Por Nayara Santos em 20.03.2020

Como Gerenciar uma Loja em 9 passos?

Por Nayara Santos em 20.03.2020

Saber como gerenciar uma loja é o primeiro passo para tornar sua empresa lucrativa. Ou seja, se você não possui experiência com gestão de pessoas, conhecimentos sobre o segmento, organização e visão estratégica, é muito provável que sua loja não consiga competir no mercado.

A verdade é que a má gestão pode limitar, impedir ou até destruir uma operação saudável. Pensando nisso, para auxiliar suas atitudes e decisões como gestor(a), reunimos as melhores dicas práticas a seguir. Confira!

A importância do bom gerenciamento

A administração é um elemento indispensável para o bom funcionamento e sucesso de todas as unidades sociais, políticas, religiosas, de caridade ou de negócios. O gerenciamento eficaz envolve direcionar e organizar pessoas ou recursos (sob a influência de alguém), para garantir a melhor coordenação, produtividade e resultado.

Seja um gerenciamento individual, ou várias pessoas envolvidas em operações em grande escala, o impacto geral da boa administração é sempre o mesmo, o do lucro exponencial. Veja outras vantagens a seguir.

O cumprimento dos objetivos organizacionais

Quando uma empresa inicia suas operações, são estabelecidos objetivos que só podem ser alcançados se todas as partes da organização funcionarem juntas e com eficiência. O gerenciamento adequado garante que cada parte da empresa trabalhe para alcançar um objetivo comum — sem desordem ou perdas financeiras.

A gerência planeja, executa e equilibra os recursos de uma empresa de tal forma que haja produção máxima de trabalho para atingir os objetivos rapidamente, mantendo sempre a qualidade do trabalho.

Na ausência de uma gestão adequada, diferentes área da empresa podem atingir suas metas individuais. No entanto, é provável que um objetivo comum (e maior) não seja alcançado. Isso levaria a atrasos, perdas e produção de baixa qualidade.

Reduz o desperdício

A boa gestão permite eliminar desperdícios, reduzindo assim, os custos gerais e atingindo o estado de otimização máxima de recursos. Isso significa que a empresa está lucrando não apenas com a produção, mas também com o uso melhor e ideal de insumos.

Simplifica a estrutura organizacional

A gerência cria um fluxo uniforme de trabalho e especifica limites de responsabilidades, autoridade e direitos — que não se sobrepõem. Essa estrutura é necessária, pois esclarece a cada funcionário sua posição e campo de influência na organização.

Assim, todo funcionário conhece seus direitos, deveres, superiores e subordinados imediatos, além do conhecimento de oportunidades que o aguardam, à medida que sua relação com a empresa cresce.

Preserva a estabilidade dos negócios

As turbulências no mercado externo não podem prejudicar o funcionamento da empresa. Isso requer mudanças estratégicas e efetivas para proteger o negócio e seus colaboradores. Sem um gerenciamento adequado, isso não será possível.

A boa gestão de marca proporciona maior estabilidade e adaptabilidade à empresa que, além de garantir a sobrevivência, permite expandir a operação com o tempo. Essa segurança administrativa também melhora o ambiente de trabalho — com pessoas mais motivadas e produtivas.

Lucros em abundância

Este é um efeito cumulativo de todos os benefícios mencionados acima. O gerenciamento adequado ajuda a criar uma estrutura organizacional eficiente, definir metas realistas e otimizar a utilização dos recursos. Nesse cenário, o resultado esperado é o aumento em escala dos lucros.

Dicas práticas de como gerenciar uma loja

Os gerentes de lojas de varejo estão desempenhando um papel cada vez mais importante no ambiente físico. À medida que passamos de espaços puramente transacionais para experiências pessoais da marca, o papel do funcionário de varejo continua a mudar. Abaixo, veremos 9 maneiras pelas quais você pode ser um melhor gerente de loja.

1. Aprenda a definir metas e a trabalhar com elas

O crescimento de um negócio depende de metas alcançáveis, motivadoras e com prazos. Ao defini-las também considere o mercado.


Por exemplo: tenha cuidado ao criar metas para aumentar as vendas no início do ano, pois os consumidores tendem a não comprar muito nesse período e números gigantescos pode desmotivar os vendedores. Quando ao cumprimento do que foi estipulado, há três dicas que podem te ajudar:

  1. crie um plano de ação, citando as atividades que precisam ser desempenhadas;
  2. defina as pessoas responsáveis por cada tarefa;
  3. acompanhe o andamento e, se você ou alguém estiver com dificuldades de avançar, tente dividir o plano em etapas.

No processo de como gerenciar uma loja com metas, algumas estratégias também são indicadas. Uma delas é manter o foco em um objetivo de cada vez. Ademais, comemorar as metas batidas motiva o avanço.

2. Construa uma excelente equipe

Todo líder é tão bom quanto o time que tem atrás dele. Isso não é diferente quando se trata de gerenciar uma loja de varejo.

Comece com a contratação da equipe certa. Embora a experiência profissional seja importante, não se esqueça de considerar as habilidades sociais e os traços de personalidade dos candidatos.

Não espere períodos de pico para realizar grandes contratações. A urgência pode atrapalhar (e muito) as escolhas finais. Outra dica é envolver sua equipe nos processos, isso melhora o clima organizacional — garantindo que cada pessoa se sinta envolvida nas decisões da empresa.

O processo de integração também é importante. Documente as atividades e forneça treinamento em diferentes mídias, para que você possa atender a vários estilos de aprendizagem.

3. Promova a comunicação aberta

Um bom líder proporciona um ambiente seguro com comunicação bidirecional. Mais importante do que falar é ouvir. Estabeleça uma linha aberta de comunicação com seus superiores e subordinados. Faça atualizações importantes, compartilhe as vitórias de sua equipe e traga novas ideias para a mesa. Algumas atitudes de um grande líder são:

  • liderar pelo exemplo;
  • ser decisivo e exibir confiança;
  • manter a calma independente do cenário;
  • ser transparente.

4. Conheça sua equipe

Se você é um bom observador e ouvinte, provavelmente conhece sua equipe em nível profissional e pessoal. Os ambientes de varejo podem ser difíceis (longas horas, turnos de fim de semana, luzes brilhantes, negociação com clientes, etc.), elogie as pessoas por suas vitórias e forneça críticas construtivas quando errarem o alvo.

Isso também ajuda a distribuir melhor as atividades — de acordo com as características e motivações de cada um.

5. Adote uma mentalidade data-driven

Como gerente de uma loja de varejo, uma mentalidade orientada a dados abrange todas as áreas da empresa: produtividade dos funcionários, receitas, despesas, investimentos, etc. Crie uma lista de verificação de KPIs (indicadores de performance) para sua loja e estabeleça metas com as quais você possa medir o progresso. Lembre-se de traçar objetivos mensuráveis e desafiadores.

6. Mantenha a organização operacional

Embora não esteja na equipe de operações de varejo, você desempenha um papel muito importante no processo — especialmente para varejistas com vários pontos de venda. Seu papel é gerenciar o estoque e garantir que não falte produtos.

Além disso, programe ofertas e mantenha o inventário baixo, atualizado e lucrativo. Utilize também sistemas de PDV para automatizar tarefas e melhorar a gestão dos itens.

7. Abrace novas tecnologias

Isso não significa que você precisa implementar todas as novas ferramentas que chegam ao mercado. Em vez disso, entenda as metas e os desafios da sua loja e procure soluções que atendam a essas necessidades.

Por exemplo, a tecnologia pode introduzir automações que reduzem a quantidade de processos manuais — que são demorados e suscetíveis a erros humanos. A tecnologia certa pode mitigar cada um deles.

8. Conheça seus clientes

Assim como você conhece as pessoas que está gerenciando, também precisa conhecer seus compradores — seja conversando na loja, analisando as redes sociais ou tomando um café com eles.

Construir relacionamentos autênticos com os clientes pode ajudá-lo não apenas a construir intimidade e confiança, mas também a descobrir suas “dores” e identificar novas oportunidades de negócio.

9. Enfrente os concorrentes com um bom marketing

Atualmente, garantir o bom faturamento de uma loja é um grande desafio. Além de crises econômicas e setoriais, muitos lojistas competem com fortes concorrentes, o que complica ainda mais o andamento das vendas. Mas as estratégias de marketing estão aí justamente para inverter isso!

Nesse quesito, a principal dica de como gerenciar uma loja é investir em estratégias novas, a fim de oferecer um diferencial aos consumidores.

Aliás, a inovação não necessariamente precisa estar ligada à modernidade dos produtos vendidos. Um dos pontos fortes da sua loja pode ser a experiência proporcionada ao cliente, ou seja, o customer experience que deve ser trabalhada com:

A segunda opção, vale mencionar, tem se destacado por suas estratégias, que envolvem até som ambiente em lojas.

Por fim, a gestão de loja é a integração e coordenação de recursos (humanos e materiais) para avançar em direção aos objetivos desejados. Uma boa administração começa com metas claras e mensuráveis, com isso é possível acompanhar a evolução da empresa e corrigir imprevistos.

Com uma equipe forte, excelentes habilidades de liderança e uma mentalidade orientada a dados, fica muito mais fácil descobrir como gerenciar uma loja de qualquer segmento.

Os melhores gerentes também capacitam sua equipe para assumir um papel proativo no sucesso do negócio. A evolução acontece quando pessoas com diferentes habilidades se unem para realizar um objetivo em comum.

Se você possui uma loja de roupas, sabe da importância de manter as peças organizadas e atualizadas. No entanto, algumas empresas iniciantes podem se perder nos processos — o que gera um impacto direto nas vendas. Descubra agora as melhores práticas para aprimorar sua gestão de estoque!

Compartilhe

Você também pode gostar

A importância do marketing em lojas de materiais de construção

Você, gestor de uma loja de materiais de construção, dá importância para as estratégias de marketing? Sabe como essas estratégias podem te ajudar a atrair clientes e fidelizá-los? Ainda, entende porque essas estratégias podem ajudar a sua loja a ser vista como uma autoridade no ramo? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Vitrine de aniversário de loja: aprenda como montar

Celebrar o aniversário da loja deveria ser obrigatório para qualquer estabelecimento. Afinal, os desafios que os empreendedores enfrentam para manter o seu negócio aberto e lucrando são enormes. Inclusive, essa celebração deve ser feita com os seus clientes, já que eles são fundamentais para que a sua loja continue aberta e cresça. Entretanto, nem sempre…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Tipos de geomarketing: estratégias on-line para aplicar no varejo

Conhecer os principais tipos de geomarketing conta muitos pontos na hora de destacar seu negócio da concorrência. Isso porque esse conceito tecnológico que envolve monitorar as preferências dos clientes por meio de sua localização permite criar estratégias segmentadas a partir da reunião de várias informações. O grande segredo para colocar o recurso em prática envolve…

Por Nayara Santos em 31.01.2020

Posicionamento de marca: por que ele é tão importante para a estratégia?

O posicionamento de marca de uma empresa reflete na forma como ela é percebida não só pelos seus clientes, como também por fornecedores e outros stakeholders do negócio. Esse conceito envolve tanto a forma como eles veem a empresa quanto o modo como ela própria quer ser enxergada. Vale destacar que, quando bem-feito, pode ajudar…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

Texto de promoção de loja de roupas: 12 exemplos para se inspirar

Ao preparar a divulgação das promoções da sua loja de roupas é essencial ter os textos certos para conseguir atrair os clientes e mostrar que você tem a solução para o problema deles. Isso fica ainda mais evidente durante as datas comemorativas do varejo, em que a concorrência é grande e todos os varejistas querem…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Conheça os principais benefícios das vendas por aplicativo

As vendas por aplicativo já se tornaram uma estratégia para uma considerável parcela do mercado varejista, e isso não é para menos. Para que tenha uma ideia, 78% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online via aplicativo, de acordo com o relatório global realizado pela Worldpay. Essa larga preferência se dá por diversos motivos, entre…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Tecnologia no varejo: veja quais são as novidades tecnológicas

O setor varejista está sempre se reinventando e quem trabalha nessa área precisa estar atento às novidades, para não ser ultrapassado pela concorrência. O uso da tecnologia no varejo, por exemplo, é uma realidade que não pode ser deixada de lado. Os recursos tecnológicos já fazem parte do dia a dia das pessoas e é…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Como Rihanna fez a Fenty Beauty ser tendência na indústria da beleza?

Com certeza você já ouviu falar da cantora Rihanna, certo? Ela está sempre no topo das paradas, com sua voz única e músicas dançantes que sempre marcam época. Mas acredite: mais do que uma grande artista, ela também é uma mulher empoderada, com uma incrível visão empreendedora e muita desenvoltura para os negócios. Não é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos