Por Nayara Santos em 10.04.2024

Vitrine de Inverno: 12 dicas para montar a melhor e vender mais

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Já pensou no impacto que a vitrine tem na hora de impulsionar as vendas das suas lojas? Quando relacionada à época do ano, os resultados podem ser ainda mais expressivos. Uma vitrine de inverno bonita, atrativa e organizada, por exemplo, é capaz de atrair clientes e estimular as compras.

O esforço aplicado nesse momento pode fazer uma grande diferença nos lucros e isso já foi mensurado. Segundo o Sebrae, 80% das vendas por impacto visual são resposta direta à vitrine. Por isso, lojas de qualquer segmento devem manter a atenção sempre em alta nessa estratégia. E não se esqueça de que é mesmo uma estratégia e exige análise e planejamento!

Assim como as decisões certas são benéficas para o negócio, más escolhas também podem afetar negativamente a sua empresa. Isso porque, é na vitrine que os consumidores terão o primeiro contato com a identidade da marca, o que pode tanto atraí-los quanto afastá-los. A ideia é conseguir a atração de quem demonstrará ainda mais interesse depois que passar pela porta.

Para te ajudar a montar sua própria vitrine e aumentar o número de consumidores neste inverno, resolvemos criar esse post. Nele você irá conferir algumas das principais dicas sobre o vitrinismo e como ele pode ser usado para ajudar sua empresa a vender mais no inverno. Não espere mais, confira as nossas dicas agora mesmo!

Dicas para montar a sua vitrine de inverno

É fundamental que o varejista encare a vitrine da loja como um cartão de visitas. Ou seja, ela deve ser capaz de representar a sua marca e conseguir se comunicar com o seu público-alvo rapidamente. 

Afinal, você tem pouco tempo para causar uma boa impressão e deixar o consumidor interessado, ou pelo menos curioso, sobre o que você vende. Esse processo é ainda mais importante para lojas que estão em centros comerciais, onde a concorrência é grande e, se você não conseguir se destacar, provavelmente o seu concorrente conseguirá. 

Dito isso, fica evidente que sem a estratégia correta, você pode estar perdendo vendas. Por isso, planejamento é a palavra-chave para ter uma vitrine que se destaque, te represente e seja eficiente em atrair o consumidor para a sua loja. 

1. Estude seu público-alvo

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, a formação da vitrine começa com um bom estudo de público-alvo e de persona. Como mencionamos anteriormente, você quer atrair as pessoas certas, para que elas efetivamente se tornem compradoras dos seus produtos.

Se não houver direcionamento, a exposição pode chamar a atenção do público errado. O problema nisso é que, quando esse consumidor entra na loja, há poucas chances dele se conectar com a identidade da sua marca e realizar a compra. Principalmente se a vitrine e a decoração da loja destoam. 

Com isso, além do cliente não levar nada, essas pessoas podem até se sentir decepcionadas e se tornarem detratores da sua marca. Entendeu porque é preciso planejar bem como será a vitrine?


Por isso é preciso conhecer bem o seu cliente, saber do que ele gosta, quais os seus hobbies favoritos, e quais os assuntos que mais chamam a sua atenção. Desta forma você poderá soltar a criatividade e preparar uma vitrine realmente interessante.

Vamos supor que você tenha uma floricultura e grande parte dos seus consumidores gostem de ler livros. Então você pode preparar uma vitrine que remete a um ambiente mais calmo, dispor algumas mesas com livros, uma xícara de chá, e até mesmo uma cadeira convidativa para a leitura. 

Ao passar pela vitrine da sua loja e ver esse cenário, o consumidor pode se sentir atraído e interessado em olhar o que você está vendendo. E, mesmo que ele não compre nada naquele momento, provavelmente ele vai gravar o nome da sua marca e se lembrará dela no futuro.

2. Verifique a estrutura disponível

Antes de ter ideias mirabolantes, tenha certeza de quais são as possibilidades físicas para montar sua vitrine de inverno. Qualquer que seja a situação, é possível trabalhar muito bem, desde que nenhum limite seja extrapolado — seja pela organização, seja pela segurança do ambiente.

Confira variáveis como largura, altura, grade de sustentação (para pendurar objetos no teto, por exemplo), pontos de vista do lado de fora etc. Talvez você perceba que algumas ideias não deem muito certo, mas outras podem surgir no lugar. 

O ideal é não deixar que uma limitação de espaço te desanime, mas sim que você a veja como um guia para que sua vitrine vá para o caminho ideal. Sem falar que, são nessas horas de dificuldade que as soluções criativas costumam aparecer.

3. Utilize temas na decoração das vitrines

Nada melhor para atrair os clientes no inverno do que incluir elementos na decoração da vitrine que remetem ao tema. Claro que estamos falando do inverno, mas muitas coisas podem remeter a essa estação e podem ser utilizadas na hora de planejar a vitrine da sua loja.

Você pode aplicar elementos como folhas e galhos secos, e incluir objetos que lembrem o frio, criando uma atmosfera aconchegante, como tapetes, mantas e detalhes em madeira. Mas você também pode apostar em ideias como xícaras de chás e outras bebidas quentes ou mesmo mudar a iluminação da vitrine, falaremos em detalhes sobre esse ponto da decoração ao longo deste artigo.

Além da própria estação, você pode explorar temáticas relacionadas, se fizer sentido com sua marca e público. Lojas infantis costumam destacar brinquedos da franquia Frozen ou da Era do Gelo, por exemplo. Se for possível, procure eventos e situações que combinem e possam ser usadas sem problemas. Aproveite as datas comemorativas que ocorrem durante os meses de outono e inverno.

Um cuidado que deve ser tomado, entretanto, é o de não deixar que os seus produtos fiquem em segundo plano. Afinal, são eles que vão, de fato, despertar o desejo de compra do consumidor. Use uma quantidade de elementos que não seja alta demais e ponha em destaque os produtos. Nada de exageros!

4. Cuidado com o excesso de produtos na vitrine

Encher a vitrine de produtos pode ser algo tentador, afinal, quanto melhor o cliente conhecer  a gama de produtos disponíveis na sua loja, maiores as chances dele se interessar por algo, não é mesmo? Mas, esse é um erro gravíssimo que pode comprometer o sucesso da sua vitrine de inverno.

É muito mais eficaz selecionar poucos itens, mas que sejam grandes sucessos de venda, que representem a sua marca ou mesmo que sejam tendência da estação. Assim, você consegue mostrar um pouco do que tem para o cliente, usando aqueles produtos mais apelativos para atrair a atenção dele. 

Outra dica importante na hora de escolher os produtos para a vitrine de inverno é escolher alguns produtos que estejam em ofertas e que, obviamente, tenham a ver com o inverno. Isso vai variar muito de acordo com o tipo de produto que cada loja vende, então vale a pena fazer uma análise do seu mix e escolher aqueles que mais tenham a ver com o clima aconchegante. 

Use a criatividade: você pode ir desde roupas de frio, acessórios, móveis, alimentos, livros, ou qualquer outro produto disponível na sua loja. O mais importante é segurar a tentação de utilizar todos eles ao mesmo tempo, ou dar a impressão errada ao cliente, ou seja, ter tantos livros na vitrine das suas lojas de roupas. Afinal, você vende roupas e não livros.

5. Não se esqueça do marketing sensorial ao montar a vitrine de inverno

Já ouviu falar de marketing sensorial e como ele pode te ajudar a turbinar as vendas das suas lojas? Essa estratégia consiste em usar técnicas que despertem os cinco sentidos do consumidor para estimulá-lo emocionalmente a comprar. 

Pode ser por meio do cheiro, da textura, das cores, do sabor ou do som. Aliás, pode ser até mesmo uma combinação de todos esses elementos, já que eles ajudam a criar um universo único da sua marca.

Mas, aqui estamos falando de vitrine, portanto, é preciso levar algumas particularidades em consideração na hora de implementar o marketing sensorial. Por exemplo, uma das primeiras coisas a serem estimuladas é a visão, neste caso, o ideal é utilizar cores que tenham ligação com o inverno, alguns tons de azul, marrom, rosa e verde podem ser perfeitos para isso. 

Mas, claro que se você possui uma loja de roupas, então aposte nas tendências para a estação. Ainda, você pode apostar na música para conseguir atrair a atenção do cliente que passa pela entrada da loja. 

Para isso, escolha uma trilha sonora que combine com a sua marca e com o consumidor que deseja atrair e deixe o volume próximo à porta um pouco mais alto. Assim, quando o cliente parar para olhar a vitrine, ele escutará a música, o que pode ajudar a convencê-lo a entrar na loja.

Quer saber como implementar essa estratégia na sua loja e quais as vantagens que ela poderá te trazer? Então confira o nosso e-book Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

6. Mantenha a vitrine de inverno sempre com novidades

Para chamar a atenção de quem passa, uma vitrine não pode estar sempre igual. Substitua os itens em oferta para despertar a curiosidade do público. Isso não significa que é necessário trocar a vitrine inteira diariamente.

Pelo contrário, essa mudança pode ser feita de semana em semana, ou a cada duas semanas. Ainda, os produtos podem ser trocados aos poucos, criando sempre uma sensação de novidade e dando ao público mais ofertas e mostrando quais os itens que você tem disponível na loja.

Não se esqueça de que a atração tem como objetivo chegar tanto a consumidores que estão conhecendo sua empresa pela primeira vez, quanto àqueles que estão familiarizados. É o caso de moradores ou pessoas que trabalham na região e passam em frente à loja todos os dias. Garanta que eles sempre tenham algo para olhar.

Outro ponto importante de manter a vitrine sempre atualizada é retirar produtos que já não estejam disponíveis no estoque, ou mesmo que não tenham todos os números, modelos ou cores. Claro que isso significa que esses itens são um verdadeiro sucesso de vendas, mas você não vai querer atrair o cliente para sua loja, se ao chegar lá ele descobrir que aquele item pelo qual ele se interessou não está mais disponível.

7. Guie a visão do consumidor pela vitrine

Organização é essencial para orientar os olhares dos curiosos e fazer com que todos entendam a mensagem que você quer passar na vitrine. “Olhe aqui” é o que todos tentam fazer, mas você pode (e deve!) ir além: mostre o que as pessoas devem olhar e por quê. Guie-as sempre que possível.

Isso significa analisar como os consumidores enxergam sua vitrine e de que maneira eles podem ser levados a observar todos os itens. Muitas vezes, as pessoas observam de cima para baixo, da esquerda para direita, como no sentido de leitura — mas isso pode mudar de acordo com a posição da loja e do usuário.

Depois de feita a análise, separe os produtos em grupos e coloque os maiores chamarizes nas posições mais bem cotadas. Então, tente fazer com que a coluna de cada grupo siga a mesma temática. Isso faz com que as pessoas que se interessaram por um tipo de produto continuem a observar o grupo similar e fiquem mais tentadas a entrar na sua loja.

8. Capriche na iluminação

A iluminação é importantíssima para deixar a vitrine da sua loja mais bonita e atrair consumidores. Mas, no inverno, evite usar luzes muito claras e fortes demais, pois elas não passam uma sensação acolhedora. O que você quer, no momento, é investir na tranquilidade da época.

Uma iluminação mais suave e amena tem tudo a ver com essa estação, pois cria um clima de acolhimento. Alguns elementos podem ajudar nesse objetivo, como pisca-piscas ou abajures. Mas cuidado: o público precisa enxergar os produtos, então mantenha sempre os focos de iluminação principais sobre eles.

Vale a pena mencionar que, assim como a disposição dos produtos na vitrine podem guiar para onde os consumidores olham primeiro, que a iluminação pode fazer exatamente a mesma coisa. Afinal, se houver um produto com uma luz direta, ou diferenciada, provavelmente é o primeiro ponto que atrai a atenção do cliente.

Por isso, brinque com a iluminação tanto na vitrine quanto no interior da loja, buscando sempre harmonizar os dois ambientes e reforçar a identidade da sua marca com o consumidor.

9. Fique de olho nos preços

Com todo esse trabalho para chamar a atenção para a vitrine, é preciso garantir que uma coisa não assuste os consumidores: o preço. Para muitos, um alto valor pode ser a quebra do encanto que a exposição proporcionou. Em alguns casos, quando o preço não está bem colocado, até ocorrem confusões e decepções.

Primeiro, tenha certeza de sempre estar com os valores corretos e bem visíveis na vitrine. Eles não devem se sobrepor ao produto, mas também são parte importante da estratégia. Procure criar ofertas e promoções sempre que possível e mantenha os itens mais econômicos em destaque em relação aos outros. Ao ver produtos mais caros ao redor, os clientes podem ter uma percepção mais aguçada do custo-benefício daquele que está destacado.

10. Inspire-se

Uma boa vitrine de inverno será aquela que mais combina com sua marca e seu público, da maneira mais original possível. Não tenha medo de inventar. Procure inspirações para ativar a sua imaginação e da sua equipe. Você pode fazer isso observando concorrentes ou visitando sites como o Pinterest.

E essa dica não vale só para as vitrines em si, viu? Já que o tema é inverno, você pode buscar por decorações temáticas, artes e conceitos invernais, bem como qualquer outra coisa que possa servir como inspiração. Das cores até os filmes infantis, há muito para trazer ao seu público!

11. Envolva a sua equipe de vendas na elaboração da vitrine

Nunca é demais lembrar que a sua equipe de vendas é parte importantíssima no processo de elaboração da vitrine e para o sucesso da sua empresa. Afinal, eles representam a sua marca, estão próximos dos clientes e os conhecem bem.

Por isso, na hora de planejar como será a vitrine de inverno da sua loja, convide os membros da sua equipe a dar ideias. Como falamos anteriormente, eles podem ter ideias criativas e que farão o maior sucesso. E você ainda mostra para a sua equipe que a opinião deles importa.

O mais importante aqui é ouvir o que eles têm a dizer, e deixar claro que as decisões serão tomadas com base na identidade da sua marca e nas preferências do cliente. Mas, mesmo as ideias que possam parecer mais absurdas, podem resultar em bons trabalhos de decoração de vitrine. Portanto, torne esse momento descontraído e produtivo.

12. Fique atento a todas as suas lojas

Precisamos falar também das particularidades envolvidas na hora de preparar a decoração da vitrine em todas as suas lojas. Afinal, é comum se perguntar se a vitrine precisa ser exatamente igual, ou qual o limite para diferenciação entre elas.

Em termos de similaridade, é essencial que a decoração seja a mesma. Em outras palavras, os elementos, adesivos, forma como o preço é exibido e iluminação. Já que é dessa forma que você conseguirá manter uma padronização e deixar claro para o cliente (principalmente aqueles que já compram que você) que se trata da mesma marca.

Já em termos de diferenciação, precisamos falar de um ponto importantíssimo que é a disponibilidade de produtos no estoque. Por exemplo, pode ser que determinado produto acabou na sua segunda loja, enquanto na matriz você ainda possui unidades disponíveis.

Neste caso, o melhor a fazer é remover o item da vitrine na loja em que ele não está mais disponível. Alguns gestores podem optar por manter o produto exposto, já que ele ajuda a atrair clientes para a loja. Não há nada de errado com isso, apenas tome cuidado com a frustração do cliente.

E, se algum cliente perguntar sobre o produto, então diga que ele poderá encontrar em outra loja, ou mesmo se houver a possibilidade de encomendar o item de outra loja. Assim, você evita que o cliente deixe a sua loja com uma impressão ruim.

Esperamos que este artigo tenha dado boas ideias para você usar na sua vitrine de inverno. Nada substitui a boa e velha criatividade, então pense nessas dicas como combustível para suas próprias iniciativas.

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