Por Nayara Santos em 23.05.2018

Como Definir Estratégias de Marketing Para Lojas de Varejo

Por Nayara Santos em 23.05.2018

O marketing é uma ferramenta de extrema importância no mundo dos negócios, seja para empresas de serviços ou varejo. A atenção voltada para esse aspecto na área varejista é ainda mais indispensável, pois exige aprender a como definir estratégias de marketing que gerem valor e, principalmente, de garantir que sempre tragam novos clientes ao ponto de venda.

Acompanhe neste artigo dicas de como elaborar uma boa estratégia para seu segmento.

Atraindo clientes — Como definir estratégias de marketing

Promover e vender produtos é a função principal do marketing de varejo. Os princípios do conhecido mix de marketing, tais como produto, preço, local e promoção, são a base de como definir estratégias de marketing para atrair novos clientes para sua loja.

Essas ramificações incluem merchandising, compras e comportamento do consumidor, bem como branding sensorial e publicidade.

Para atrair clientes e iniciar um movimento contínuo, é indicado seguir ao menos alguns desses principais passos:

1. Atração visual

Nos dias atuais, a competição no meio varejista é considerável, portanto, é fundamental que, ao pensar em como definir estratégias de marketing para sua loja, invista na identidade visual do seu negócio.


Diferenciar-se da concorrência passa por transmitir aos consumidores a comunicação de valores que gerem atributos e confiança, como uma fachada bonita, limpeza e cordialidade no atendimento.

2. Anúncios e parcerias locais

Sabemos que um bom networking é essencial na definição de estratégias de marketing. Procure parcerias com negócios locais que já estejam estabelecidos a mais tempo, e possam indicar novos clientes para a sua loja. Além disso, estes parceiros podem ser usados na divulgação da marca, via panfletagem.

3. Presença digital

A decisão de compra começa, muitas vezes, em frente ao celular ou computador, por isso é importante que os varejistas se preocupem em consolidar sua presença no meio digital. Ter um site bem estruturado, uma fanpage e até quem sabe, um e-commerce, pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.

4. Eventos in-house

Promova eventos dentro da sua loja para a divulgação do negócio. Convide potenciais novos clientes, e principalmente os consumidores já fidelizados.Trabalhar um pouco de branding é essencial em como definir estratégias de marketing para lojas de varejo.

Gostou das nossas dicas sobre como definir estratégias de marketing para lojas de varejo? Continue acompanhando o blog do ListenPlay, e fique por dentro de mais dicas como essas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing digital para varejo: um guia completo sobre o tema

Quando você sai à rua, já parou para contabilizar a quantidade de pessoas com os celulares em mãos? E já pensou quantas famílias têm computadores em casa? O meio digital vem apresentando acelerado e expressivo crescimento nos últimos anos e, com isso, o marketing digital para varejo se tornou a ferramenta para lidar com esse…

Por Nayara Santos em 23.06.2020

Veja 10 dicas de como apresentar novas ideias para o seu chefe!

Se você chegou até aqui é porque deve ter novas ideias, mas não sabe como apresentá-las para o seu chefe, certo? Então calma que a gente vai te ajudar com algumas dicas.  Ter proatividade é uma qualidade bem vista e bastante valorizada dentro do mundo corporativo. Afinal, pensar em ações para solucionar um problema, trazer…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Entenda como a pirâmide de Maslow pode ser aplicada no ambiente empresarial

A famosa Pirâmide de Maslow mostra como as principais necessidades humanas são organizadas hierarquicamente. Ela é uma representação didática da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas proposta por Abraham Maslow em sua obra Theory of Human Motivation (Teoria da Motivação Humana) de 1954. Desde a sua publicação, a ideia foi amplamente reproduzida em mídias de…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

15 textos para propaganda de loja de carros, confira os melhores

Preparando uma nova propaganda para a loja de carros e não sabe quais textos utilizar? Está sem ideias para preparar campanhas atrativas e que realmente atraiam a atenção do seu público? Ou ainda, não sabe como escolher os textos mais atrativos e aumentar as suas vendas?  Essas são dúvidas bastante frequentes na vida de muitos…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

Entenda o que é cliente estratégico no varejo e como identificá-lo

Você sabe como identificar o que é cliente estratégico no varejo? Realmente essa não é uma tarefa fácil, pois existem consumidores de diferentes perfis necessidades e que estão em diferentes etapas na jornada de compra. Alguns estão buscando por informações antes de adquirir algum produto. Outros já pesquisaram por soluções e estão dispostos a comprar…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Como Arrumar Vitrine de Loja para Exibir Promoções?

Quando bem feita, uma vitrine pode ser uma excelente ferramenta para atrair novos clientes e chamar ainda mais a atenção de quem já frequenta o empreendimento. Além disso, saber como arrumar vitrine de loja em datas específicas ou mesmo em outras ocasiões pode aumentar e muito a receita. Afinal, ela é o cartão de visitas…

Por Nayara Santos em 12.12.2018

5 campanhas para aumentar vendas: se inspire em nossas ideias

Saber quais campanhas fazer para conseguir aumentar as vendas é essencial para qualquer ramo do varejo. Ao planejar a sua campanha é preciso ter um objetivo claro, um tema para a campanha, um prazo para ela acontecer, definir quais serão as regras e, por fim, divulgá-la para os seus clientes. Como pode ser difícil ter…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

20 textos para propaganda de loja de material de construção

Os textos certos para fazer a propaganda da sua loja de material de construção é capaz de atrair clientes, aumentar o movimento da loja e até mesmo as suas vendas. Mas, essa não é sempre uma tarefa fácil, afinal, nem sempre dá para ser criativo e acertar na escolha dos textos. Por isso, é fundamental…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

5 passos para implementar uma cultura customer centric na empresa

A transformação digital modificou a forma como as empresas se relacionam com os seus públicos, tornando o mercado ainda mais competitivo. É por conta disso que muitas empresas estão aderindo à estratégia conhecida como cultura customer centric. O assunto está bastante em alta e vem sendo bastante discutido por lojistas, gerentes de estabelecimentos comerciais e…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos