos, entenda isso como uma oportunidade para tornar a sua marca ainda melhor e mais forte. Entenda o que está dando errado e busque formas de fazer isso melhor. Sem dúvida alguma você irá encontrar formas de deixar os processos menos burocráticos, mais rápidos e mais confiáveis.

Gostou das nossas sugestões de como manter a loja cheia de clientes? Então acesse o nosso blog e confira muitos outros conteúdos úteis na gestão da sua empresa!

Compartilhe

Você também pode gostar

4 ideias para loja de carros, se inspire

Em mercados competitivos, como as lojas de carros, é fundamental ter boas ideias para conseguir atrair clientes e, porque não, fidelizá-los. Afinal, mesmo que as pessoas não comprem ou troquem de carro com muita frequência, quando elas encontram uma loja confiável, elas irão voltar no futuro e ainda indicar para amigos e familiares. Entretanto, com…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

10 Novidades no comércio varejista para 2024

Ficar por dentro das novidades no comércio varejista para 2024 pode ser o que faltava para que você tenha sucesso com o seu negócio no próximo ano. Afinal de contas, você estará pronto para atender às novas demandas e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores. Sem falar que não será passado para trás…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Como montar uma boa estratégia para vender mais no carnaval?

Conseguir desenvolver estratégias para vender mais no Carnaval é uma excelente forma de tornar a sua loja mais conhecida e fidelizar clientes. Essa é uma das datas comemorativas do varejo que mais fomentam o comércio, estimulando o aumento das vendas.  Afinal, o carnaval é uma das festas mais populares brasileiras mais conhecidas em todo o…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Vender pelo Whatsapp: 5 dicas para aumentar as vendas

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia de vender pelo Whatsapp, dê uma olhada nesses números divulgados pela Revista Exame: são 120 milhões de usuários ativos mensalmente, fazendo com que o Brasil seja um dos países onde o aplicativo é mais popular. Além disso, o Whatsapp é o app mais utilizado entre os brasileiros,…

Por Nayara Santos em 26.11.2019

Confira 7 cases de trade marketing para impulsionar suas vendas

Já ouviu falar de trade marketing e vem aplicando essa estratégia, mas ainda sem sucesso na sua loja? Ou está querendo implementá-lo para conseguir ter resultados melhores? Não importa em qual situação você se encontra, conhecer cases de trade marketing é importante para se inspirar a fim de ampliar as suas vendas.  Contudo, muitas pessoas…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Veja 10 dicas de como apresentar novas ideias para o seu chefe!

Se você chegou até aqui é porque deve ter novas ideias, mas não sabe como apresentá-las para o seu chefe, certo? Então calma que a gente vai te ajudar com algumas dicas.  Ter proatividade é uma qualidade bem vista e bastante valorizada dentro do mundo corporativo. Afinal, pensar em ações para solucionar um problema, trazer…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Entenda de uma vez o que é omnichannel!

É muito comum ler ou entrar em discussões sobre o que é omnichannel e perceber que ainda existem muitas dúvidas e confusões sobre seu conceito. Uma empresa poderia explorar sua omnicanalidade com dois canais de interação com o cliente? É preciso investir em tecnologias para promover ou, para conectar os canais, um sistema único basta?…

Por Nayara Santos em 21.10.2019

Ideias de campanhas para fazer no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando, você sabe que precisa planejar as campanhas para a data, mas as ideias simplesmente não aparecem? Então você veio ao lugar certo. Neste texto vamos te dar algumas dicas de campanhas para você se inspirar e vender mais nesta importante data do varejo. Quanto maiores as chances de lucro,…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

ListenX no A grande Ideia do SBT

Quer ficar por dentro de como a gente funciona? Então você não pode perder essa entrevista do nosso CEO, Alexandre Casanova para o programa ” A grande Ideia ” do SBT. Aqui você vai conhecer um pouco da trajetória da ListenX . Basta clicar aqui para assistir a reportagem completa. Espero que goste. A ListenX é…

Por Nayara Santos em 04.02.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos