Por Nayara Santos em 30.11.2021

Como vender mais na crise: 10 estratégias infalíveis

Por Nayara Santos em 30.11.2021

Desenvolver estratégias para de como vender mais na crise pode ser o grande diferencial entre a sobrevivência e o fechamento das portas do seu negócio. Isso ficou bastante evidente durante a pandemia, uma vez que o lockdown implementados em muitas cidades fez com que os varejistas tivessem grandes prejuízos. Inclusive, tiveram que decretar falência.

Para se ter uma ideia, alguns setores tiveram uma queda de até 50% no faturamento. Por exemplo, no setor têxtil, houve uma queda de 90% na compra de roupas. Portanto, saber como lidar com esses momentos é crucial para qualquer empreendedor.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com todas as dicas necessárias de como vender mais na crise. Não perca mais tempo e comece a ter resultados melhores agora mesmo. Boa leitura!

Dicas de como vender mais na crise

1. Reúna informações

Em um momento de crise, existe um elemento crucial para o sucesso de toda a estratégia é se munir com informação. Isso porque, quando uma decisão é tomada com base em dados robustos e bem organizados, os resultados poderão ser muito melhores.

Isso é válido em qualquer área da sua empresa, inclusive com as vendas. Assim, quando você tem os dados corretos você conseguirá traçar melhores estratégias para vender mais na crise. Além disso, você também conseguirá entender o que pode estar comprometendo a saúde financeira da sua empresa e quais mudanças ocorreram no comportamento do consumidor.

Para reunir todas as informações necessárias para conseguir traçar boas estratégias de vendas e conseguir atrair clientes para a sua loja é preciso analisar os relatórios gerenciais. Nele, você deve encontrar os valores de faturamento, a quantidade de itens vendidos, dos produtos parados no estoque, dentre outros.

 A partir daí, você conseguirá saber quais são os produtos que mais chamam a atenção dos clientes, quais são mais procurados e vendidos, aqueles que não tem quase saída e que não devem mais fazer parte do seu mix de produtos


Você poderá inclusive comparar períodos e entender como o cliente tem se comportado diante dos momentos de crise. Assim você saberá se o cliente passou a preferir algum tipo de produto específico ou optando por alguma marca mais barata.

2. Adapte sua oferta ao momento

Para manter o cliente interessado na sua loja nos momentos de crise é importante encontrar ofertas que sejam realmente atrativas. Um bom exemplo de ofertas que costumam fazer sucesso é apostar em kits promocionais. Assim, você consegue reunir diferentes produtos que são bastante procurados pelos clientes e oferecer tudo por um bom preço.

Apenas tome cuidado com a precificação dos produtos para não oferecer os kits por preços acima do praticado no mercado; e nem para oferecer a preços muitos baixos que possam comprometer a saúde financeira do seu negócio. O ideal é que você encontre um meio-termo entre um preço atrativo sem grandes prejuízos para a sua margem de lucro.

Ao agir dessa forma, o seu negócio se torna mais atrativo e as ofertas são levadas em consideração de maneira mais intensa e relevante.

3. Invista nos colaboradores

Embora importantes, as ofertas são apenas metade do caminho para vender mais. A outra metade é composta pelos colaboradores, que representam a imagem do negócio e que estão em contato com o público.

O desempenho dos vendedores de uma loja é ponto crucial no fechamento de novas vendas e, por isso, é importante pensar em investir nos colaboradores através de ferramentas que tragam melhorias para eles e para a empresa, como:

  • Realizar treinamentos de vendas;
  • Melhorar a sua capacitação;
  • Ensiná-los sobre como favorecer o negócio utilizando-se de dados históricos;
  • Realizar parcerias com faculdades para que os seus empregados obtenham descontos em sua formação superior.

Com vendedores melhor capacitados, o resultado é um atendimento mais assertivo, que converte vendas em menos tempo e que também gera mais qualidade e satisfação para o cliente.

4. Melhore a experiência do cliente

Outra dica importante de como vender mais na crise é melhorar a experiência do cliente. Isso pode ser feito quando você entende a jornada de compras do cliente e consegue torná-la mais agradável. 

Existem diferentes formas de se fazer isso. As estratégias de marketing sensorial são excelentes para serem aplicadas na sua loja. Por exemplo, você pode ter uma rádio ambiente tocando uma música agradável, caprichar na iluminação da loja, ter um layout convidativo e atraente, dentre outros.

Mas a experiência do cliente, principalmente depois da pandemia, também deve ser pensada para quem prefere fazer compras online. Neste caso, você precisa ter um site com boa navegabilidade, com fotos que permitam que o cliente consiga ver as características dos produtos. 

Outro ponto bastante importante na experiência de compras do cliente é o atendimento que será oferecido pela sua equipe de vendas. Todos os vendedores devem ser simpáticos, pró ativos, estarem prontos para entender o que o cliente deseja e como ele poderá auxiliá-lo. Planejar o treinamento da sua equipe de vendas é fundamental neste processo. Tanto vendedores novos precisam aprender tudo sobre a loja, assim como os vendedores mais antigos precisam passar por reciclagens para relembrar conceitos e aprender novas técnicas.

Vale a pena mencionar que essa é uma forma de se investir na satisfação do cliente. Lembre-se que quando um cliente sai satisfeito da sua loja, as chances de conseguir fidelizá-lo aumentam muito. Além disso, um cliente fidelizado não apenas vai retornar mais vezes à sua empresa, mas também vai indicá-la para outras pessoas e, com isso, atrair mais clientes.

Quer mais dicas de como oferecer ao cliente a melhor experiência? Confira o nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

5. Tenha um layout convidativo

Uma das formas de aumentar as vendas nos momentos de crise é oferecendo um layout de loja convidativo para os consumidores. A preparação do layout da loja envolve o planejamento da vitrine, das prateleiras, ilhas de produtos, localização do caixa e provadores (para as lojas que vendem esse tipo de produto).

O ideal é que você deixe espaço suficiente para a movimentação dos clientes na loja, sem que eles fiquem tropeçando em móveis ou produtos, ou esbarrando em pessoas. Inclusive, essa é uma outra preocupação que deve ser levada em conta nesses momentos de reabertura do comércio pós-pandemia.

Você também pode caprichar na iluminação para atrair a atenção do cliente. Com a luz certa você consegue destacar os produtos que serão capazes de fazer com que o cliente pare para ver a sua vitrine e resolva entrar na sua loja. Manter uma iluminação aconchegante ou atrativa e um clima mais refinado melhora a sensação do cliente no ambiente, aumentando suas chances de compra.

6. Tenha uma rádio personalizada

A nossa próxima dica de como vender mais na crise é ter uma rádio personalizada. Com a rádio personalizada você consegue criar a sua própria lista de reprodução, de modo que ela seja capaz de agradar ao público-alvo da sua marca ao mesmo tempo em que reforça a mensagem que você quer passar.

Estudos mostram que quando o cliente faz vai em uma loja com uma música agradável, 96% deles se lembram da marca. Além disso, quando a música é agradável cerca de 30% dos clientes tendem a passar mais tempo na sua loja e, com isso, 14% dos clientes vão comprar mais.

Criar uma playlist para tocar na sua loja é, portanto, uma estratégia de resultados imediatos e custo praticamente zero. Com as músicas certas e no volume ideal, o resultado é que os clientes se sentem mais confortáveis e, com isso, mais dispostos a comprar.

Outra vantagem da rádio personalizada é que você consegue melhorar a produtividade da sua equipe de vendas. Quando eles ouvem músicas mais tranquilas eles conseguem se concentrar, os erros humanos diminuem, e os relacionamentos interpessoais ficam melhores. Portanto, a música ambiente é uma forma de conseguir melhores resultados.

Inclusive, existem empresas especializadas em criar um identidade musical para a sua marca, como é o caso da ListenX. Com ela você consegue criar playlists exclusivas para a sua loja, que podem ser reproduzidas a qualquer momento. 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias gratuitamente e confira os resultados de perto. Você não vai querer ficar de fora, não é mesmo?

7. Agregue valor para vender na crise

Outro ponto fundamental para vender mais na crise é agregar valor à sua oferta. Não importa se o produto é caro ou barato, sempre que o cliente perceber que há um valor agregado a ele, as chances dele fechar a venda são muito maiores.

Se você aumenta a qualidade do produto oferecido, por exemplo, você também aumenta o seu valor. Se o item vendido é especialmente útil para economizar dinheiro, ele tem ainda mais importância nos momentos de crise.

Da mesma forma, a experiência do seu cliente também tem valor a ser agregado. Assim, quanto mais rica e diferenciada ela for, melhor para as vendas — e nisso a música pode ajudar, por exemplo.

Ao adotar essas técnicas, você faz com que seu negócio tenha maiores chances de se destacar e superar o período negativo na economia sem comprometer sua permanência no mercado.

E já que falamos em marketing sensorial como algo especialmente importante e de fácil aplicabilidade, aproveite para conhecer 4 marcas que utilizam com sucesso essa estratégia e inspire-se para melhor vender na crise e fora dela!

8. Ofereça uma experiência omnichannel

Com o aumento das vendas online desde o início da pandemia oferecer uma experiência de compras omnichannel aos seus clientes pode ser bastante interessante. Isso porque, esta é uma forma de deixar o cliente escolher como ele quer se relacionar com a sua marca. 

Com o omnichannel o cliente pode escolher se ele prefere comprar online ou na loja, retirar na loja ou receber em casa e qual é a melhor forma de efetuar o pagamento pela compra. Essa é uma forma moderna de deixar o cliente no controle do que é mais conveniente para ele e que pode fazer com que você venda mais na crise.

Além disso, você também pode estimular que o cliente vá até a sua loja. Por exemplo, sempre que ele fizer uma compra online ele ganha um cupom de desconto que só pode ser utilizado nas lojas físicas. O inverso também pode ser feito, com a distribuição de cupom para serem utilizados na loja virtual.

9. Negocie com os fornecedores

Em momento de crise, conseguir adquirir os produtos pelos melhores preços pode ser vital para que o seu negócio consiga aumentar as vendas. Por isso, esse é o momento de entrar em contato com os fornecedores e negociar preços e entregas.

É importante que você tenha em mente que todos os concorrentes estarão fazendo a mesma coisa e, neste momento, quem consegue ter um bom relacionamento com os fornecedores pode sair em vantagem. Por isso, é essencial que você cultive um bom relacionamento sempre. 

A mesma dedicação que você tem para atrair a atenção do cliente e fidelizá-lo, deverá ter com o fornecedor. Pagamentos em dia, pedidos de entrega que estejam dentro da realidade deles podem ser fundamentais nesse momento de crise.

10. Estreite o relacionamento com os clientes

A nossa última dica de como vender mais na crise é estreitando o seu relacionamento com o cliente. Se você conseguir fazer com que o cliente se sinta próximo da sua marca, ele vai querer ficar por dentro das novidades e aumentar as chances dele querer adquirir produtos e serviços.

As redes sociais são excelentes para estreitar essa relação e manter o cliente por dentro de tudo o que acontece na sua loja. Com elas você consegue fazer publicações diárias mostrando o dia-a-dia na sua loja, os bastidores da sua marca, as surpresas que você está preparando para os clientes, dentre outros.

Além disso, você também pode produzir conteúdo que ajude o cliente no dia-a-dia dele. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas, você pode falar sobre moda, cuidados com as roupas, ideias de looks, e assim por diante. Sem dúvida alguma você conseguirá atrair a atenção de muitos seguidores que vão acabar vendo a sua marca como uma referência no mercado.

Outra vantagem é que algumas redes permitem que você crie enquete e saiba o que o cliente pensa a respeito da sua marca, das suas ações e o que será capaz de atrair a atenção dele.

Gostou das nossas dicas de como vender mais na crise? Não perca a oportunidade de fazer o seu negócio deslanchar e confira outros artigos no nosso blog.

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