Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como Aumentar o Tempo de Permanência dos Clientes em Sua Loja

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Se você chegou aqui provavelmente está procurando algumas estratégias assertivas de como aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, certo? Afinal, quanto mais tempo um cliente passa em uma loja de varejo, mais altas são suas chances de comprar algum produto e mais alto é o seu ticket médio. E, não podemos negar, esse tipo de resultado é desejado por qualquer empreendedor, não é mesmo?

Como muitas dúvidas surgem no momento de planejar ações efetivas que consigam atingir esse objetivo, nós vamos te ajudar. Neste artigo nós selecionamos as melhores técnicas para implementar no seu negócio. Escolha aquelas que mais combinam com a sua marca e comece agora mesmo a implementá-las, você não vai se arrepender!

Exponha os produtos de forma inteligente

Organizar sua loja é muito mais do que dispor os produtos em prateleiras ou ilhas de produtos. Na hora de planejar a organização da sua loja é preciso pensar em formas que facilitem com que o cliente encontre o que ele procura, que permite novas descobertas e ainda que facilite o trabalho da sua equipe de vendas.

O ideal é que você pense em uma espécie de roteiro que seria interessante o cliente seguir quando ele entra na loja e, com a organização dos produtos, guiá-lo para que esse roteiro seja o mais interessante e cheio de descobertas possível. A nossa sugestão é que você invista em móveis que instiguem a movimentação interna e combinação de produtos que estão pendurados em araras e em prateleiras.

Além disso, você também pode deixar aqueles produtos que são mais procurados no fundo da loja. Assim, o cliente será obrigado a andar um pouco mais, e ficar exposto a outros produtos, até chegar no item que ele tem interesse.

Aposte em cross-selling

Se você ainda não aplica a técnica de cross-selling, chegou o momento de mudar isso. Ela é bastante conhecida em diferentes ramos do varejo e consiste em expor produtos complementares, próximos ou na mesma seção, àqueles que o cliente está comprando. Ou seja, se o cliente está comprando um determinado produto, ele pode se sentir tentado a comprar outro, apenas porque está vendo ele.


Quer um exemplo bastante simples? Imagine que você foi até uma loja de telefonia para adquirir um celular. Enquanto você conversa com o vendedor, percebe que logo atrás dele há uma grande diversidade de capinhas protetoras e películas de vidro. Quem sabe, até mesmo fones sem fio. A tendência é que o cliente queira proteger o celular com uma capinha diferente e com a tal película e acabe adquirindo os dois produtos.

Inclusive, provavelmente você já se viu em uma situação muito semelhante, não é mesmo? Esse tipo de ação de marketing não apenas aumenta o tempo de permanência do cliente na loja, mas também as vendas. Isso porque, muitas decisões de compras são tomadas na loja, ou seja, quando o cliente está comprando. E elas são o resultado de impulso ou decisões emotivas.

Justamente por isso a estratégia de cross-selling funciona tão bem e não pode ficar de fora das ações implementadas na sua loja. Para conhecer outras estratégias, faça o download gratuito do guia Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

Invista em música ambiente e aumente o tempo de permanência

Você sabia que a música reproduzida na sua loja pode afetar diretamente o tempo que o cliente passa na loja, a opinião do consumidor sobre a sua marca e também influenciar diretamente em sua experiência de consumo? Se a sua resposta foi não, então confira alguns dados.

Uma pesquisa realizada pela organização sueca HeartBeats Internacional aponta que, com a música certa, 35% dos entrevistados ficam mais tempo na loja. Em contrapartida, 44% vão embora quando ela incomoda. Sem falar que cerca de 96% dos clientes vão se lembrar da sua loja se a música reproduzida combinar a personalidade dele. Impressionante, não é mesmo?

Dito isso, é evidente que a nossa próxima dica para aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja é investir na trilha sonora da sua loja. Entretanto, como você viu não pode ser qualquer trilha, pelo contrário, é preciso escolher aquela que realmente combine com a sua marca e com o perfil dos seus clientes.

É importante mencionar que apostar em música ambiente ainda conta com uma série de outras vantagens. Com ela você consegue aumentar a produtividade dos funcionários, reforçar a identidade da sua marca e criar um ambiente de compras único para os seus clientes.

Mas, se você ficar na dúvida de como escolher a trilha sonora certa, você pode contar com a Listenx. Ela é uma empresa especializada em music branding e conta com uma equipe de especialistas que irão desenvolver uma playlist que seja adequada às necessidades do seu negócio.

Sem falar que, com a Listenx você terá muito mais do que uma playlist, mas sim uma rádio personalizada. Com ela será possível fazer anúncios ao longo da programação musical para divulgar as ofertas e as novidades da sua loja. Ou seja, será mais um canal de comunicação direta com os consumidores.

Ficou interessado? Então que tal fazer um teste gratuito por 10 dias e conferir de perto todas as vantagens de ter uma rádio para chamar de sua? E, se quiser mais dicas úteis para a sua empresa, continue acompanhando o blog para mais insights sobre varejo.

Compartilhe

Você também pode gostar

10 programas para gerenciar lojas de roupas: Confira suas funções

Escolher o programa certo para gerenciar a sua loja de roupas é um desafio e tanto, não é mesmo? Afinal, com tantas opções no mercado fica difícil saber qual deles é a melhor escolha e se você está colocando o seu dinheiro em algo que seja realmente um investimento.  Mas, uma coisa é certa, as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

ListenX no A grande Ideia do SBT

Quer ficar por dentro de como a gente funciona? Então você não pode perder essa entrevista do nosso CEO, Alexandre Casanova para o programa ” A grande Ideia ” do SBT. Aqui você vai conhecer um pouco da trajetória da ListenX . Basta clicar aqui para assistir a reportagem completa. Espero que goste. A ListenX é…

Por Nayara Santos em 04.02.2016

Saiba os benefícios na terceirização de serviços

Uma das coisas que mais atrapalham o rendimento de gestores e funcionários é o tempo gasto com serviços “extras”. É como um vendedor que perde uns 20 minutos para limpar uma área da loja ou um gerente que precisa usar o próprio carro para levar um contrato importante para um fornecedor. Visando resolver esses tipos…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Como ser um bom administrador financeiro de uma loja de varejo?

A área de finanças permeia toda a estratégia, administração e controle gerencial de um negócio. Entretanto, a habilidade de lidar com números não é para qualquer um, especialmente em uma loja de varejo. É preciso ter um perfil organizado e disciplinado, que se adeque sempre à novas tendências neste aspecto. Pensando nisso, a ListenX pretende…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Processo de compra: conheça as etapas da jornada do consumidor

Muitos acreditam que o segredo do sucesso para uma empresa é investir massivamente em publicidade, enquanto outros dizem que é a equipe de vendas. Ainda tem quem afirma que o atendimento é o diferencial. No final das contas, todos tem uma parcela de razão, entretanto, o processo de compra é um pouco mais complexo. Há…

Por Nayara Santos em 24.09.2019

Como melhorar a comunicação com o cliente?

Para construir uma boa comunicação com o cliente, o diálogo com os vendedores no ponto de venda não deve ser a única forma de contato. Apesar dele ser muito importante, é preciso conhecer as diversas técnicas que existem e que podem melhorar muito o relacionamento entre empresa e consumidores, gerando mais vendas e fidelização. A…

Por Nayara Santos em 12.02.2020

Promoção de inauguração de loja: 4 ideias para se inspirar

Promover a inauguração de uma loja é uma etapa crucial para a sua entrada no mercado e pode ser determinante para o seu sucesso futuro. Realizar promoções no evento de inauguração de loja é uma das melhores maneiras de atrair a atenção dos clientes e criar um buzz em torno do lançamento do seu negócio. …

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Decoração de vitrine para o Dia das Mães: veja como fazer

 Como será a decoração de vitrine para o Dia das Mães na sua loja? Vai ter flores ou corações? Quais cores você utilizará? Terão balões? Os produtos irão compor a decoração ou não? Prefere algo minimalista ou com mais detalhes? A iluminação será diferenciada para esta data? Percebeu quantos detalhes devem ser pensados e…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Como divulgar um produto no Instagram: 5 dicas essenciais

Se você chegou até aqui é porque está em busca de informações sobre como divulgar um produto no Instagram, não é mesmo? E você não poderia estar mais certo. Afinal, essa é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelos varejistas. Essa rede social permite não apenas a divulgação de produtos, mas também a proximidade do…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos