Por Nayara Santos em 17.03.2020

11 Dicas para se diferenciar no varejo online

Por Nayara Santos em 17.03.2020

O comércio vendas online é a tendência para o futuro e por isso, há uma grande competitividade em todos os setores, o que exige que os empreendedores adotem técnicas para se destacar e assim buscar o sucesso.

Sobressair à concorrência e ter um negócio lucrativo que tenha clientes fiéis é um objetivo de qualquer empreendimento e no meio e-commerce é um desafio que deve ser encarado com dedicação e gestão estratégica.

Se você deseja saber dicas para se diferenciar no varejo online, está no lugar certo! Confira neste post informações relevantes para desenvolver um planejamento que irá proporcionar inúmeros benefícios para o seu negócio.

11 Dicas para se diferenciar no varejo online

No varejo, se diferenciar da concorrência nem sempre é tarefa fácil. São muitas lojas que podem vender produtos parecidos; porém, com algumas medidas simples, isso é perfeitamente possível.

Se você não sabe o que fazer para se destacar dos concorrentes, continue lendo o post de hoje, pois trazemos algumas dicas para se diferenciar no varejo online e como isso pode ser alcançado!

1. Fique atento à concorrência

Para saber como se diferenciar, é preciso conhecer os concorrentes, tanto diretos quanto indiretos. Observe que preços eles praticam, que produtos eles vendem, como organizam a loja, que tipo de promoções realizam, dentre outras coisas que podem te dar ideias de como superá-los e se destacar.

Esse estudo é crucial para oferecer melhores condições e saber onde é possível fazer melhorias para se diferenciar e proporcionar uma experiência de compra incrível para o cliente.

A composição de preços deve levar em consideração um estudo da concorrência, que junto com outros fatores administrativos vão demonstrar o melhor valor para um produto e até onde pode torná-lo mais em conta para que venda bem.

2. Estabeleça preços competitivos

Muitas vezes, o preço de um produto tem um peso grande na decisão entre uma loja ou outra. Para escolher bem sua estratégia de precificação, considere o seu público. Qual é o poder aquisitivo dos compradores que transitam pela região onde seu estabelecimento está localizado?

Dependendo da resposta, um preço alto pode afastar os compradores, enquanto um preço mais baixo pode ser o atrativo; em outras situações, vender produtos baratos demais pode dar a ideia de baixa qualidade. Conheça seu público e escolha a melhor estratégia para você.

3. Otimize a logística de entrega

O prazo para entrega é extremamente importante para o sucesso do negócio e precisa ser o mais rápido possível, garantindo que o produto chegue ao cliente com agilidade, atendendo todas as expectativas.

Para isso, facilite a logística interna e deixe o estoque organizado e bem identificado. Se o procedimento interno for eficiente e tomar o menor tempo possível para localizar, embalar e enviar um produto, todo o processo será mais rápido.

Consequentemente, a entrega feita antes do previsto, o que é um ponto positivo para o empreendimento — sempre que possível, ofereça frete gratuito.

4. Ouça o que o público tem a dizer

A opinião dos clientes é essencial. Com base nela, é possível saber quais são os pontos em que sua empresa está acertando ou errando e, a partir disso, corrigir as falhas e melhorar os produtos, o atendimento e a experiência de compra do cliente como um todo, também conhecido como customer experience.

Isso permite, ainda, saber quais necessidades dos clientes ainda não estão sendo supridas, o que possibilita aproveitar uma brecha deixada pelos concorrentes. E também é uma forma de saber os pontos que ´precisam ser aperfeiçoados e o que está funcionando bem.

5. Foque no relacionamento com o cliente

Depois de encerrada a compra, o contato com o cliente não termina: chegou a hora de fidelizá-lo. Coletar dados de contato, aniversário, faixa etária e outros pode ajudar muito nesse processo. Crie um cadastro de clientes com essas informações e dados sobre o que eles compraram e use isso para realizar a fidelização.

Enviar promoções direcionadas, dar descontos em datas comemorativas e convidar para conhecer novos produtos semelhantes aos que já compraram são algumas sugestões de como utilizar esse cadastro.

As estratégias de fidelização são fundamentais para garantir que o cliente sempre retorne e tenha interesse em procurar o empreendimento, você pode utilizar, por exemplo:

  • cupons de desconto;
  • programas que oferecem benefícios;
  • cartões de fidelidade que geram descontos;
  • cashback.

6. Invista no ambiente da loja

Criar um ambiente agradável, com estímulos visuais, sonoros (como uma rádio interna da loja) e até odores agradáveis, pode ser uma boa forma de cativar o cliente e estimular uma compra.

Muitas empresas investem no marketing sensorial, que consiste justamente no uso dessas técnicas para aguçar os sentidos do consumidor. Se você também tem uma loja física é uma alternativa impressionante e que traz grandes resultados.

Um ambiente confortável contribui para ter funcionários mais bem dispostos, assim o atendimento será da melhor maneira, além de proporcionar ao cliente uma experiencia aconchegante e o deixar mais à vontade para fechar negócios.

7. Use o Marketing Digital

Ele pode ser um forte aliado na hora de criar na mente do cliente uma imagem positiva da sua empresa. Uma página em uma rede social em que os clientes estão pode ser uma boa forma de divulgar novos produtos, responder dúvidas, realizar promoções — enfim, estar presente no dia a dia do cliente, fazendo com que ele sempre lembre da sua marca.

Investir no marketing de conteúdo é a forma mais eficiente de chegar ao público-alvo e demonstrar o que a empresa tem a oferecer, ainda mais que atualmente as pessoas passam grande parte do tempo conectados. Portanto, crie propagandas e informativos nos diversos meios, como:

  • redes sociais;
  • e-mail;
  • blog;
  • mensagens de texto.

8. Acompanhar a realidade do mercado

O mercado brasileiro é instável e influenciado por diversos fatores, sejam internos ou externos. Para ter um planejamento realista é necessário acompanhar a realidade e o momento do mercado.

Com esse embasamento, é possível determinar preços, promoções e liquidações para atender o público em todas as situações e assim manter as vendas mesmo em um período de instabilidade.

Faça pesquisas sobre o cenário atual e a previsão para o futuro para compor melhor a gestão do seu negócio, com o objetivo manter a marca atrativa aos clientes, se diferenciando da concorrência.

9. Investir em novidades

Estar atento às novidades é imprescindível para o comércio online, pois as informações alcançam uma grande quantidade de pessoas em pouco tempo. Sabendo disso, é essencial estar um passo a frente e investir nas novidades de acordo com os produtos ofertados.

Se diferencia no mercado quem é visionário e procura investir nas novidades e lançamentos que ainda não despertaram a atenção da concorrência. É uma forma de se manter em contato com os clientes e que eles sempre vejam o que a loja tem a oferecer.

10. Criar valores para a marca

Agregar valor a marca é a forma em que ela gera visibilidade no público externo, sua reputação e imagem, e isso é muito importante para se destacar no mercado. É o que gera uma percepção positiva em relação ao empreendimento em diversos fatores como;

  • qualidade de produtos vendidos;
  • cumprimento de prazos;
  • retorno em caso de questionamentos;
  • garantia executada sem burocracias;
  • causas defendidas;
  • melhores condições;
  • boa comunicação e suporte.

Defina valores para a sua marca e as divulgue nas mídias, reforçando os pontos positivos e as causas sociais apoiadas e garanta que tudo aconteça também na prática e que os clientes vejam a seriedade nas relações comerciais e pessoais.

11. Criar relacionamento nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas que têm um poder impressionante de disseminar informações em pouco tempo e assim chegando a um número enorme de pessoas. O que é um benefício para o comércio online.

Procure criar um relacionamento frequente nas redes sociais, oferecendo não somente os produtos vendidos, mas também informações sobre a marca e do universo relacionado ao que é comercializado, tendências para o futuro e promoções.

Também é importante usar as redes sociais como um meio de comunicação com os clientes, tornando um indicador da satisfação ou do que ainda é preciso melhorar para buscar a excelência nos serviços. Ou seja, é um meio excelente para o marketing da empresa.

Serviço de Marketing Sensorial

O marketing sensorial é uma ferramenta incrível para atrair e fidelizar os clientes, proporcionando a eles um ambiente agradável e propício a compras. Se você tem um estabelecimento físico, é uma forma ideal para deixar tudo mais confortável e contribuir para ter ótimos resultados, agradando tanto o cliente quando os funcionários.

Embora pareça uma tarefa fácil, utilizar o marketing sensorial requer apoio profissional para garantir que tudo seja perfeito, bem planejado e de acordo com a proposta do seu empreendimento, evitando erros comuns como repetições e itens inadequados que podem causar desconforto e afastar as pessoas.

Como você pode perceber, as dicas para se diferenciar no varejo online são valiosas para aprimorar seus resultados e ter a preferência dos clientes, entretanto, é necessário um planejamento bem feito e aplicar técnicas e estratégias para sempre buscar a inovação e estar próximo do público-alvo.

E então, agora que está bem informado e pronto para se diferenciar da concorrência no varejo, que tal colocar o planejamento em prática? Mostre já para seu cliente o quanto você tem a oferecer.

E se você gostou desse conteúdo, então não deixe de assinar nossa newsletter e ter acesso a informações importantíssimas para seus negócios!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Entenda como funciona o neuromarketing na prática

Sabia que marketing e ciência andam juntos? Muitas marcas estudam a mente dos consumidores a fim de gerar mais vendas. Para ver como isso está no nosso cotidiano é só observar a escolha de certos produtos que fazemos, porque eles remetem a momentos bons que tivemos e que a marca estava presente. Mas como funciona…

Por Nayara Santos em 18.10.2019

9 ideias para vender mais roupas em lojas de varejo

A busca por ideias para vender mais é uma tarefa constante na rotina de qualquer empreendedor do varejo. Afinal, devido à grande concorrência, o ramo varejista está sempre em busca de novas formas de chamar a atenção do cliente e influenciar a sua decisão de compras.  O fato é que, durante esse processo, uma das…

Por Nayara Santos em 21.07.2022

Como vender uma ideia? Confira estratégias de vendas aplicadas no dia a dia

O mundo está repleto de sonhos e propostas valiosas, mas nem todos sabem como vender uma ideia, muito menos imaginam a importância disso em suas carreiras e até no dia a dia. O nosso cérebro é uma verdadeira máquina de soluções, estamos sempre identificando problemas ao nosso redor e procurando saídas convenientes. Isso vai desde…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

31 textos prontos para vender mais no Dia dos Pais, se inspire!

É papel do gestor do varejo conseguir aproveitar cada oportunidade para vender mais, e o Dia dos Pais é uma delas. E, o primeiro passo para conseguir é encontrar formas atrativas para fazer o cliente ir até a sua loja, como utilizando textos persuasivos e criativos. Assim, com as campanhas e os textos certos, você…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Como organizar uma farmácia: 6 dicas essenciais

Saber como organizar uma farmácia pode fazer uma grande diferença para o sucesso do seu negócio. Isso acontece porque quando um estabelecimento está organizado de modo que faça sentido para os clientes, eles conseguem encontrar o que precisam sem grandes dificuldades. Além disso, a organização da loja, disposição dos produtos e a identificação de cada…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

O que é Memória Olfativa? Descubra como usar no marketing

Memória olfativa é aquele cheiro que te faz lembrar de algum momento vivido, lugar ou pessoal. Isso acontece porque o ser humano tem uma capacidade incrível de associar cheiros e gerar memória no cérebro, em uma área chamada de sistema límbico. É justamente dessa região que as nossas emoções são geradas, portanto os cheiros têm…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

4 ideias para loja de carros, se inspire

Em mercados competitivos, como as lojas de carros, é fundamental ter boas ideias para conseguir atrair clientes e, porque não, fidelizá-los. Afinal, mesmo que as pessoas não comprem ou troquem de carro com muita frequência, quando elas encontram uma loja confiável, elas irão voltar no futuro e ainda indicar para amigos e familiares. Entretanto, com…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

A importância do Marketing Sensorial para lojas

Você sabe qual é a importância do marketing sensorial no varejo? Então, precisa saber que ele é uma ótima ferramenta, que vem apresentando resultados bem positivos e estratégicos nas empresas que o aplicam.  Isso acontece porque o consumidor se sente muito mais atraído e propenso a comprar em lojas que lhe tragam boas vibrações e…

Por Nayara Santos em 14.06.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos