Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como Manter Clientes Fidelizados com Ações de Marketing

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como manter clientes fidelizados é um dos questionamentos mais realizados por empreendedores nos dias de hoje. Oferecer um produto ou serviço de excelência não vale de nada se a experiência não for atrativa, por exemplo. Desenvolver ações de marketing interessantes é uma das estratégias mais funcionais para quem procura a fidelização.

Porém, nem sempre escolher a melhor é uma tarefa fácil, afinal, são tantas opções de ramos disponíveis. Para te ajudar a entender mais sobre o assunto e fazer com que você opte por ações que contem com o wow factor, ou seja, com o fator surpresa, nós preparamos este artigo. Confira e não perca a chance de ter clientes fidelizados na sua loja. Boa leitura!

Como manter clientes fidelizados com o wow factor

As ações de marketing ideais para manter os clientes fidelizados vão depender de diferentes fatores. Dependendo do segmento do seu negócio, de quem é seu público-alvo e de qual o seu perfil, uma ação poderá ser mais indicada do que outra. 

Vale a pena dizer que isso não significa que há uma cartilha a ser seguida. Pelo contrário, quando você consegue inovar no seu ramo de atuação, sem dúvida alguma chamará a atenção. Um dos melhores exemplos de empresas que conseguem fazer isso com excelência é o NuBank.

Com um público-alvo jovem, o NuBank usa e abusa das redes sociais para criar um relacionamento sólido. Quando um cliente está insatisfeito com algo, muitas vezes a equipe de Customer Success transforma aquele problema em uma verdadeira ação de marketing. Certa vez, um usuário teve o pagamento de um sanduíche duplicado em sua fatura, o NuBank, então, resolveu a questão e enviou para sua casa uma caixa com uma sanduicheira e diversas receitas.

Com esse exemplo é possível perceber que as ações de marketing do NuBank passam longe de ser mais convencionais e parecidas com as dos bancos tradicionais. Pelo contrário, ela tem ajudado a ditar tendências e mudando a forma como os grandes bancos se relacionam com os seus clientes.

Por isso, o mais importante na hora de escolher qual ação de marketing utilizar para fidelizar o cliente você precisa conhecer bem a identidade da sua marca, o perfil do seu público e saber o que eles esperam de você.

Ação de marketing para fidelizar os clientes

Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelidade são ótimos para atrair clientes e fazê-los voltar sempre. Mesmo porque, a ideia é que o cliente obtenha vantagens conforme o volume de compras, ou seja, quanto mais ele comprar, mais vantagens (descontos ou brindes) ele recebe.


Alguns cartões oferecem acúmulo de pontos que podem ser convertidos em descontos, ou então que dão acesso a descontos exclusivos para os membros do programa, ou ainda promoções exclusivas. O ideal é entender o que funciona para o seu cliente e implementar na sua loja. 

Ficou na dúvida? Não tem problema, faça uma pesquisa com os clientes e descubra qual recompensa seria mais atrativa.

Tenha música ambiente

Oferecer um ambiente de compras diferenciado é outra ação de marketing importantíssima para manter clientes fidelizados. Isso porque, a música é uma ferramenta muito poderosa para criar uma atmosfera única na sua loja, diferenciando-a da concorrência.

Além disso, com a escolha das músicas certas, que permita que o cliente se identifique com elas, fará com que o cliente lembre da sua marca. Estudos apontam que 96% dos clientes vão lembrar da marca se a música reproduzida combinar com a personalidade dele.

Outro ponto fundamental do uso da música ambiente é que você consegue influenciar o comportamento do cliente. Isso pode ser feito através do nível de energia que a playlist terá. Por exemplo, se você quiser oferecer um ambiente mais tranquilo, que os clientes passem mais tempo comprando, uma música mais calma será ideal. Por outro lado, se você tiver a loja muito cheia no horário de pico, pode colocar uma playlist com músicas mais agitadas e o cliente comprará um pouco mais rápido.

É importante dizer que a música também pode influenciar a produtividade dos funcionários. Isso mesmo que você ouviu, a escolha da trilha sonora poderá melhorar os relacionamentos interpessoais, diminuir os erros humanos e deixar os funcionários mais concentrados nas tarefas a serem desempenhadas.

Quer saber como escolher as músicas certas para a sua empresa? No nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio a gente conta tudo pra você. Faça o download agora mesmo, é gratuito!

Ações de marketing pós-venda

Um bom empreendedor sabe que a fidelização do cliente não acaba quando ele sai da loja, pelo contrário, uma das melhores maneiras de fidelizar e ainda compreender o seu cliente é a partir de ações pós-venda. Mostrar interesse na satisfação do seu consumidor depois que ele adquire o seu produto passa a impressão de cuidado e bom atendimento.

No pós-venda você será capaz de descobrir o quão satisfeito seu cliente ficou, compreender os problemas que possam ter ocorrido durante as compras e resolvê-los da melhor maneira possível. Quando o consumidor compreender que você está tentando aprender com seus erros, dará muito mais valor para a marca.

Inclusive, muitas vezes as marcas que conseguem resolver qualquer problema que apareça de forma rápida e favorecendo o cliente é vista como confiável e as pessoas voltariam a fazer negócio com elas. Mesmo porque, os problemas vão surgir e você precisa estar preparado para resolvê-los da melhor forma possível.

Gostou das nossas dicas de ações para manter os clientes fidelizados? Então confira o nosso blog que lá você encontra muitas informações sobre gestão e outras dicas valiosíssimas de marketing para a sua empresa.

Compartilhe

Você também pode gostar

Dicas para um gerente de varejo: 4 fatores importantes

Se você, atuando como proprietário de lojas ou gerente de varejo, pudesse escolher apenas 5 elementos essenciais para alavancar as vendas e criar diferenciais para o seu ponto de vendas, quais seriam? Qual o motivo de escolher esses e não outros? Vamos citar aqui dicas para um gerente de varejo que julgamos essenciais. Para quem…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

8 dicas para vender mais na Semana do Brasil!

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no calendário do varejo. Sua criação se deu em 2019, com o intuito de aquecer o varejo em um período sem grandes datas comemorativas e de baixas vendas. Portanto, é uma data que nem todos os varejistas ainda focam para conseguir aumentar as vendas. Mas, isso…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Ferramentas de marketing digital ideais para a sua estratégia

O mercado tem mostrado que cada vez mais é preciso conhecer e investir em ferramentas de marketing digital para conseguir alcançar os consumidores e obter os resultados desejados. Mesmo porque não basta saber o que fazer, é preciso ter as ferramentas certas para isso. Prova disso é o aumento do número de usuários da internet,…

Por Nayara Santos em 10.10.2023

Inteligência empresarial: aprenda como aplicar no mercado de varejo

O mercado de varejo é bastante dinâmico e, com a popularização da internet e das ferramentas digitais, o desenvolvimento de operações multicanais fez com que a competitividade se tornasse ainda mais alta nessa área. Assim sendo, os varejistas precisam utilizar de estratégias de inteligência empresarial para conquistar resultados positivos em meio a esse cenário. As…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

7 técnicas de merchandising para reposição no ponto de venda

Conhecer quais são as principais técnicas de merchandising para reposição podem te ajudar a melhorar o layout da loja e ainda aumentar as suas vendas. Isso porque, uma loja organizada, com uma decoração chamativa, música agradável e que seja capaz de proporcionar uma boa experiência de compra podem ser os diferenciais que os seus clientes…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

25 frases para chamar atenção dos clientes e vender mais

Conseguir se comunicar de forma clara e objetiva ajuda a sua empresa a chamar a atenção dos clientes e a vender mais. Entretanto, para isso é preciso preparar algumas frases de impacto, que despertam a sensação de urgência, de novidade e de exclusividade. Com essas características, as frases conseguirão atrair os clientes em qualquer campanha…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Slogan para salão de beleza: 4 dicas para criar o seu

Ter um slogan para salão de beleza pode ser uma ferramenta poderosa para se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Já que um slogan bem pensado pode ajudar a reforçar a identidade do salão, transmitir os valores e propósitos da marca e criar um vínculo emocional com os clientes. Criar um slogan pode não…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

5 estratégias de marketing no Instagram para resultados de sucesso

Não é por coincidência que cada vez mais empresas têm investido em estratégias de marketing no Instagram. O fato da rede social permitir o compartilhamento de vídeos, imagens e histórias tem feito dessa mídia uma das mais relevantes da atualidade, pois o conteúdo em formato visual está tomando uma escala acelerada. Se você pretende que…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

10 dicas para vender mais no Dia do Consumidor!

Você sabia que o Dia do Consumidor é um dos que mais movimenta o mundo do e-commerce no Brasil? Celebrado no dia 15 de março, ele perde apenas para a Black Friday, ou seja, você não pode perder essa oportunidade de aumentar as vendas, não é mesmo? Entretanto, com tamanha importância, você não será o…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos