Por Nayara Santos em 02.01.2024

Como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Você sabe como conquistar clientes e fidelizá-los? Conhece as ferramentas para isso e os benefícios que investir em estratégias que tenham esse foco poderá trazer para a sua empresa? Se não sabe não tem problema, você está no lugar certo para descobrir mais sobre como conquistar e fidelizar clientes utilizando música ambiente.

Uma ferramenta importantíssima na busca por fidelização do cliente é a música ambiente. Ela desempenha o papel principal na hora de criar atmosferas memoráveis, capazes de conquistar corações e fidelizar clientes. Mas, para isso é preciso saber como utilizá-la adequadamente.

Neste artigo, mergulharemos na influência da trilha sonora no mundo das compras. Além disso, vamos contar um pouco mais sobre como ter a trilha sonora certa na sua loja. Confira!

Qual a importância da fidelização de clientes no varejo?

Existem inúmeros motivos para investir em ações de fidelização dos clientes, mas, provavelmente, o que mais salta aos olhos é o aspecto financeiro. Aliás, você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar que fidelizar clientes pode ser até cinco vezes mais barato do que atrair novos consumidores para a sua loja. 

Vale a pena dizer que a fidelização dos consumidores é um investimento estratégico que vai além da transação imediata, transformando clientes em parceiros duradouros. Desta forma, é possível manter a estabilidade financeira da empresa ao garantir um fluxo consistente de receita.

Outro ponto importante é que ao conquistar clientes, você também estará construindo a reputação da sua empresa. Isso acontece porque clientes fiéis não são apenas consumidores recorrentes; mas também embaixadores entusiásticos e espontâneos da marca. 

Ao compartilhar experiências positivas, recomendando produtos e serviços a amigos e familiares, eles estão participando ativamente na construção de uma comunidade em torno da marca. Esse engajamento transforma a sua marca, fazendo com que ela seja parte integrante do estilo de vida e preferências do cliente.

Não podemos esquecer também que a fidelização estabelece uma linha de defesa contra as oscilações do mercado. Clientes fiéis tendem a resistir às tentações de mudar para concorrentes, mesmo em face de ofertas aparentemente mais vantajosas. Isso confere à empresa uma base sólida para inovação contínua, ajustando-se às necessidades em evolução de seus clientes.

Marketing sensorial, o melhor caminho para conquistar e fidelizar clientes

Você sabia que os brasileiros são os consumidores mais exigentes do mundo? Além disso, ele também é um dos que mais valorizam a experiência de compras. Ou seja, não basta apenas ter bons produtos com bons preços, é preciso oferecer algo mais, que consiga conquistar o cliente desde o primeiro contato com a sua marca.

Neste cenário, as ações de marketing sensorial se destacam por conseguirem trazer um ambiente diferenciado, criando o universo da sua marca. Isso é feito com a aromatização ambiente, a música, a decoração da loja, dentre outros.

Música e fidelização do cliente

A música pode influenciar, e muito, na sua loja, indo muito além da simples sonorização ambiente. Ela desempenha um papel fundamental na atração inicial dos consumidores para uma loja. 

Melodias cativantes criam uma atmosfera convidativa, estabelecendo um tom positivo desde o momento em que os clientes atravessam a porta. Esse primeiro contato sutil, porém impactante, pode diferenciar uma experiência de compra comum de uma memorável.

Além disso, a escolha cuidadosa da trilha sonora, feita pensando no seu cliente, ajuda a criar uma conexão emocional poderosa. Isso acontece porque a música desperta emoções podendo moldar a percepção do cliente em relação à marca. 

Ao longo do tempo, a consistência na música ambiente contribui para a fidelização dos clientes, criando uma atmosfera familiar aos clientes e tornando-se parte integrante da experiência de compra. Clientes fiéis passam a associar a marca não apenas aos produtos, mas também à atmosfera sonora que ela oferece nas suas lojas.

Precisamos mencionar também que a música é uma ferramenta bastante versátil, permitindo a escolha de playlists que se adaptam a diferentes preferências e períodos (do dia, do mês ou do ano). Essas escolhas podem variar entre uma playlist energizante para impulsionar as vendas durante promoções ou uma seleção mais tranquila para criar um ambiente relaxante.

Outras estratégias de marketing sensorial para a sua loja

Mas, o marketing sensorial é formado por outras estratégias que também influenciam a fidelização dos consumidores. O ideal é que cada elemento se complementa de modo a oferecer ao cliente uma atmosfera única e perceptível.

Outras estratégias que você pode incluir são:

  • Aromatização: deixar o estabelecimento com um cheirinho específico ajuda a construir uma memória olfativa em torna da sua marca, fazendo com que o cliente se lembre de você sempre que sentir o cheiro;
  • Decoração e iluminação: uma decoração bem planejada ajuda a trazer a materializar a personalidade da marca, da mesma forma que acontece com a decoração da sua casa;
  • Despertando o paladar: isso pode ser feito oferecendo aos clientes algumas pequenas guloseimas, como balas, chocolates, ou mesmo bebidas. Tudo vai depender do ramo no qual você atua e da sua criatividade;
  • Disponibilizando itens para teste: isso inclui provar roupas, testar aparelhos, test-drive de veículos, dentre outros. Ao ver o produto de perto e testá-lo, o cliente consegue perceber se ele realmente atende às suas necessidades.

Não deixe de conferir o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para conquistar e fidelizar os clientes.

Como eu faço para escolher a música ambiente certa para a minha loja?

Para oferecer música ambiente na sua loja para conquistar e fidelizar clientes é preciso realizar uma análise detalhada da sua marca. Isso inclui entender quem são os seus clientes, e qual é a mensagem que a sua marca quer transmitir aos consumidores.

Além disso, diferentes momentos do dia exigem playlists com níveis de energia diferentes e para ser bem sucedido com essa estratégia é preciso identificar quais ritmos devem ser utilizados em cada momento. Essa é uma tarefa que exige conhecimento em música para negócio, por isso, o melhor a fazer é ter ajuda especializada para escolher as playlists certas.

A Listenx possui um time de especialistas em music branding que te ajudará com essa análise e indicará quais as melhores playlists para você. Nós temos mais de 100 trilhas sonoras disponíveis para garantir que você terá as músicas certas sendo reproduzidas no seu estabelecimento.

Veja a seguir como solicitar o seu teste gratuito e começar a conquistar e fidelizar clientes agora mesmo!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Rádio para lojas: 7 razões para investir em uma

Você, gestor do varejo, já pensou em ter uma rádio para lojas no seu estabelecimento? Conhece todas as vantagens de ter uma rádio personalizada? Sabia que ela pode te ajudar a atrair e fidelizar clientes? Sem falar que ainda pode aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja e, consequentemente, as vendas? Bom, se…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Qual o melhor estilo de música para spa?

Quando vamos a um spa estamos em busca de momentos de calma e tranquilidade, certo? Não importa se o foco é saúde, beleza, bem-estar, desintoxicação ou mesmo merecidas férias, frequentar esses verdadeiros oásis pode trazer inúmeras vantagens físicas e emocionais.  Mas, para que isso aconteça, não apenas a ambientação do estabelecimento é importante, mas também…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Melhores equipamentos para som ambiente: confira a lista completa

Ter os melhores equipamentos para som ambiente na hora de preparar a sonorização da sua loja não deve ser algo subestimado. Afinal, um som de qualidade é fundamental para que a música possa ser uma poderosa aliada na melhora da experiência do cliente. Ao ficar em um ambiente cujo som é agradável, você consegue entender…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Entender a importância do volume da rádio para loja é essencial para enxergar resultados em suas estratégias. Aprenda neste artigo como escolher o ideal.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Como usar a música em datas sazonais

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar! Grande parte das…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Entenda a influência de uma playlist personalizada em seu negócio

Ter uma playlist personalizada para a sua loja pode ser aquela carta na manga que faltava para cativar os clientes e aumentar as suas vendas. Ainda não tem uma playlist para chamar de sua? Então você veio ao lugar certo! Os consumidores brasileiros sempre valorizaram a experiência de compras. Para você ter uma ideia dessa…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Rádio indoor Listenplay, a melhor escolha para o seu negócio

Se você está procurando uma rádio para seu negócio é porque já entendeu todos os benefícios que fazer a sonorização ambiente pode te trazer e como a escolha da empresa certa pode influenciar no resultado.  O Listenplay é o primeiro serviço de marketing sensorial por assinatura do Brasil. Ele entrega playlists criadas por especialistas em…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos