Por Nayara Santos em 09.03.2016

5 dicas para aumentar as vendas no varejo

Por Nayara Santos em 09.03.2016

Dicas para aumentar as vendas

Dicas para aumentar as vendas: muitas vezes o seu produto é bom, mas as vendas no varejo não estão dentro do esperado. Nesses momentos, não é preciso se desesperar. São vários os fatores que podem influenciar nesse resultado e, justamente por isso, também existem diversas medidas que podem ser tomadas para aumentar as vendas. Trouxemos algumas d

elas no post de hoje; continue lendo e descubra como melhorar seus resultados!

Usar músicas para melhorar o ambiente

Melhorar a experiência do cliente, o customer experience, quando ele está na loja é uma boa maneira de deixá-lo mais inclinado a comprar — e uma ótima forma de fazer isso é por meio da música.

Na escolha da trilha sonora para sua loja, considere o tipo de cliente que ela atrai e qual é o produto vendido para selecionar músicas condizentes com o ambiente que você quer criar. Um público mais jovem se sentirá atraído por tipos de música diferentes daqueles que vão agradar, por exemplo, adultos com mais de 60 anos.

Cuidado também para não espantar os consumidores: colocar música alta demais pode levar a uma experiência negativa, gerando incômodo e, consequentemente, vontade de sair da loja o mais rápido possível.

Avaliar a estratégia de precificação

Ter bom senso na hora de definir os valores de venda dos produtos é essencial. Pense em quem é o seu público-alvo, qual é o poder aquisitivo de quem transita pela região, qual é qualidade do seu produto e, é claro, quais são os custos que da empresa. Afinal, não adianta abaixar demais os preços para aumentar as vendas e sacrificar a lucratividade.

Investir no visual da loja

Uma loja bonita, com certeza, vai ser chamativa para os consumidores. Por isso, utilizar técnicas de iluminação, de posicionamento dos produtos e de design de interiores é uma maneira de fazer com que o cliente entre na sua loja.

Vale lembrar que, uma vez lá dentro, é essencial que o consumidor consiga encontrar os produtos que procura e as informações sobre eles. Ou seja: tão importante quanto ter uma loja bonita é que ela seja organizada.

Planejar e mensurar as estratégias de marketing

Investir em marketing é importantíssimo para aumentar as receitas de uma empresa, mas isso não deve ser feito sem um foco bem definido. As ações de marketing devem vir atreladas a objetivos numéricos e, uma vez executadas, devem ter seus resultados medidos.

Com isso, você poderá verificar se as metas traçadas anteriormente foram atingidas e, dessa forma, conseguirá saber quais estratégias dão mais ou menos certo. Dessa forma os investimentos são otimizados e é possível fazer melhorias contínuas nas próximas campanhas de varejo.

Usar técnicas de fidelização

O trabalho não termina com a conclusão da compra, pois quem já comprou na sua loja e já conhece seus produtos, se estiver satisfeito, pode retornar — e é mais barato fidelizar um cliente já adquirido do que investir na conquista de novos.

Além de um bom atendimento, você pode usar técnicas como enviar e-mail marketing com ofertas ou oferecer brindes e descontos em datas comemorativas para nutrir o relacionamento com o cliente no pós-venda. Por isso, não deixe de coletar as informações de contato dos seus clientes e utilizá-las na fidelização.

E então, viu que as vendas no varejo podem ser melhoradas com algumas medidas simples? E você, está preparado para aumentar as vendas? Comece já a colocar essas e outras estratégias em prática! E se quer saber mais sobre a experiência de compra no varejo, confira o post que preparamos em nosso blog!

Serviço de Marketing Sensorial

Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora Music Branding da Listenx. 

Compartilhe

Você também pode gostar

Aprenda a definir o seu orçamento de marketing de forma eficiente!

De acordo com o último relatório Highlights & Insights (2019) disponibilizado pela CMO Survey, o orçamento de marketing das empresas deve crescer 8,7% no próximo ano, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. Outro dado importante é que as companhias de serviços esperam investir mais do que as empresas de produtos, e aquelas…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

Conheça 6 cases dos melhores visual merchandising da história

Você sabe qual é a importância do visual merchandising para a sua empresa? Sabe como implementá-lo da forma correta? Ou ainda, conhece alguns cases de sucesso dos melhores visual merchandising? Se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas, então você veio ao lugar certo. Quando as empresas precisam se reinventar a fim de se comunicar…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

16 textos para propaganda de Lojas de Brinquedos, confira

Provavelmente você já ouviu que a propaganda é a alma do negócio, certo? E essa frase não poderia estar mais certa, afinal, se os clientes não conhecem a sua loja e não sabem quais as vantagens de comprar com você, eles nunca te farão uma visita. Por isso, conhecer os textos para propaganda de lojas…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Como administrar uma rede de lojas? Confira 10 dicas!

Vários impasses permeiam o caminho de quem está atrás de saber como administrar uma rede de lojas. As dúvidas não são poucas e muitas delas acabam sendo comuns para a maioria dos segmentos do varejo. Entretanto, um dos principais problemas para os varejistas acaba sendo como conseguir fazer uma administração inteligente, segura e com possibilidade…

Por Nayara Santos em 15.06.2021

O que significa Trade Marketing? Descubra o conceito aqui

Se você acompanha nosso blog, já deve ter visto que falamos que 70% das decisões de compra acontecem dentro do PDV (Ponto de Vendas). Isso é um fato identificado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (Point of Purchase Advertising Institute). É por causa desse comportamento do consumidor que a área de Trade Marketing vem crescendo cada vez…

Por Nayara Santos em 29.07.2020

Como tirar melhor proveito de datas comemorativas?

Como a sua empresa utiliza as datas comemorativas a fim de obter melhores resultados nas vendas no varejo? Saiba que elas são excelentes oportunidades de aumentar o lucro, destacar a sua empresa, atrair clientes e fidelizá-los. Mas, para isso, os varejistas precisam traçar uma estratégia eficiente, de preferência focadas em cada uma dessas datas para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Nomes para salão de beleza: 30 ideias para se inspirar

Escolher o nome certo para um salão de beleza é uma das primeiras tarefas que o empreendedor terá. A escolha do nome nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ele deve ser capaz de conversar com o público-alvo do salão e comunicar as principais características da marca. Isso, sem falar que o nome do seu…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como montar uma loja de variedades com pouco dinheiro, confira!

Se você quer começar um negócio, que tal começar com uma loja de variedades? Com planejamento você pode montar uma com pouco dinheiro e ainda conseguir lucro e é sobre isso que vamos falar aqui. Começar a empreender com uma loja de variedades pode ser uma boa estratégia, já que assim você consegue alcançar um…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Decoração de Natal para vitrine de loja: Saiba como montar a sua

O Natal é uma época muito esperada pelos varejistas, já que neste período fica um pouco mais fácil conseguir aumentar o faturamento. Entretanto, você já pensou na importância da decoração de Natal para a vitrine da sua loja? Uma decoração bem feita e criativa, que seja capaz de chamar a atenção dos seus clientes pode…

Por Nayara Santos em 28.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos