Por Nayara Santos em 17.05.2022

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Você possui um plano de marketing para a sua loja de roupas? Se você respondeu não para essa pergunta então possui um problema grave. Isso porque, o marketing é essencial para todo tipo de negócio, já que é ele que é o responsável por te ajudar a dar visibilidade à marca, atrair e fidelizar clientes, e gerar mais vendas. 

Se esse for o seu caso ou se você estiver buscando formas de conseguir melhorar o marketing da sua loja de roupas então nós vamos te ajudar. Esse artigo que preparamos traz o passo a passo que você precisa seguir para ter um plano infalível e conquistar os seus clientes de uma vez por todas. Venha com a gente e comece a obter melhores resultados agora mesmo. Boa leitura!

Passo a passo de como fazer um plano de marketing

Saber o que deve ser feito é o primeiro passo para conseguir um plano de marketing que realmente funcione. Apesar desse plano ser focado em lojas de roupas, ele pode ser utilizado para o planejamento das estratégias de marketing em lojas de outros ramos do varejo. Confira tudo o que você precisará fazer.

1. Conheça a sua persona

Por mais que você tenha definido um público-alvo quando criou a marca da sua empresa, entretanto, se você quiser criar um plano de marketing de sucesso, você vai precisar dar um passo a mais e criar personas para a sua marca.

Isso significa reunir informações sobre as pessoas que frequentam a sua loja e entender do que elas gostam, o que elas fazem nas horas livres, o que as influencia a comprar algo, que tipo de músicas elas escutam, e assim por diante. Lembre-se que quanto mais informações você possuir, melhor.

Para conseguir reunir essas informações você pode fazer pesquisas de satisfação com os clientes que compram na sua loja. Outra forma bastante eficiente de fazer isso  é através das suas redes sociais, por exemplo, fazendo enquetes nos stories do Instagram.

Uma vez que você tenha todas as informações, então chegou o momento de criar as personas, que são personagens fictícios com as características dos clientes. Assim, quando você criar estratégias de marketing, poderá fazê-las pensando em cada uma dessas personas.

2. Avalie o posicionamento da sua loja de roupas no mercado

O próximo passo para ter o seu planejamento de marketing de loja de roupas é entender qual é o posicionamento da sua marca no mercado. Isso significa que você precisa entender se a sua marca é uma das líderes do mercado e se é a primeira escolha dos consumidores.

Para que a sua marca seja líder do mercado em que atua é preciso oferecer algum diferencial, caso contrário, será apenas mais do mesmo. Ou seja, os consumidores não veem nenhuma vantagem (ou diferença) entre comprar com você ou com o concorrente. E isso é justamente com o que o plano de marketing irá te ajudar, já que é ele que poderá trazer esse diferencial tão importante para que você se destaque.

Esse é também o momento de conhecer os seus concorrentes e entender o que eles estão fazendo para se destacar. Assim, você consegue planejar estratégias e ações diferentes das que ele vem fazendo. E isso pode ser um serviço, melhorar o ambiente de compras, oferecer um atendimento personalizado, escolher um micro nicho para atuação, dentre outros.

3. Defina as suas metas

Outra coisa que o plano de marketing para loja de roupas precisa ter são metas claras e objetivas. Vale a pena dizer que as metas precisam ter datas para serem cumpridas, já que isso permitirá um direcionamento mais preciso.

Por exemplo, um dos objetivos do seu plano de marketing pode ser aumentar as vendas. Entretanto, isso é algo bastante vago, o ideal é que você defina se será para a loja toda, para algum produto ou ainda para alguma seção específica. Ainda, é preciso dizer quanto você quer aumentar em vendas, pode ser 10%, 20%, 30%. E, finalmente, quanto tempo você terá para conseguir atingir esse objetivo: um mês, uma semana, na campanha de Dia das Mães. 


Assim, você conseguirá direcionar melhor a sua equipe de vendas, que será essencial nesse processo. Os principais objetivos que o seu plano de marketing pode ter são:

  • Captar mais clientes;
  • Aumentar as vendas;
  • Trabalhar a imagem da marca;
  • Revitalizar o atendimento na loja;
  • Fidelizar clientes;
  • Melhorar a experiência dos consumidores;
  • Aumentar a visibilidade da sua marca;
  • Reter clientes.

Desta forma, você conseguirá guiar melhor o planejamento do plano de marketing para a sua loja de roupas. Afinal, a campanha para atrair clientes que não conhecem a sua marca será diferente daquelas que querem trazer clientes de volta para a sua loja.

4. Tenha um orçamento definido

Você provavelmente não vai querer começar o seu plano de marketing comprometendo o seu caixa, não é mesmo? Por isso, você também deve definir um orçamento para cada ação. Assim, você poderá procurar soluções e estratégias que caibam no seu bolso.

Mesmo porque, existem opções baratas e que podem trazer bons resultados. Por exemplo, você pode investir no perfil da sua loja de roupas nas redes sociais. Isso inclui produção de conteúdo, postagens diárias e interação com os seguidores. E ali você pode divulgar novidades, promoções, informações úteis para o cliente (como cuidar das peças, como combinar peças que você vende, dentre outros), e conhecer melhor o seu cliente.

Outra estratégia que funciona bem e pode te ajudar a atingir diversas das suas metas é a rádio personalizada. Com ela você pode escolher a trilha sonora que será reproduzida, e agradar aos seus clientes. Quando isso acontece, a tendência é que o cliente fique mais tempo na loja e compre mais. Para saber como a música pode influenciar a sua loja, faça o download do nosso material exclusivo sobre o assunto. Aproveite, é gratuito!

5. Fique pode dentro nas tendências

Ao criar o plano de marketing para lojas de roupas é importante que você não se baseie apenas em estratégias tradicionais. Claro que muitas delas funcionam e continuam sendo usadas até hoje por trazerem resultados para as lojas. 

Entretanto, o mercado de marketing evoluiu muito nos últimos tempos e encontrar novas formas de divulgar a sua marca e conquistar os seus clientes é essencial para que você se mantenha no mercado. Sem falar que ainda te ajuda a não ser passado para trás pela concorrência.

Por exemplo, as estratégias de marketing sensorial são excelentes para oferecer aos seus clientes um ambiente de compras que seja agradável e único. Isso acontece porque você usa elementos que estimulem os sentidos das pessoas e com isso, elas começam a associar cheiros, gostos, música, iluminação e atendimento com a sua marca. 

Se os poucos momentos que o cliente passa na loja forem bons, ele vai se lembrar disso e, com certeza, vai voltar para comprar mais. Lembre-se sempre que colocar o cliente em primeiro lugar e traçar estratégias de marketing para deixá-lo sempre em primeiro lugar e tratá-lo de forma especial.

Esse também é o momento de ficar de olho nas tecnologias disponíveis no mercado, tais como investir em automação no atendimento ao cliente. Já que ela te ajuda a atender melhor o cliente, oferecendo uma primeira resposta mais rápida e um direcionamento para o colaborador que conversou com o cliente.

Saiba tudo sobre customer centricity no nosso guia completo, clique aqui e faça o download.

6. Avalie os resultados

A última parte que você deve determinar no seu plano de marketing para lojas de roupas é como os resultados serão avaliados. Por isso é importante ter prazos para atingir as metas estabelecidas, caso contrário, a sua avaliação será comprometida. Afinal, como você vai saber se realmente conseguiu aumentar as suas vendas se não tiver com o que comparar ou um período determinado.

Não dar a devida atenção para a avaliação dos resultados é um dos principais erros dos iniciantes na área e de quem não tem um plano de marketing bem estabelecido. Afinal, se toda estratégia tem um objetivo, elas precisam gerar números ou, no mínimo, mudanças.

Acompanhar o desempenho de cada ação realizada, fazer avaliações constantes (antes, durante e após a execução do plano) e, se achar necessário, mudar de estratégia. No marketing é assim: precisa haver um retorno sobre o investimento.

Sem falar que através da avaliação detalhada das suas ações você saberá exatamente quais são capazes de trazer bons resultados, quais precisam ser reformuladas ou simplesmente deixadas de lado. 

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

 

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça quais são as empresas que adotaram o varejo 4.0

Já ouviu falar em varejo 4.0? Sabe como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e ter mais sucesso? Ou então, conhece exemplos de empresas que adotaram o varejo 4.0?  Se você está aqui, provavelmente está em busca de mais informações a respeito dessa nova era do varejo. Inclusive, é bem…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

6 ações simples e práticas que vão te ajudar a aumentar as vendas no final de ano!

 Preparar ações para aumentar as suas vendas no final de ano é uma excelente forma de começar o próximo período com o pé direito e dinheiro no caixa. Mesmo porque, esse também pode ser o momento de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua loja. Por isso, é essencial se…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

8 dicas para vender mais na Semana do Brasil!

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no calendário do varejo. Sua criação se deu em 2019, com o intuito de aquecer o varejo em um período sem grandes datas comemorativas e de baixas vendas. Portanto, é uma data que nem todos os varejistas ainda focam para conseguir aumentar as vendas. Mas, isso…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Valorização profissional: entenda de uma vez a sua importância

Na administração de empresas, a valorização profissional pode ser entendida como o conjunto de medidas tomadas pela organização a fim de valorizar, prestigiar e estimular o trabalho dos seus colaboradores. Instrumentos da gestão de pessoas como iniciativas de reconhecimento, endomarketing, cultura e clima organizacional também se relacionam com esse conceito. Em todas as áreas de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Conheça os 6 maiores eventos de trade marketing do Brasil e do mundo

Um dos maiores eventos de trade marketing da América Latina acontece no Brasil: é o Involves Experience, promovido pela Involves, empresa que comercializa softwares de gestão de trade marketing. Em setembro de 2018, a ocasião reuniu cerca 1,8 mil pessoas em Florianópolis (SC) e abordou discussões sobre uso de dados, experiências de consumo e a…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

6 ideias para vitrine de loja: conheça as mais criativas

Encontrar ideias criativas para a vitrine de loja pode ser um grande desafio. Afinal, nem sempre é fácil sair do lugar-comum e encontrar novas formas de expor os produtos que você vende. Sem falar que nem sempre é fácil acertar a mão na criatividade e oferecer algo que atraia os seus clientes. Entretanto, por mais…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Como organizar uma loja de variedades: confira o passo a passo

Para que a sua loja de variedades prospere é essencial que você saiba como organizá-la. Essa pode até parecer uma tarefa fácil, entretanto, com tantos produtos diferentes as chances de você se perder e errar a mão na organização são grandes. Uma loja organizada ajuda não apenas o cliente a encontrar o que procura, a…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Entendendo o Comportamento do Consumidor da sua Loja 4 Passos

Um dos fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento é que o gestor esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor que frequenta a sua loja. Estamos falando isso porque o mercado, além de ficar cada vez mais competitivo, exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos