Por Nayara Santos em 23.08.2017

Como melhorar a comunicação com cliente no varejo?

Por Nayara Santos em 23.08.2017

A importância da comunicação com cliente

Se você acompanha nosso blog, já deve ter nos visto falar bastante sobre a importância da comunicação com cliente. Quando se trata da comunicação no varejo, essa importância não é diferente.

Nós sabemos que cerca de 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda (dados da pesquisa “A hora certa de ativar o shopper”, realizada anualmente pela Nielsen), então, potencializar a sua comunicação com cliente nessa hora pode ajudar a aumentar suas vendas.

Afinal, 10 campanhas, o melhor preço, ou até as melhores condições de pagamento, não valem de nada se seu cliente não souber que elas existem.

Muitas vezes seu concorrente não tem metade dos seus diferenciais e atrativos, mas ganham os clientes apenas por se comunicar melhor.

Vamos então falar das dicas para melhorar a comunicação com cliente no PDV.

1- Visual Merchandising

Não, ao contrário do que muitos pensam, o visual merchandising não é só um jeito de deixar a loja mais bonita. A sua função vai muito além, baseia-se em fazer aparecer o que a loja tem de melhor ou os produtos que precisam de destaque naquele momento.


Além disso, dispor os produtos de maneira a chamar atenção, despertar interesse e desejo, e comunicar o posicionamento de uma marca através do seu layout e vitrines também estão entre as funções de um profissional de visual merchandising

Ué, mas visual merchandising pode ser considerado comunicação com cliente? Pode sim. Comunicação visual! Afinal, ela direciona os olhos dos clientes para onde você quer e te ajuda a vender mais.

2- Faça bom uso dos materiais de PDV

Faixas de gôndola etiquetas vermelhas ou amarelas, ilhas de produtos promocionais, wobblers, stoppers e etc, são materiais que, se bem utilizados, podem te ajudar a se comunicar com cliente.

O importante nesses casos é saber dosar!

Se você encher a loja desses materiais provavelmente vai virar um carnaval e o seu cliente não saberá para onde olhar. Portanto, selecione o produto e a promoção, trabalhe bem a arte desses materiais tornando a comunicação clara e objetiva.

Certifique-se de causar urgência e acrescentar o famoso Call To Action (Chamada para Ação), como por exemplo “não perca!”, “É só essa semana”, “Compre agora mesmo!”, “Aproveite!”, entre outros. 

Essa estratégia ajudará a chamar a atenção do cliente e ainda fará com que ele sinta que não pode perder essa oportunidade.

3- Tenha uma Rádio Indoor

Uma rádio indoor pode, além de reforçar o posicionamento da sua marca e gerar uma experiência incrível, te ajudar com a comunicação com cliente.

Através de anúncios personalizados para sua loja, você pode atrair os clientes que estão em outra área da loja para o ponto onde estão as promoções ou lançamentos, por exemplo.

Esse tipo de estratégia ajuda a aumentar o ticket médio uma vez que instiga o cliente a olhar e considerar levar coisas que ele não pretendia comprar quando entrou na loja.

Para que essa estratégia dê certo, garanta um parceiro de qualidade que te ajuda a formular o roteiro desses anúncios, além de realizar a produção e locução dos mesmos de maneira profissional e respeitando o posicionamento da sua marca.

Falar na mesma linguagem que o cliente nesse caso é muito importante para criar conexão emocional com eles.

Se seu negócio é popular, sofisticado, jovem ou adulto isso precisa estar claro também em seus anúncios.

Fazendo a junção dessas estratégias, você garantirá que os clientes que visitarem a sua loja estarão sendo comunicados de alguma maneira e começará a ter mais resultados em suas ações, promoções e campanhas.

ListenPlay

A ListenPlay é um serviço desenvolvido pela ListenX, pioneira em ambientação musical e music branding no Brasil.

O serviço conta com uma equipe de profissionais que vão te ajudar a criar seus anúncios com qualidade e respeitando a linguagem dos seus clientes.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como melhorar a experiência do cliente no varejo: 7 dicas essenciais

Saber como melhorar a experiência do cliente no varejo é fundamental para qualquer lojista, pois essa é uma das práticas que mais atraem e retêm clientes. E, como eles estão se tornando cada vez mais exigentes e a concorrência não pára de crescer, cabe à sua empresa fazer de tudo para que sua experiência seja…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Conheça a era da experiência do cliente

Se no passado ter produtos de qualidade e preços competitivos era sinônimo de ter clientes fiéis e satisfeitos, hoje em dia isso já não se aplica mais. Cada vez mais os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam uma experiência de compras diferenciada e única. Dito isso, é evidente que, se a sua marca…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Aprenda a melhorar a experiência do cliente em 5 passos

Conseguir melhorar a experiência do cliente é importantíssimo para você ter clientes fiéis e satisfeitos com a sua loja. Ou seja, são clientes que além de voltar a comprar com você, eles ainda podem se tornar disseminadores voluntários da sua marca. Entretanto, por mais importante que seja esse assunto, muitos varejistas ainda o negligenciam. Portanto,…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

O que é experiência do cliente, descubra agora

Você sabe o que é a experiência do cliente e como implementá-la na sua loja? Sabe o quanto ela pode interferir no volume de vendas e até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, chegou o momento de mudar isso e começar a se destacar da concorrência.  Para…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Tipos de Melhorias no Atendimento ao Cliente da sua Loja

Melhorias no atendimento ao cliente são sempre essenciais em qualquer ramo do varejo. Isso porque são eles, os consumidores, que determinarão o sucesso ou o fracasso de qualquer estabelecimento. De tempos para cá, a exigência por parte de quem busca comprar em lojas aumentou muito, e eles esperam nada menos do que o melhor em…

Por Nayara Santos em 25.04.2018

Como montar uma estratégia de customer experience? Descubra agora mesmo em 5 passos

Saber como montar uma estratégia de customer experience adequada pode trazer inúmeras vantagens para o negócio. O cliente é um bem precioso e requer cuidados para se manter fiel a uma marca. Cada vez mais percebemos um movimento crescente de ações que visam melhorar as percepções e os sentimentos dos clientes, muito além da oferta…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

12 ações para melhorar o atendimento ao cliente rapidamente

Em tempos de crise na economia, os consumidores tendem a adotar uma postura mais desconfiada, levando em consideração cada detalhe na hora de decidir pela compra. É em momentos como esse que as lojas de varejo se vêem obrigadas a desenvolver ações para melhorar o atendimento ao cliente. Essa até pode ser uma forma de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Employee experience — construindo uma boa experiência do colaborador

O employee experience é uma oportunidade de tornar sua empresa um excelente lugar para trabalhar. De fato, o conceito tem como prioridade melhorar a experiência dos colaboradores e capacitá-los adequadamente. Todos os resultados desse tipo de cuidado giram em torno de atrair mais público e tornar sua loja referência. Para isso, torna-se necessário criar um…

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos