Por Nayara Santos em 16.02.2023

12 ideias criativas para chamar a atenção dos seus clientes

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Não está conseguindo chamar a atenção dos seus clientes como você gostaria? Sim, esse é provavelmente um dos maiores desafios que os varejistas encontram. Afinal de contas, em um mercado com tanta concorrência, nem sempre é fácil se destacar e mostrar para o cliente que a sua marca é a melhor escolha.

Sem falar que, conseguir chamar a atenção do cliente não é sinônimo de aumento nas vendas ou na fidelização. Ainda mais se você chamar a atenção pelos motivos errados, como campanhas ruins ou que não combinam com a imagem da empresa. Sem falar que, para conseguir aumentar as vendas e reter os clientes, estratégias específicas são necessárias.

Apesar disso, nós temos uma boa notícia para você: não importa quais sejam os seus motivos, existem técnicas que podem ajudar bastante na hora de chamar a atenção do cliente com sucesso e criatividade!

Neste artigo, selecionamos algumas sugestões diferentes para você sair do comum e atrair mais clientes para a sua loja. Confira este artigo, descubra e comece agora mesmo a implementá-las em seu negócio. Aproveite também a nossa dica extra sobre como planejar a divulgação da sua marca. Boa leitura!

Ideias criativas para chamar a atenção do cliente

Ser criativo é provavelmente uma das melhores formas para conseguir atrair a atenção dos consumidores. Entretanto, muitos varejistas acabam tendo algum tipo de bloqueio na hora de colocar a criatividade em prática. Confira a seguir as nossas dicas e encontre formas de ser criativo correndo menos riscos.

1. Faça promoções fora da caixinha

Promoções são sempre bem-vindas em qualquer empreendimento. Afinal, não é à toa que elas ainda fazem sucesso e garantem um aumento no movimento da loja e das vendas. Mas, normalmente, elas oferecem o mesmo tipo de vantagem, tais como descontos na época de ofertas ou em produtos que não estão saindo tanto quanto o planejado. 

Entretanto, se você quiser se destacar é preciso ir além! Pense em promoções inteligentes como por exemplo: outubro rosa e novembro azul. Esses são nomes de campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata, respectivamente. Por isso, ao fazer promoções assim, você estará incentivando e lembrando os clientes a fazer os exames preventivos. 

Ainda,durante essas campanhas, você pode definir um valor de desconto para todas as peças nessa cor! É incrível e vai chamar a atenção de seus clientes de maneira positiva. Ao mesmo tempo em que demonstra que cuidar do cliente é um dos valores da sua marca. 

E, se quiser atrair ainda mais a atenção, você poderá organizar algum tipo de evento, como uma caminhada em suporte para as pessoas acometidas por essas doenças, ou para dar um maior suporte aos familiares.

2. Invista em assinaturas olfativas

Estimular os cinco sentidos pode fazer parte das suas estratégias de vendas, sabia? Uma das que estão mais em alta no momento são as assinaturas olfativas, ou seja, um cheiro que só a sua loja tem. Não podemos deixar de citar como exemplo a marca de calçados femininos Melissa. Só de mencionar o nome da marca você provavelmente se lembre do cheiro da loja e dos produtos.

Uma das coisas mais interessantes dessa estratégia é a possibilidade de desenvolver fragrâncias que transmitem exatamente a voz da sua marca. Ou seja, você estará criando um ambiente único que o cliente não encontra em nenhum outro lugar.

Vale a pena dizer que também é possível desenvolver produtos que contenham esse cheiro, tais como sprays aromatizadores para casa, ou para o guarda-roupas, dependendo do ramo em que você atue. Essa é, sem dúvida alguma, uma ótima forma de chamar a atenção dos seus clientes e fazer com que eles se lembrem de sua loja e do aroma agradável que tem.

3. Invista na ambientação musical

Outro sentido que pode ser facilmente estimulado e que vai te ajudar a chamar a atenção dos clientes é apostar na ambientação musical. Você já deve ter notado que a música é capaz de transformar ambientes, deixando-os mais agradáveis, animados, ou agitados. Então, porque não aproveitar esse poder da música e transformar o ambiente da sua loja e ainda influenciar os clientes.

Essa estratégia ainda permite que você crie uma identidade sonora para a sua marca, assim como no caso da aromatização. Isso, em um mercado cada vez mais competitivo, faz com que a sua marca saia na frente da concorrência. Sem falar que ainda te ajuda a promover uma experiência diferenciada para o seu cliente. 

Lembre-se que atualmente o preço já não é mais um fator decisivo na hora da compra, mas sim a experiência vivida dentro do estabelecimento. Por isso, apostar em estratégias que valorizem isso, trará o diferencial que você tanto busca para a sua marca.

O planejamento para identificar a identidade musical vai muito além de associar um estilo musical com a marca. Para que ele tenha o efeito desejado é preciso analisar muitos fatores e evitar repetições e contratempos que possam afastar os clientes e desmotivar toda a equipe. Um trabalho, que para ter bons resultados, é preciso considerar um apoio profissional.

Para isso, você pode contar com empresas como a Listenx, que é referência quando o assunto é trilha sonora para negócios. Além do serviço de music branding, que consiste no estudo da marca para criar uma identidade sonora exclusiva e direcionada para a persona, ela possui a ListenPlay que possui mais de 60 playlists criadas por especialistas em músicas para negócios e que atende todos os segmentos do mercado e perfis de público.

4. Use manequins diferentes

Outro ponto que pode te ajudar a chamar a atenção do cliente é através das vitrines da loja. Lembre-se que ela é o cartão de visitas da sua marca e, se for convidativa, vai convencer o cliente a entrar para conferir os produtos.


Uma excelente forma de atrair a atenção dos seus clientes com a vitrine é utilizando os manequins dinâmicos. Com eles, é possível criar poses diferentes, variar as cores dos manequins, acessórios ou até mesmo formatos! Stickers com expressões faciais e balões de pensamento também são ideias interessantes e criativas.

Um jeito de combinar todas essas coisas é criar cenas com os manequins. Se o espaço for grande, você pode ousar e criar todo um roteiro; se for pequeno, é só usar a criatividade para pensar numa pequena história que possa ser contada em um ou dois “atos”. De uma forma ou de outra, todos que passarem em frente à sua loja ficarão interessados na situação inusitada.

5. Promova eventos

Cada vez mais os consumidores buscam se relacionar com marcas que tenham os mesmos valores que eles. Uma vez que eles encontrem essas marcas, a tendência é que o relacionamento seja duradouro, ou seja, você terá clientes fiéis que compram de você porque concordam com as suas ideias e posturas.

Uma maneira de reforçar isso é através da promoção de ações de relacionamento na sua loja. Nesta estratégia, além de chamarem a atenção para a sua marca você ainda consegue alavancar seus negócios! 

Para conseguir chamar o cliente para dentro de seu empreendimento, faça eventos temáticos, seja criativo e saia da caixinha. Você vai trabalhar o networking e ainda aproveitar para desenvolver o branding sensorial de sua marca.

Não é difícil encontrar exemplos de vários segmentos que fazem marketing dessa forma. Você pode alugar um salão ou até mesmo uma sala de cinema para fazer uma apresentação, convidar palestrantes e oferecer uma experiência única para todos os convidados.

É possível, ainda, usar o próprio espaço da loja! Livrarias, por exemplo, costumam permitir noites de autógrafos e lançamentos de livros, atraindo uma grande quantidade de clientes em potencial. O ramo gastronômico consegue o mesmo feito com amostras grátis e degustações. Mais uma vez, é só deixar a criatividade rolar!

Além disso, você também pode apostar em datas comemorativas que estejam relacionadas com o ramo de atuação da sua loja. Por exemplo, se você possui uma loja de artigos esportivos, pode aproveitar campeonatos que estejam acontecendo, celebrar o Dia da Saúde, Dia do Esporte, Dia do Educador Físico, e assim por diante.

6. Invista nas redes sociais

Atualmente, não é mais incomum pensar que quem não está na internet nem existe, e isso não é diferente no mundo dos negócios. Muito pelo contrário, sua loja pode até estar muito bem localizada e ter diversos agrados para os clientes, mas, enquanto vivemos em um mundo digital, você precisa ter certeza de que tudo está sendo mostrado virtualmente. Assim, além de chamar a atenção dos consumidores, você ainda mantém uma boa exposição e aumenta a visibilidade da sua marca.

Nunca é demais lembrar que desde o início da pandemia, os negócios que conseguiram maior destaque fizeram um trabalho forte de marketing digital, principalmente voltado para as redes sociais. Isso porque com as redes você vai se conectar com seu público, fortalecer a marca e ainda poderá usá-lo como uma plataforma de vendas! O melhor dos dois mundos, não acha? 

Entretanto, para que essa estratégia funcione, é preciso alimentar os perfis da sua marca com conteúdo interessante. Investir em marketing de conteúdo é uma das melhores formas de ter interessados em acompanhar, curtir e interagir com o seu perfil, além de saber que não verão apenas anúncios. Sem falar que assim você também começa a construir e a aumentar a visibilidade da sua marca.

É preciso apenas ficar atento a qual rede você irá utilizar para a sua loja. Isso porque, cada uma pode funcionar melhor para um público, bem como possui diferentes características. Por exemplo, para se destacar no Instagram é fundamental que você utilize fotos de alta qualidade, faça vídeos curtos e use as ferramentas de caixa de perguntas e enquetes. 

Mas, se optar pelo Youtube, então 100% do conteúdo deve ser em vídeo, de preferência de alta qualidade. Não importa qual rede você irá escolher, o imprescindível é estar ativo em pelo menos uma ou duas dessas redes. Mas, a nossa recomendação é que você dê preferência para o Instagram, que atualmente é uma das redes mais utilizadas no país.

7. Aposte em marketing de conteúdo

Como falamos anteriormente, o marketing de conteúdo é uma ideia criativa para chamar a atenção dos seus clientes. As redes sociais devem fazer parte dela, mas elas não são as únicas formas de trabalhar esse tipo de marketing. 

Ao fazer publicações que levam informações úteis para o dia a dia dos seus seguidores, isso permite que eles vejam a sua marca com credibilidade e autoridade na sua área de atuação. E passem a confiar em você, sem falar que ainda saberão que quando precisarem de informações úteis, podem contar com o seu conteúdo.

Além das redes sociais, o marketing de conteúdo também pode ser aplicado ao seu site, através de um blog. Para manter o conteúdo interessante, você pode fazer a produção e o planejamento de quais conteúdo e textos serão publicados, ou então contratar especialistas para fazerem esse trabalho, mas é importante garantir algumas coisas. 

Primeiro, que todo conteúdo publicado seja relevante para seu público, algo que eles queiram ler para aprender alguma coisa. Segundo, que os posts sejam frequentes, perfis e sites abandonados não atraem leads. Por último, mas não menos importante, os textos devem ser bem trabalhados tecnicamente, incluindo otimização para SEO. 

Esses cuidados são essenciais para que o seu site consiga um bom ranqueamento nos mecanismos de busca do Google. Vale a pena dizer que conseguir tráfego orgânico para o seu blog leva tempo. Entretanto, seguindo essas dicas básicas é possível sim chegar lá. Sem falar que, quando você consegue um bom fluxo de visitantes no seu site de forma orgânica, a tendência é que ele se mantenha.

8. Use realidade aumentada

A próxima ideia criativa para chamar a atenção dos seus clientes é entrar diretamente no campo da tecnologia. Por isso, a primeira pergunta é, quanto ela está sendo utilizada pela sua marca? A realidade aumentada (ou RA) é um exemplo atual e claro de como chamar a atenção dos clientes com criatividade. Na área varejista, essa pode ser uma ótima estratégia de campanha de varejo para se destacar dos concorrentes.

A RA é muito interessante por misturar elementos virtuais e físicos para criar uma nova experiência. Com ela, seus clientes podem usar o smartphone ou tablet para ver algo totalmente novo no ambiente da loja, de forma integrada. Quer ver um exemplo bastante interessante e que virou febre no mundo? A RA é a tecnologia usada pelo jogo Pokémon Go, que mostra os bichinhos como se estivessem bem na sua frente.

Para atrair consumidores, você pode criar promoções especiais que só serão visíveis para quem escanear um código e procurar pela loja, por exemplo. Cria-se um tipo de caça ao tesouro, o que é divertido e, ao mesmo tempo, faz com que as pessoas passem mais tempo dentro do estabelecimento. 

Ou seja, você terá mais tempo para convencê-las a comprar e oferecer uma melhor experiência. Vale a pena mencionar que esse é o tipo de experiência que o cliente não esquece e ainda compartilha com os conhecidos. Ou seja, aumenta a divulgação boca a boca da sua marca.

9. Minimalize

Um erro muito comum no varejo, quando se trata de vitrines e expositores, é achar que quanto mais informações, melhor. Na verdade, o contrário faz muito mais sentido e consegue chamar a atenção de mais clientes. Já que, se você escolher apenas alguns itens para expor, estejam eles em promoção ou não, você aumenta as chances de que os clientes façam uma leitura rápida e sejam seduzidos pelos produtos. 

Por isso, o ideal é que você escolha peças que sejam grandes sucessos de venda, ou que representem bem a sua marca. Assim, você aumenta as chances de deixar o seu cliente curioso para conferir o produto de perto e entrar na loja. Por exemplo, se a sua marca é conhecida pelos vestidos estampados que vende, então pelo menos uma dessas peças deve ser um desses vestidos.

Ah, e não esqueça de manter o padrão clean dentro da loja, aliás. De nada adianta preparar uma vitrine minimalista se o interior da loja não refletir o mesmo estilo. Lembre-se que a uma boa primeira impressão, desde a limpeza até a aromatização e os sons ambientes do estabelecimento é essencial para a fidelização do cliente. Faça com que o tempo do cliente ali seja agradável do começo ao fim.

10. Prepare o terreno online

Estamos falando tanto de técnicas na internet quanto fora dela. Isso mostra que não adianta investir todos os esforços em um só lado; para que a equação funcione, é preciso que o marketing online e offline se conversem. A marca deve estar presente de duas maneiras, sem perder a identidade e a confiança que está construindo com o público.

Já falamos um pouco sobre como chamar a atenção dos clientes pelas redes sociais e blog, mas lembre-se de que as pessoas podem fazer o caminho contrário! Procure espalhar o endereço do seu site também nos espaços físicos, com QR Codes e/ou promoções exclusivas para vendas online. Se possível, crie também uma landing page exclusiva para as pessoas que vieram da loja.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o nosso e-book gratuito Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

Estes, inclusive, podem ser os primeiros passos para que você ofereça uma experiência omnichannel para os clientes. Em que o consumidor pode escolher a forma como ele prefere se relacionar com a marca. Falaremos mais sobre essa estratégia a seguir.

11. invista no omnichannel

Se você acha que investir em omnichannel é uma ideia pouco criativa e que não conseguirá atrair a atenção dos seus clientes, você não poderia estar mais enganado. Primeiramente porque, ao fazer isso, você deixa o cliente escolher como ele quer se relacionar com a sua marca.

Ou seja, é ele quem escolhe se prefere comprar pelo site, aplicativo ou loja física, é o consumidor que decide como a entrega será realizada e se o pagamento será antecipado ou apenas na retirada, ou recebimento do produto. Oferecendo ao cliente a possibilidade de escolher como ele quer se relacionar com a sua marca, fica mais fácil de conquistá-lo, já que ele decide o que é mais conveniente.

Vale ressaltar que para essa estratégia funcionar é essencial que todos os sistemas estejam interligados e que as informações possam ser facilmente acessadas em qualquer uma das plataformas.

12. Crie experiências inesquecíveis

A experiência do cliente ou customer experience, é a base do sucesso de qualquer empresa, especialmente no varejo. Por que não transformá-la em algo especial, do qual as pessoas se lembrarão depois de saírem da loja? Para alcançar esse feito, considere todos os ambientes em que sua marca está presente (sim, online e offline, novamente!).

Dê atenção a todos os detalhes. No âmbito virtual, veja como está o tempo de carregamento do seu site, a escaneabilidade dos posts, a interação nas redes sociais. Imagine-se navegando como consumidor e pense em como sua experiência poderia ser melhor.

Já no físico, parta do princípio, que é um bom atendimento. Esse é sempre o pilar de qualquer estabelecimento! Ao mesmo tempo, é algo básico, que todas as empresas deveriam oferecer, por mais que não seja o caso na prática. Para se destacar e realmente chamar a atenção dos clientes, vale a pena entender e aplicar alguns conceitos de marketing sensorial, como mencionamos sobre a assinatura olfativa e a identidade musical que a marca pode ter.

Prepare a estratégia certa para divulgar as suas ações

Agora você já conhece estratégias incríveis e super criativas para conseguir chamar a atenção dos consumidores para a sua marca. Mas, de nada adianta planejar todas as campanhas, ser extremamente criativo e inovador na sua estratégia se os clientes não souberem o que está acontecendo na sua loja, não é mesmo? 

Por isso, o próximo passo na busca por ter melhores resultados é justamente planejar como será feita a divulgação das suas ações. Confira o passo a passo de como fazer isso a seguir.

Conheça o seu cliente

Uma coisa você já sabe, o seu cliente é o centro da sua empresa, afinal sem eles nada seria possível. Por mais que a sua empresa já tenha uma base de clientes, será que você conhece ele mesmo? Quais os tópicos que mais atraem a atenção da sua clientela?

É importante entender seu cliente para que você possa fornecer um produto ou serviço de qualidade que atenda às suas necessidades. Sem falar que é crucial adaptar seu discurso de vendas para incentivar os clientes em potencial a comprar de você. Ou seja, você precisa conseguir se comunicar com ele de maneira efetiva, utilizando a linguagem e o tom de voz certos. Apesar disso, grande parte das empresas não sabe quem são seus principais clientes.

 A melhor forma de começar a conhecer o seu cliente é com a realização de pesquisas, conversando com o cliente e escutando o que ele tem a dizer. A sua equipe de vendas também pode estar envolvida nesse processo, já conhece os seus consumidores muito bem e pode te ajudar.

Entenda quem é a sua marca

O próximo passo é entender quem é sua marca e que tipo de mensagem ela quer passar. Esse conhecimento pode te ajudar não apenas na hora de planejar a divulgação da sua marca, mas também na hora de elaborar as estratégias mais criativas para conseguir atrair a atenção dos clientes.

O ideal é que todas as plataformas e canais de comunicação da marca falem a mesma língua, ou seja, tenham a mesma linguagem e tenham o mesmo tom de voz. Assim, o cliente já sabe o que esperar quando ele precisar falar com você.

Sem falar que, quando a identidade da sua marca é mantida, fica muito fácil do cliente conseguir se identificar com ela e querer se aproximar. Além disso, você também aumenta as chances de se firmar no mercado em que atua e a passar a ser mais conhecido também por concorrentes e fornecedores.

Estabeleça objetivos claros

Não importa qual seja a campanha que você está planejando para a sua loja, é fundamental que ela tenha objetivos claros e bem definidos. Mas, essa não é uma tarefa tão simples assim se você não conhece bem a sua empresa. 

Por isso, a primeira coisa a fazer é entender quais os padrões de vendas para diferentes períodos, quais os produtos mais procurados e quais os itens mais importantes da loja que não podem faltar no seu estoque. Em seguida, estabeleça os objetivos seguindo a estratégia SMART:

  • Specific (específico)
  • Measurable (mensurável)
  • Achievable (atingível)
  • Realistic (realista)
  • Time-bound (temporal)

Se o seu objetivo possuir tudo isso que mencionamos, você estará aumentando significativamente as chances da sua campanha criativa dar certo e você conseguir alcançar o resultado desejado.

Lembre-se, para quem não tem destino qualquer caminho serve, inclusive ficar no mesmo lugar. Como nós sabemos que não é isso que você quer para a sua empresa, então é preciso ficar atento.

Determine um orçamento para a campanha

Outro ponto importantíssimo para planejar a divulgação da campanha criativa para chamar a atenção dos seus clientes é estabelecer o orçamento que será utilizado. Esse é uma passo essencial porque ele garantirá que você não gaste mais do que pode.

O ideal é que toda a campanha seja planejada com base no dinheiro disponível, ou seja, desde a estratégia em si, até a divulgação da campanha. Assim, você garante que a sua empresa não fique no vermelho.

Escolha as mídias certas

Existem muitas formas de fazer com que a sua mensagem chegue até o seu cliente e o convença a ir até uma das suas lojas. Por isso, a escolha da mídia correta para fazer isso é uma etapa crucial, já que se você utilizar a mídia errada, a sua mensagem pode não chegar até o seu cliente.

Dentre as principais mídias que você pode utilizar para divulgar as suas campanhas criativas estão:

  • Rádio indoor: como é você que tem o controle do que é reproduzido na rádio, então você pode escolher quais anúncios serão feitos. Ou seja, pode divulgar para o cliente a campanha que você preparou para ele. Lembre-se, a rádio pode ser uma aliada poderosíssima para a sua loja, mas, para isso, você precisa utilizar todo o potencial que ela possui;
  • Perfil nas redes sociais: aproveite que esse é um canal de comunicação direta com o consumidor e que você pode não apenas divulgar as campanhas mas também entender como o seu público reage ao que foi planejado. Sem falar que as redes sociais ainda podem ser utilizadas para atrair clientes com promoções que envolvam o engajamento do seguidor;
  • Anúncios em jornais e revistas: essa é uma forma mais tradicional de divulgar a sua empresa e atrair a atenção do cliente para a sua marca. Entretanto, atualmente ela não tem mais o mesmo alcance que antigamente, ou seja, cada vez mais pessoas utilizam as redes sociais e aplicativos para se manterem atualizadas sobre o que acontece com as suas marcas favoritas. Apesar disso, ainda pode ser uma opção viável para a sua empresa.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

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