Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como promover meu negócio de varejo em 4 Passos

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Você, varejista, provavelmente já deve ter se perguntado qual é a melhor forma de promover seu negócio de varejo, certo? Essa dúvida é muito comum, ainda mais em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que está em constante evolução. 

Para conseguir se destacar é fundamental encontrar formas para atrair a atenção dos clientes. Entretanto, essa não é uma tarefa tão simples assim, afinal, com tantas opções disponíveis você pode ficar perdido de qual é a melhor delas para a sua marca. Por isso resolvemos te ajudar preparando esse artigo com sugestão de como você pode promover o seu negócio. Boa leitura!

Entendendo como promover meu negócio de varejo

Foi-se o tempo em que oferecer qualidade do produto e atendimento era o suficiente para conquistar e fidelizar o consumidor. Cada vez mais bem informado, o consumidor conhece o que é vendido no mercado, faz pesquisas antes de comprar algum produto e ainda busca marcas que tenham posicionamentos e valores parecidos com os seus. Portanto, tenha isso em mente na hora de divulgar a sua empresa. 

Confira as sugestões que separamos!

1. Ofereça incentivo aos clientes

Não tem como negar, descontos e brindes são incentivos que todo consumidor adora. Prove a eles que estão fazendo um bom negócio ao comprar com você através dessas iniciativas e provavelmente você terá clientes satisfeitos.

Essas são formas simples de atrair novos clientes, cultivar os existentes e ainda promover sua marca. Entretanto, é preciso prestar muita atenção à precificação dos produtos e aos critérios de distribuição de brindes. Lembre-se que o lucro é importante para manter a saúde financeira da sua empresa, ou seja, a campanha não deve comprometer o orçamento. 

Além disso, quando distribuir brindes não se esqueça de escolher itens que sejam úteis no dia a dia das pessoas, como canecas, camisetas e chaveiros. Assim, elas lembrarão da sua marca em vários momentos do dia. Outro ponto importante é que você não pode deixar de estampar sua marca no brinde, caso contrário será apenas mais um item entre tantos que a pessoa já utiliza.

2. Invista em patrocínio

Por acaso você já considerou que uma das formas de promover o seu negócio de varejo é através de patrocínio de eventos? Isso mesmo, você pode patrocinar um evento local, de preferência um evento com o qual a sua marca se identifique. Assim, você consegue tornar a sua marca conhecida para uma grande quantidade de pessoas que normalmente você não teria acesso.


Por exemplo, se você possui uma loja de produtos fitness, poderá patrocinar corridas, caminhadas, e qualquer outro evento que promova a saúde e bem-estar dos participantes. Inclusive, se você tiver dinheiro o suficiente, você poderá até mesmo organizar tais eventos e convidar empresas parceiras, como academias.

3. Marque presença nas redes sociais

Outra forma de divulgar o seu negócio é marcando presença nas redes sociais. Inclusive, se isso era um diferencial há alguns anos, hoje virou algo essencial. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia em que, várias lojas foram fechadas e apenas os negócios que marcaram presença online conseguiram continuar vendendo.

Além disso, o Brasil é um dos países que lidera o ranking mundial de tempo gasto em redes sociais. Por isso, é imprescindível que sua empresa marque presença nessas redes, pois seus clientes estão ali. Você poderá utilizá-lo como meio de divulgação através de anúncios e banners, e ainda tem a possibilidade de segmentar corretamente o público-alvo para o qual o anúncio será exibido.

Vale a pena dizer que com as redes sociais você consegue ter um retorno imediato de tudo o que é postado. Ou seja, é possível saber se a sua estratégia está funcionando em tempo real. Outra grande sacada das redes sociais é que as pessoas estão cada vez mais em busca de marcas com as quais eles possam se identificar, e as redes proporcionam o ambiente ideal para isso.

Para conseguir ter muitos seguidores e um bom engajamento é importante que você faça publicações frequentes, levando assuntos que sejam úteis e relevantes para os clientes. Além disso, você também pode fazer promoções e dar desconto para alguns seguidores.

4. Tenha um blog corporativo

O blog corporativo pode se tornar uma ferramenta essencial enquanto estratégia de marketing para promover o seu negócio. Da mesma forma que acontece com as redes sociais, ao criar conteúdo relevante, é possível atingir benefícios diversos, como conduzir seu público alvo pela jornada de compra, ajudar sua marca a ser lembrada, tirar dúvidas e identificar as necessidades principais do seu cliente, e com isso, oferecer exatamente o que ele deseja.

Essa é uma estratégia que demanda algum tempo para fazer efeito, principalmente se você estiver apenas em busca de tráfego orgânico no seu blog. Entretanto, uma vez que ela comece a dar resultados, eles serão mais duradouros do que através de tráfego pago.

Neste caso, o mais importante é conseguir ficar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca. Para isso, é importante que você tenha não apenas os textos, mas o site propriamente dito, otimizados com as técnicas de SEO.

Um dos maiores benefícios do blog é que a sua marca é fortalecida e pode passar a ser vista como uma referência no mercado. Ou seja, sempre que o consumidor precisar de alguma informação, ele sabe que pode consultar a sua empresa porque ela é confiável.

Se você tem uma loja de varejo e possui dúvidas de “como promover meu negócio”, continue acompanhando o nosso blog, e confira mais artigos sobre o tema!

Compartilhe

Você também pode gostar

Posicionamento de marca: por que ele é tão importante para a estratégia?

O posicionamento de marca de uma empresa reflete na forma como ela é percebida não só pelos seus clientes, como também por fornecedores e outros stakeholders do negócio. Esse conceito envolve tanto a forma como eles veem a empresa quanto o modo como ela própria quer ser enxergada. Vale destacar que, quando bem-feito, pode ajudar…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

O que é cultura organizacional: tudo o que você precisa saber!

Você sabe o que é cultura organizacional? É bem provável que já tenha ouvido esse termo várias vezes, mas entender seu significado pode ser um pouco mais difícil. Afinal, ele se refere a algo abstrato e pouco concreto. Apesar disso, esse conceito se reflete em várias ações que acontecem na sua empresa. Um colaborador novo,…

Por Nayara Santos em 22.10.2019

Veja Como Elaborar uma Estratégia de Negócios Para a sua Loja

Em mercados cada vez mais competitivos, ainda é possível fazer uma loja se destacar? Para a salvação de muitos lojistas, sim! Uma boa estratégia de negócios consegue melhorar o posicionamento da marca, aumentar a lucratividade e ainda bater a concorrência. Diante disso, veja o que não pode faltar em sua estratégia. Análise da atuação no…

Por Nayara Santos em 28.03.2018

Por que você precisa usar a Análise SWOT em sua empresa?

Não é à toa que a análise SWOT é um dos modelos analíticos mais conhecidos no mundo empresarial. Sua aplicação ajuda a gestão a compreender tudo o que envolve o negócio, desde seus pontos fortes até as ameaças externas. Com tais informações, fica mais fácil tomar decisões eficientes. A gestão de um empreendimento envolve diversas…

Por Nayara Santos em 03.03.2020

Como bater metas até o fim do ano em 4 passos

Normalmente as empresas definem metas anuais e as subdividem em mensais para facilitar o controle e o atingimento delas. O problema é que em muitos casos, os primeiros meses do ano não são bons para as vendas ou, ás vezes, o gestor não conta com períodos de sazonalidade, nem com momentos de baixa demanda, o…

Por Nayara Santos em 22.07.2016

Entenda como utilizar o marketing offline de forma eficiente

Atualmente, as pessoas passam cada vez mais tempo na internet. Com isso, muitos tendem a achar que as únicas estratégias de marketing realmente eficientes são aquelas praticadas no ambiente virtual. Entretanto, por mais que realmente o marketing digital tenha ganhado força, isso não exclui a importância de boas ações em marketing offline. Pode até ser…

Por Nayara Santos em 30.09.2019

20 textos prontos para vender mais no Dia das Mulheres, se inspire!

Já sabe quais textos prontos você vai utilizar na sua campanha para o Dia das Mulheres para conseguir vender mais? Essa é uma escolha importante, afinal, o sucesso de qualquer campanha começa com uma boa comunicação.  Dentre outras coisas, é preciso ter os textos certos, que consigam ser chamativos e atrativos o suficiente, de modo…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Aprenda como realizar eventos em lojas

Realizar eventos em lojas é uma das estratégias mais eficientes para atrair clientes e, inclusive, para fidelizá-los. Além de ser uma ação de marketing fundamental em inaugurações, também é possível realizar eventos em outras datas importantes, como mudança de estação, evento comemorativo, nova coleção, ou até mesmo em época de baixo fluxo de vendas. Apesar…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos