Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como Definir Metas de Vendas Mensais no Varejo

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Saber como definir metas de vendas para a sua loja poderá fazer toda a diferença nos seus resultados, sabia? Estimar qual seria a quantidade de vendas ideal a ser atingida, quantos novos clientes podem fazer parte do programa de fidelidade, ou ainda de qual volume de vendas você quer ter para um determinado período é essencial. 

Tudo bem que é muito difícil precisar uma maneira exata quais serão os números, entretanto, saber onde você quer chegar é fundamental para que você consiga traçar as estratégias necessárias para isso. Sem falar que ainda permite que os seus colaboradores também se empenhem para atingir tais metas.

Como nós entendemos a dificuldade que muitos gestores do varejo têm em fazer esse planejamento, nós preparamos esse artigo com todas as dicas para você definir metas de vendas mensais para o seu negócio. Você não vai querer ficar de fora, não é mesmo? Então vem com a gente e boa leitura!

Como definir metas de vendas em seu negócio de varejo

Ser capaz de estabelecer metas é essencial para o sucesso de sua loja, independentemente de qual ramo do varejo você atua. Isso porque, sem elas a equipe de vendas não se sentirá motivada e não haverá nenhum direcionamento para as ações do dia a dia. Ou seja, você e a sua equipe ficam sem propósito para a realização das tarefas do dia a dia.

Quer um exemplo bastante prático? Ter uma empresa sem metas estabelecidas é como ser capitão de um barco sem destino. Você ficará navegando à deriva no mar, podendo chegar em algum lugar ou não, ou então chegando em algum lugar que não é o ideal ou que você não queria. Portanto, não caia nesse erro e aprenda a definir as metas de vendas para seu estabelecimento de uma vez por todas

A seguir, separamos algumas dicas para que você possa fazer isso da melhor maneira e obter todos os resultados que você deseja!

Faça uma análise detalhada dos resultados anteriores

O primeiro passo para definir metas de vendas é fazer uma análise detalhada de todos os resultados objetivos em meses ou anos anteriores. Para isso, você precisará de um histórico de vendas de cada produto que você tem na sua loja. Em seguida, trace um paralelo com todas as ações de marketing que você realizou durante o período estudado. 


Por exemplo, se você tem uma loja de roupas femininas e faz uma promoção para aumentar as vendas durante o Dia das Mães. Compare se as ações realizadas realmente fizeram com que as vendas aumentassem com relação a outros períodos. Se sim, ótimo, a ação realizada foi um sucesso, se não, então é preciso revisar o que pode ter dado errado.

Quer aprender a fazer uma análise detalhada da sua rotina administrativa? Confira o nosso infográfico Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa.

Saiba onde você quer chegar

Ao mesmo tempo que você faz a análise detalhada dos seus resultados é preciso que você saiba defina exatamente o que você quer para a sua loja. Isso permitirá que você trace as suas metas de forma muito mais eficiente.

Vamos supor que você queira aumentar o número de clientes que fazem parte do programa de fidelidade. Então é importante que você aumente a divulgação do programa, talvez seja preciso melhorar os benefícios e vantagens oferecidas. Para isso, converse com os clientes que já fazem parte do programa e ouça o que eles têm a dizer. Ainda, pergunte aos clientes que não fazem parte porque eles fizeram essa escolha.

Essas informações permitirão que você entenda quais são os pontos fortes e fracos do programa. Portanto, você reforce os pontos fortes e melhore os fracos. 

Analise o mercado

Mensurar um valor que possa ser a sua meta de vendas exige, primeiramente, um bom conhecimento tanto de seu negócio, quanto do mercado. Projeções financeiras devem ser levadas em conta, bem como as estatísticas do segmento ao qual pertence sua loja.

Não faz sentido, por exemplo, colocar uma meta muito alta nas vendas se o mercado para seus produtos caiu mais no último mês. O quanto sua equipe deve vender não pode ir contra o que o mercado está vendendo.

Porém, a análise particular de sua loja também deve ser colocada no total para fechar a conta. Se você, independentemente de fatores externos, vendeu bem, talvez valha a pena estudar a possibilidade de trabalhar com metas mais agressivas.

Capacidade de vendas x entrega

Se sua empresa oferece o serviço de delivery, é crucial que você meça a compatibilidade entre o volume de venda e de entrega. Vender mais produtos do que a sua capacidade logística pode entregar com eficiência é um erro grave, portanto sua meta também não deve exceder essa relação.

É interessante, inclusive, conversar com quem faz a logística para garantir dados precisos, e assim verificar se a meta que será estabelecida casa com o que é plausível. E, se você identificar a necessidade, também pode começar a considerar a expansão desse serviço. Sem dúvida alguma as suas vendas irão aumentar depois disso.

Crie metas humanizadas

Seus colaboradores podem ter muita experiência, mas ainda assim são humanos. Pense nisso na hora de estabelecer as metas de venda para a equipe. Colocar metas realistas e que possam realmente ser alcançadas é fundamental.

Evite números que possam fazer com que os trabalhadores precisem esticar suas horas ou acumular funções para atingir. Eles não conseguirão fazer nenhuma venda se estiverem muito cansados ou perceberem que, à primeira vista, o objetivo parece inatingível.

Saber gerenciar a equipe de forma eficaz e ser um bom líder é um ponto que está diretamente ligado às metas! Afinal, quanto mais motivada a sua equipe de vendas estiver, maiores as chances de conseguir atingir as metas.

Para mais dicas que possam alavancar suas vendas acompanhe o Blog da ListenPlay!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é Cross Merchandising? Saiba tudo nesse post

Veja neste artigo o que é cross merchandising e aprenda sobre as estratégias!

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Como implementar o marketing promocional em sua loja

É natural que os gestores do varejo procurem formas de como implementar o marketing promocional, afinal, ela está presente há muito tempo e ainda dá bons resultados. É preciso dizer também que ela pode ser uma excelente pedida na hora de ajudar sua empresa a se destacar no mercado.  Mesmo assim, é comum que ainda…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Mensagem para inauguração de loja: 14 ideias para atrair clientes

Conseguir preparar mensagens para atrair clientes para a inauguração da sua loja é algo essencial para que o seu negócio comece bem. Afinal, uma marca nova precisa atrair os olhares dos consumidores e aumentar as chances de que os clientes tenham, pelo menos, a curiosidade de ir até a sua loja para conferir o que…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

5 modelos de salão de beleza para você se inspirar

Ao planejar a abertura do seu salão, você deve escolher qual modelo ele terá. Ou seja, qual tipo de atmosfera, qual o público-alvo, qual o conceito e qual o tipo de atendimento ao cliente será oferecido.  Essas escolhas influenciam diretamente na decoração do ambiente, na forma de fazer publicidade e divulgar os seus serviços, na…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

10 programas para gerenciar lojas de roupas: Confira suas funções

Escolher o programa certo para gerenciar a sua loja de roupas é um desafio e tanto, não é mesmo? Afinal, com tantas opções no mercado fica difícil saber qual deles é a melhor escolha e se você está colocando o seu dinheiro em algo que seja realmente um investimento.  Mas, uma coisa é certa, as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

6 ideias criativas para inauguração de loja

Preparar algo criativo para a inauguração da sua loja nem sempre é tarefa fácil. Afinal, a cada ideia que surge você sente que não é boa o bastante ou que alguém já fez isso, certo? Mas, a verdade é que você pode, sim, preparar algo criativo para esse importante momento da sua loja. Inclusive, o…

Por Nayara Santos em 18.04.2023

Como administrar uma rede de lojas? Confira 10 dicas!

Vários impasses permeiam o caminho de quem está atrás de saber como administrar uma rede de lojas. As dúvidas não são poucas e muitas delas acabam sendo comuns para a maioria dos segmentos do varejo. Entretanto, um dos principais problemas para os varejistas acaba sendo como conseguir fazer uma administração inteligente, segura e com possibilidade…

Por Nayara Santos em 15.06.2021

Como divulgar um produto no WhatsApp: aprenda em 6 passos

Você sabe como divulgar um produto no WhatsApp e melhorar os seus resultados? Então chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas e se aventurar no aplicativo de comunicação mais utilizado no mundo e no Brasil. Assim como ocorre com outras estratégias de marketing, você também precisa se planejar para utilizar o…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Black friday no Brasil: como aproveitar as oportunidades no varejo?

 A Black Friday no Brasil começou oficialmente em 2010 e inicialmente ela era restrita ao e-commerce. Ou seja, somente as lojas que possuíam comércio eletrônico (o que não era um número muito expressivo em 2010) conseguiam aproveitar a data. Entretanto, em 2013 as coisas mudaram e a data começou a realmente ganhar destaque nas…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos